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Tipo do documento: Dissertação
Title: Números Primos e Criptografia: da relação com a educação ao sistema RSA
Other Titles: Prime Numbers and Encryption: relationship with education to the RSA system
Authors: Daineze, Kelly Cristina Santos Alexandre de Lima
Orientador(a): Santos, Douglas Monsôres de Melo
Primeiro membro da banca: Santos, Douglas Monsôres de Melo
Segundo membro da banca: Pereira, André Luiz Martins
Terceiro membro da banca: Nobili, Edilaine Ervilha
Keywords: Cryptography;Prime Numbers;Criptografia;Números Primos;RSA
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 15-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: DAINEZE, Kelly Cristina Santos Alexandre de Lima. Números primos e criptografia: da relação com a educação ao sistema RSA. 2013. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: Este trabalho visa estabelecer uma discussão sobre os conceitos envolvendo criptografia, através de sua aplicação dos números primos, e as possíveis relações com a educação. O critério utilizado para optar por este ou aquele sistema criptográfico foi subjetivo; muitos sistemas não foram abordados, mesmo contendo relações intrínsecas com a temática. A necessidade de troca de informações sigilosas instigou o surgimento da arte de codificar mensagens; a rede virtual e seus milhões de usuários apontou a necessidade de um sistema utilizando chave pública e, ao mesmo tempo, seguro. O RSA veio para suprir as necessidades de uma sociedade que, cada vez mais, realiza suas transações bancárias, comerciais e sociais via web. Uma questão que carece ser pensada diz respeito à maneira como os conteúdos da chamada Teoria dos Números têm sido apresentados e trabalhados na escola. Algo que é tradicionalmente consagrado como enfadonho e sem sentido. A arte da criptografia traz consigo temas relevantes para se pensar nos conceitos matemáticos, propiciando um ensino por Resolução de Problemas. Os caminhos percorridos, a partir daí, propiciam experiências significativas para o sujeito, numa educação emancipatória, como propuseram Adorno e Rancière. As atividades sugeridas a partir de diferentes sistemas de codificação pretendem instigar os educandos e os educadores a repensar as diferentes possibilidades de um problema, suscitando a sensibilidade do pensar e de buscar maneiras para resolver e não repetir os mecanismos de um algoritmo matemático, para que o ato educativo perpasse as circunstâncias complexas que se apresentam na atualidade.
Abstract: This study aims to provide a discussion of the concepts involving encryption, through its application of prime numbers, and possible links with education. The criterion used to choose one or other cryptographic system was subjective, many systems have not been addressed, even containing intrinsic relations with the theme. The necessity to exchange confidential information urged the rise of art to encode messages, the virtual network and its millions of users identified the need for a system using public key and at the same time, safe. RSA came to supply the needs of a society that increasingly conducts its banking, commercial and social web. One issue which needs to be thought concerning the way how the contents of the called Number Theory have been presented and learned at school. Something that is traditionally consecrated as boring and meaningless. The art of cryptography brings relevant topics to think about mathematical concepts, providing an education for Troubleshooting. The paths taken, thereafter, provide meaningful experiences for the subject, in emancipatory education, as suggested by Adorno and Rancière. Suggested activities from different coding systems intend to instigate students and educators to reconsider the different possibilities of a problem, raising the sensitivity of thinking and find ways to solve and not repeat the mechanisms of a mathematical algorithm, so that the educational act passes by the complex circumstances that present themselves today.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15601
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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