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dc.contributor.authorCatta Prêta, Juliana Mattos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:33Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:33Z-
dc.date.issued2020-11-27
dc.identifier.citationCATTA PRÊTA, Juliana Mattos. Uma reflexão sobre o ensino da unidade temática Grandezas e Medidas, à luz da BNCC, dos PCN e de relatos de professores sobre suas práticas docentes nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15585-
dc.description.abstractEste trabalho consiste numa reflexão sobre o ensino da unidade temática Grandezas e Medidas nos anos finais do Ensino Fundamental, à luz dos principais documentos norteadores da Educação no Brasil: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O objetivo desta pesquisa foi investigar se as práticas docentes nos anos finais do Ensino Fundamental estão alinhadas às orientações desses documentos norteadores, favorecendo a integração da Matemática a outras áreas de conhecimento. Foi usada neste trabalho uma metodologia exploratória, por meio de uma pesquisa de levantamento, em que os instrumentos utilizados foram a revisão bibliográfica e um questionário aplicado para professores de Matemática da Educação Básica. O tratamento dado à análise dos dados obtidos foi uma abordagem Quanti-Quali, sendo complementado por uma reflexão acerca das práticas docentes em relação à temática Grandezas e Medidas, relatadas pelos professores que responderam o questionário. Compuseram o embasamento teórico desta pesquisa a análise dos PCN e da BNCC, no que limitou os objetivos específicos deste trabalho. Além disso, foi realizada uma pesquisa para identificação das ideias de autores, como Tardif (2000), Oliveira e Fiorentini (2018), Shulman (1986), Altino Filho (2019), Monteiro (2001), Cruz (2007), Castilho (2015), Pimenta (2005) e Ferreira (2009), no que diz respeito aos saberes e práticas docentes. As reflexões acerca dos resultados obtidos mostraram que os professores respondentes têm formação adequada à sua função, que a unidade temática em questão tem pouco destaque no currículo de Matemática de suas escolas (contudo elas promovem relevante integração dessa unidade a outras unidades/disciplinas), que há falta de recursos materiais pertinentes à prática desta unidade e que, dentro do grupo pesquisado, mais da metade dos professores participantes ainda não adotam esses documentos de orientação à prática docente.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGrandezas e Medidaspor
dc.subjectprática docentepor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectQuantities and Measureseng
dc.subjectteaching practiceeng
dc.subjectMiddle Schooleng
dc.titleUma reflexão sobre o ensino da unidade temática Grandezas e Medidas, à luz da BNCC, dos PCN e de relatos de professores sobre suas práticas docentes nos anos finais do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeA consideration about the teaching of thematic unit Quantities and Measures, under the light of the BNCC, of the PCN and of teachers’ reports of their teaching practices in Middle Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work consists of a consideration about the teaching of thematic unit Quantities and Measures in Middle School under the light of the main guiding documents of the education in Brazil: The Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). The purpose of this research was to inquire if the teaching practices in Middle School are aligned with the orientation of these guiding documents favoring the integration of Math and the other knowledge areas. An exploratory methodology was used in the work, through data collection, where the tools used were the bibliographic review and a questionary applied on Math teachers of the basic education. The treatment given to the obtained data analysis was a quantitative and qualitative approach and was complemented by consideration about teaching practices regarding to the thematic Quantities and Measures reported by the teachers who answered the questionary. The analysis of the PCN and the BNCC of this research composed the theoretical basis and limited the specific aims of this work. Besides that a search to get the identification of authors ideas, such as Tardif (2000), Oliveira & Fiorentini (2018), Shulman (1986), Altino Filho (2019), Monteiro (2001), Cruz (2007), Castilho (2015), Pimenta (2005) and Ferreira (2009) was performed regarding to teacher knowledges and practices. The considerations about the obtained results showed that the teachers who answered have proper qualification to their role, that the present thematic unit has a little features in the math curriculum of their school (however they promote relevant integration of this unit to the other units/subjects), that there is lack of material resources pertinent to the practice of this unit and that inside the studied group more than half of the participant teachers still have not adopted these documentation to the teaching practice.eng
dc.contributor.advisor1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.advisor1ID087.080.467-78por
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee3Dias, Marcelo de Oliveira
dc.creator.ID090.582.027-47por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450970136867165por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALTINO FILHO, H. V. Metodologias ativas e formação inicial: cenas da prática pedagógica de professores de Matemática. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11872. Acesso em: 27 jun. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC / SEB, 2018. 595 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 mar. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020. Brasília: MEC / CNE, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 08 dez. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para formação de professores. Brasília: MEC / SEF, 1999. 177 p. il. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000511.pdf. Acesso em: 02 nov. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Brasília: MEC / CNE, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 02 nov. 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1998. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 23 mar. 2020. CASTILHO, R. C. O estudo da função afim através de experimentos na cinemática: uma experiência interdisciplinar. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3126. Acesso em: 01 mai. 2020. CRUZ, G. B. A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares. Educar em Revista, Curitiba, n.29, p. 191-205, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602007000100013 &lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 jun. 2020. DIAS, M. O. A Sociedade Brasileira de Educação Matemática e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Praxis & Saber, v. 11, n. 26, p. 1-17, 2020. FERREIRA, M. L. Álgebra: como as crenças dos professores influenciam na aprendizagem dos alunos. 2009. XI. 151 f. 30cm. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro / IM, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.pg.im.ufrj.br/pemat/MSc%2014_Magno%20Luiz%20Ferreira.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 186 p. ISBN 85-224-3169-8. GONÇALVES, H. A. O conceito de letramento matemático: algumas aproximações. Virtú, UFJF, v.2, p. 1-12, 2005. Disponível em: https://www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a14.pdf. Acesso em: 13 out. 2020. MONTEIRO, A. M. F. C. Professores: entre saberes e práticas. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v.22, n.74, p. 121-142, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a08v2274.pdf. Acesso em: 28 out. 2020. OLIVEIRA, A. T. C. C.; FIORENTINI, D. O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.23, e230020, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100215&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 out. 2020. PIMENTA, S. G. Professor-pesquisador: mitos e possibilidades. Contrapontos, Itajaí, n.1, v.5, p. 09-22, jan./abr. 2005. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/802/654. Acesso em: 13 out. 2020. SÃO PAULO (cidade). Instituto Paulo Montenegro. 4º Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional: Um diagnóstico para inclusão social pela educação [Avaliação de Habilidades Matemáticas]. São Paulo, 2004. Disponível em: https://ipm.org.br/relatorios. Acesso em: 16 jun. 2020. SHULMAN, L. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v.15, n.2, p. 4-14, 1986. Disponível em: http://depts.washington.edu/comgrnd/ccli/papers/shulman_ThoseWhoUnderstandKnowledgeGrowthTeaching_1986-jy.pdf. Acesso em: 01 nov. 2020. TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n.13, p. 5-24, jan./fev./mar./abr., 2000. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
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