Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAquino, Rodrigo Cesário de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:28Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:28Z-
dc.date.issued2019-09-05
dc.identifier.citationAQUINO, Rodrigo Cesário de. Grafos: uma experiência em turmas militares dos ensinos médio e fundamental. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15575-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar, por meio de um estudo de caso, uma experiência com problemas envolvendo conceitos e técnicas básicas de Teoria de Grafos numa turma da 3° série militar e numa turma do 9° ano militar da rede particular de ensino, totalizando 80 alunos. São alunos que normalmente se preparam para as provas dos mais complexos e concorridos concursos militares do Brasil. A aplicação desse trabalho foi realizada no período entre outubro e novembro do ano de 2018, e contou com um total de 4 aulas de 50 minutos cada. As aulas foram separadas da seguinte forma: na primeira aula foi aplicado um questionário motivacional, adaptado do questionário de Gontijo (com o intuito de coletar informações essencialmente relativas a hábitos de estudo), e um teste, com quatro problemas que podem ser resolvidos tanto com técnicas de Grafos quanto com técnicas do currículo tradicional dos alunos. Na segunda e na terceira aulas, os conceitos e técnicas sobre grafos foram introduzidos em sala de aula com a participação ativa dos alunos. Os alunos eram levados a desenvolver e descobrir as técnicas através da indução do professor. Na quarta aula foi aplicado um segundo teste, nos moldes do primeiro, na qual os alunos já podiam usar as ferramentas absorvidas nas aulas 2 e 3, e foi aplicado também um questionário final, com o intuito de investigar se as aulas juntamente com as atividades surtiram efeito positivo ou negativo nos alunos. Ao final percebeu-se que os resultados tenderam mais para o positivo referente ao nível de absorção e aprendizado dos estudantes.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Fundamental Militarpor
dc.subjectEnsino Médio Militarpor
dc.subjectAlgoritmo de Dijkstrapor
dc.subjectColoraçãopor
dc.subjectGrafospor
dc.titleGrafos: uma experiência em turmas militares dos ensinos médio e fundamentalpor
dc.title.alternativeGraphs: an experience in military classes of secondary and fundamental educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to analyze, through a case study, an experience with problems involving basic concepts and techniques of Graph Theory in a class of the military 3rd grade and in a group of the 9th military year of the private education, totalizing 80 students. They are students who usually prepare themselves for the tests of the most complex and contested military competitions in Brazil. The application of this work was carried out in the period between October and November of the year 2018, and counted on a total of 4 classes of 50 minutes each. The classes were separated as follows: in the first class, a motivational questionnaire was applied, adapted from the Gontijo questionnaire (with the purpose of collecting information essentially related to study habits), and a test, with four problems that can be solved both with Graph techniques as well as techniques of the students' traditional curriculum. In the second and third classes, the concepts and techniques on graphs were introduced in the classroom with the active participation of the students. Students were led to develop and discover techniques through teacher induction. In the fourth class, a second test was applied, similar to the first one, in which students could already use the tools absorbed in classes 2 and 3, and a final questionnaire was also applied to investigate whether the classes together with the activities had a positive or negative effect on the students. In the end it was noticed that the results tended more towards the positive regarding the level of absorption and learning of the students.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Antunes, Gladson Octaviano
dc.creator.IDCPF: 116.148.687-40por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3795274156232550por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBOAVENTURA NETTO, P. O, Grafos: Teoria, Modelos, Algoritmos, 2a.ed.São Paulo. Edgard Blücher,1996.405p. BOAVENTURA NETTO, P. O.; JURKIEWICZ, S. Grafos: Introdução e prática. São Paulo: Editora Blucher, 2009. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Médio, Brasília, 1998. COSTA, P. P. Teoria dos Grafos e suas Aplicações. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2011.Disponível em: < http://www.rc.unesp.br/tmelo/diss-polyanna.pdf>. Acesso em: 12 Fev.2019,10:34:13. DA SILVA, C.M. GRAFOS: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Monografia de Graduação – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Seropédica, 2015. EOFILOFF, Paulo. Exercícios de teoria dos grafos. Disponível em: <http://www.ime.usp.br/~pf/grafos-exercicios> Acesso em: 15, set,2009. GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em Matemática e motivação em Matemática de alunos do Ensino Médio. 2017, 194 p. Tese (Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Brasília, 2007. JURKIEWICZ, S. Grafos – Uma Introdução Disponível em: <http://arquivosevt.lncc.br/pdfs/Apostila5-Grafos.pdf> Acesso em: 20, ago,2009. SANTOS, J. Plínio O., MELLO, M. P., MURIATI, I. T. C. Introdução a Análise Combinatória, Editora da UNICAMP, 1995.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67553/2019%20-%20Rodrigo%20Ces%c3%a1rio%20de%20Aquino.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5240
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-11-18T23:27:31Z No. of bitstreams: 1 2019 - Rodrigo Cesário de Aquino.pdf: 8082517 bytes, checksum: 39b163800ef78bbe6791376f70a1febb (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-18T23:27:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Rodrigo Cesário de Aquino.pdf: 8082517 bytes, checksum: 39b163800ef78bbe6791376f70a1febb (MD5) Previous issue date: 2019-09-05eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Rodrigo Cesário de Aquino.pdf7.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.