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dc.contributor.authorSilva, Alexander Pires da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:27Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:27Z-
dc.date.issued2017-08-29
dc.identifier.citationSILVA, Alexander Pires da. Utilização de aplicativos matemáticos como ferramenta alternativa de aprendizagem: um estudo de caso numa turma do 9° ano de uma escola do município de Seropédica. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15573-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado teve como objetivo principal a reflexão sobre o uso de aplicativos matemáticos como ferramentas alternativas de aprendizagem. Acreditase que o uso de novas tecnologias no ensino é uma das formas de modernizar e aprimorar a educação básica, tendo como ponto de partida o constante uso dos aparelhos tecnológicos por parte dos alunos. Dessa forma, cabe aos educadores saber aproveitar essa ferramenta como uma alternativa no ensino-aprendizagem. O uso dos aplicativos educacionais Potência, Calculadora de equação do 2° grau e Mathlab, como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de matemática para uma turma de 9º ano, de uma escola pública no município de Seropédica, durante todo o período do ano letivo de 2016, surpreendeu no que tange aos resultados obtidos. Nos quatro bimestres escolares o percentual de discentes que fizeram uso desses aplicativos foi aumentando, o que indica uma boa aceitação. Como um dos resultados constatados na pesquisa, aproximadamente entre 3 de cada 4 alunos da turma tiveram um rendimento acima do esperado nas avaliações bimestrais.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectAplicativos educacionaispor
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleUtilização de aplicativos matemáticos como ferramenta alternativa de aprendizagem: um estudo de caso numa turma do 9° ano de uma escola do município de Seropédica.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe main goal of the Master Degree dissertation was to make a reflection about the use of mathematical applications as alternative learning tools. Some researchers believe that the use of new technologies in teaching (overall) is one of the ways to modernize and improve basic education, as long as the students are able to deal with them as often as they can. Therefore, it will depend on how much the educators are able to know all these excellent tools to manipulate them as an alternative, in both process of teaching and learning. The utilization of the educational apps Potência, Calculadora de Equação do 2º Grau e MathLab, as facilitating tools in the teachinglearning process of Mathmatics contents, by a 9th grade-class, in a public local school, in Seropédica, state of Rio de Janeiro, throughout the entire 2016 academic year, caused a surprise regarding to the outcomes uprising. During the first 8 months of the academic year, the number of the students that have been using the apps has increased, and such a result shows us a good acceptance to the method. As an example, during the research, one of the verified outcomes is that about among 3 in every 4 students have obtained an adequate score over the bimester assessments.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.advisor1ID105.347.247-10por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339690725325820por
dc.contributor.referee1Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.referee1ID105.347.247-10por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339690725325820por
dc.contributor.referee2Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664por
dc.contributor.referee3Nobili, Edilaine Ervilha
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3588364545603992por
dc.creator.ID12252933-2por
dc.creator.ID085.676.657-79por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3068955407145883por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5473
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-03-22T12:22:23Z No. of bitstreams: 1 2017 - Alexander Pires da Silva.pdf: 2588899 bytes, checksum: 841f79dcca6adce48d1b450212001201 (MD5)eng
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