Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRangel, Fillipe
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:32Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:32Z-
dc.date.issued2020-11-18
dc.identifier.citationRANGEL, Fillipe. Ensino-Aprendizagem de Matemática - TDAH, inclusão e metodologias ativas. 2020. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15582-
dc.description.abstractO ensino da matemática encontra-se marcado por certa resistência, “bloqueio cognitivo” no momento da compreensão e aplicação dos conteúdos. Essa questão passa pela didática da matemática empregada em sala de aula. Cabe ao professor dispor de linguagens e metodologias para alcançar os alunos. Principalmente, os alunos que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esta dissertação tem como objetivo abordar o processo de ensino-aprendizagem da matemática e apresentar uma sequencia didática com ênfase no aluno com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerando as dificuldades de aprendizagem. Para tal, temos que compreender as propostas de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), levando em consideração que as crianças e jovens têm o direito de aprender matemática e de ser confrontadas com experiências de aprendizagem ricas e diversificadas, há que procurar, então, propor metodologias ativas para o desenvolvimento do aprendizado esperado para quem apresenta o transtorno. Por fim, convém destacar que o compromisso do professor de matemática com a educação será muito mais significativo quando este estiver estabelecido uma relação interpessoal com seu aluno, relação que constitui, por um lado, o núcleo das atividades do processo de ensino-aprendizagem.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTDAHpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectMetodologia Ativapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectADHDeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectActive Methodologyeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectProfessorpor
dc.titleEnsino-Aprendizagem de Matemática – TDAH, inclusão e metodologias ativaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe teaching of mathematics is marked by a certain resistance, “cognitive block” when understanding and applying the contents.This question involves the didactics of mathematics used in the classroom. It is up to the teacher to have languages and methodologies to reach students. Mainly, students who have Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This dissertation aims to approach the teaching-learning process of mathematics with an emphasis on the student diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), considering the learning difficulties. To this end, we must understand the proposals for inclusion of students with Special Educational Needs (SEN), taking into account that children and young people have the right to learn mathematics and to be confronted with rich and diverse learning experiences, we must look for, then, propose active methodologies for the development of the expected learning for those who present the disorder. Finally, it should be noted that the mathematics teacher's commitment to education will be much more significant when he establishes an interpersonal relationship with his student, a relationship that constitutes, on the one hand, the core of the activities of the teaching-learning process.eng
dc.contributor.advisor1Fontes Júnior, Edivaldo Figueiredo
dc.contributor.advisor1ID100.568.277-17por
dc.contributor.referee1Fontes Júnior, Edivaldo Figueiredo
dc.contributor.referee2Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee3Paula, Marília Rios de
dc.creator.ID105.687.087-76por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALMEIDA, S. F. C. de. Inclusão escolar: do “politicamente correto” à política da ética do sujeito no campo da educação. São Paulo: FEUSP, 2011. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM. 4 ed. Washington D/C, 1994. BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: Uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 9 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2004. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 2 v. Brasília: MEC/SEF, 1998. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. v.1, 8, 9 e 10. Biederman J, Faraone SV, Spencer T, Wilens T, Norman D, Lopey KA et al. Patterns of psychiatric comorbidity, cognition and psychosocial functioning in adults with attention deficit disorder. Am J Psychiatry, 150:1792-8, 1993. CAMPOS, Lúcia Galvão do Amaral. A avaliação do pensamento lógico em pacientes com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade. Botucatu, 2007. COUTO, T.S; MELO-JUNIOR, M.R; GOMES, C.R.A. - Aspectos neurobiológicos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão. 2010. DSM IV-TR. (2003). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (4ªed. Texto revisado). Porto Alegre: Artes Médicas. DUPAUL, GEORGE J. e STONER, GARY. TDAH nas Escolas Estratégias de Avaliação e Intervenção. São Paulo, M.Books do Brasil Editora Ltda., 2003. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1982. GUIMARÃES, A. Inclusão que funciona. In: Revista Nova Escola. São Paulo, p .43-47, set. 2003. HALLOWELL, EM, Ratey JJ. Tendência à distração: identificação e gerência do distúrbio do déficit de atenção da infância à vida adulta. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1994. KUPFER, M. C. M. Inclusão social: a igualdade e a diferença vistas pela psicanálise. In: KUPFER, M. C. M.; COLLI, F. A. G. Travessias – inclusão escolar: a experiência do Grupo Ponte da Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. MATTAR, J. Metodologias Ativas para Educação Presencial, Blended e a Distância. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. MAZUR, E. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Tradução de Anatólio Laschuk. Porto Alegre: Penso, 2015. NÓVOA, A. Profissão Professor. Portugal: Porto Editora, 1995. NUNES, L. R. O. P. Linguagem e comunicação alternativa: uma introdução. In: Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necesidades educacionais especiais (Org.). Rio de Janeiro: Dunya, 2003, p. 16-47. Organização Mundial da Saúde (1993). Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10. Artes Médicas, Porto Alegre. MEC. Parâmetros em ação / Política educacional. Disponível em http://www.mec.gov.br. Acesso em 30 de agosto de 2020, 15:20. PARRA, C.; SAIZ, I. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Tradução de Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artmed, 2008. RANGEL, Ana Cristina S. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Porto Alegre: Artmed, 1992. UNESCO. Declaração de Salamanca e enquadramento da ação: na área das necessidades educativas especiais. Salamanca: UNESCO, 1994. VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. SASSAZAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1991. SHAVELSON & STERN R. J; P. “Investigación sobre el pensamiento pedagógico del profesor, sus juicios, decisiones y conductos”. La enseñanza, su teoría y su práctica. (p. 372-419). Madrid: Akal, 1983.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71436/2020%20-%20Fillipe%20Rangel.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6148
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-12-16T17:46:01Z No. of bitstreams: 1 2020 - Fillipe Rangel.pdf: 1203178 bytes, checksum: 9398bd6804e9599aca9a8fa5a707397a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-16T17:46:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Fillipe Rangel.pdf: 1203178 bytes, checksum: 9398bd6804e9599aca9a8fa5a707397a (MD5) Previous issue date: 2020-11-18eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Fillipe Rangel.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.