Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15568
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Magalhães, José Carlos Resende | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-30 | |
dc.identifier.citation | MAGALHÃS, José Carlos Resende. Utilização da pesquisa de opinião como ferramenta para concatenação dos conceitos estatísticos. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15568 | - |
dc.description.abstract | O campo de tratamento das informações vem no decorrer dos anos aumentando sua importância no currículo do Estado do Rio de Janeiro, que já aborda conhecimentos estatísticos em todos os anos do ensino fundamental II e no terceiro ano do ensino médio. No momento do ensino médio podemos, com a pesquisa de opinião, revisar os conhecimentos estatísticos apreendidos nesses anos de estudo, e como é uma atividade multidisciplinar, pode ajudar na aprendizagem de ao menos outra área do conhecimento. Iremos abordar planejamento da pesquisa onde pode-se decidir pelo engajamento Projeto de Leitura na Escola. Este projeto é um conjunto de orientações e propostas redigido pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, em que é fomentada a pesquisa e a apresentação de resultados. Abordaremos como se deve definir a população e calcular a amostra para o nível de confiança desejado e então definiremos os cuidados na elaboração do questionário para que se possa trabalhar conteúdos como média e diferentes formas de tabulação. No trabalho de campo é necessário gentileza e imparcialidade para não introduzir viés na pesquisa. Utilizaremos a planilha eletrônica Excel para as etapas de digitação, processamento e análise de dados. Em cada etapa relacionaremos as atividades desenvolvidas com as habilidades requeridas no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estatística | por |
dc.subject | Pesquisa de opinião | por |
dc.subject | Multidisciplinaridade | por |
dc.subject | Statistics | eng |
dc.subject | Opinion poll | eng |
dc.subject | Multidisciplinary | eng |
dc.title | Utilização da pesquisa de opinião como ferramenta para concatenação dos conceitos estatísticos | por |
dc.title.alternative | Use of Opinion Research as a Tool for concatenation Of Statistical Concepts | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The field of information processing has over the years increased its importance in the state's curriculum Rio de Janeiro, which already deals with statistical knowledge in all years of elementary school and II in the third year of high school. Upon high school can, with the opinion poll, reviewing the statistical knowledge acquired in these years of study, and how a multidisciplinary activity, can help in learning at least one other area of knowledge. We will address research planning where you can decide by engaging Reading at School Project. This project is a set of guidelines and proposals drafted by the Ministry of Education of Rio de Janeiro, where it funds the research and presentation of results. We discuss how to define the population and calculate the sample to the desired level of confidence and then define care in preparing the questionnaire so that we can work content as mean and different forms tab. In the field of work is needed kindness and fairness to not bias the research. We will use the Excel spreadsheet to the steps of typing, processing and data analysis. At each stage we will relate the activities developed with the skills required in the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Orlando dos Santos | |
dc.contributor.advisor1ID | 032.136.676-09 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6519459974850664 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Orlando dos Santos | |
dc.contributor.referee2 | Cordeiro, Josiane da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Antunes, Gladson Octaviano | |
dc.creator.ID | 013.979.367-46 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2398723620183057 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | AGUIAR, Marco Antônio de S. Manual Básico de Pesquisa de Mercado. Brasília: Edições Sebrae, 1998 BIFI, Carlos Ricardo. Estatística em um curso de administração de empresas: Mobilização dos conceitos estatísticos de base. 2006. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – PUC/SP, São Paulo. BRASIL. Lei n.o 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 8a edição, atualizada 8/5/2013. Disponível na Biblioteca digital da Câmara dos deputados em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf?sequence=1 COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996. ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério de classificação econômica Brasil. São Paulo:, 2012. Disponível em <http://www.abep.org/codigosCondutas.aspx> . Acesso em: 17 de Jan. 2015. DANTE, Luiz Roberto. Matemática, volume único. São Paulo: Ática, 2005. ESTEVES, Eduardo. Estatística Aplicada. 2008. Disponível em <http://w3.ualg.pt/~eesteves/docs/TabelasEstatistica_08.pdf>. Acesso em:09 de Ago. 2015. FARHAT, Said. O fator opinião pública: Como se lida com ele. São Paulo: T. A. Queiroz editor ltda, 1992 GOMES, Izabela Motta. Manual Como Elaborar uma Pesquisa de Mercado. Minas Gerais: Edição SEBRAE, 2005. 65 González, David. Brasil. Construção de Banco de dados com o EpiData. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/835265/mod-resource/content/0/>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2015. Instituto Paulo Montenegro. Brasil, 2014. Disponível em: <http://www.ipm.org.br/index.php//flash//download/ipmb_pagina.php?mpg=3.06.01.00.00&ver=por>. Acesso em: 06 de julho de 2014. LIMA, Ana Lucia D’Império et al.. Nossa escola pesquisa sua opinião. 3. ed. São Paulo: Global editora, 2010. MAROCO, João. Análise Estatística: Com Utilização do SPSS. 2.ed. Lisboa: Sílabo, 2003 MEYER, Paul L. Probabilidade: Aplicação à estatística. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1976. MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: A produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. PEREIRA, Wilson et al. Elementos da Estatística. São Paulo: MCGraW-Hill, 1984 RIO DE JANEIRO, Secretaria de Estado de Educação do. Currículo Mínimo – Matemática. Rio de janeiro, 2012 RIO DE JANEIRO, Secretaria de Estado de Educação do. Projeto de Leitura Escolar, PLE – Orientações Metodológicas. Rio de Janeiro, 2013 SESI. Brasil. Introdução à Pesquisa e Análise de Mercado. Disponível em: < http://sesi.webensino.com.br/sistema/webensino/aulas/22594_18339/co/cours_19.html>. Acesso em: 21 de março de 2015 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Brasil, 2015. Disponível em: < http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Cursos>. Acesso em: 10 de abril de 2015 | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/64541/2015%20-%20Jos%c3%a9%20Carlos%20Resende%20Magalh%c3%a3es.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4509 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-04-07T12:31:22Z No. of bitstreams: 1 2015 - José Carlos Resende Magalhães.pdf: 1878727 bytes, checksum: 89252952e0102c7a0f664b74874dbbf9 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-07T12:31:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - José Carlos Resende Magalhães.pdf: 1878727 bytes, checksum: 89252952e0102c7a0f664b74874dbbf9 (MD5) Previous issue date: 2015-07-30 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - José Carlos Resende Magalhães.pdf | José Carlos Resende Magalhães | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.