Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15606
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Alan Jorge Ciqueira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:46Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-31 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Alan Jorge Ciqueira. Uma proposta de ensino de cônicas com o auxílio do GeoGebra. 2015. 82 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15606 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo melhorar a compreensão do estudo de cônicas. Para isto, usaremos como fundamentação teórica na construção das atividades propostas a teoria construtivista geométrica de Van Hiele. Além disso, em consonância com as novas ferramentas de ensino e aprendizagem, utilizaremos um software de geometria dinâmica, GeoGebra. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Constructivism | eng |
dc.subject | Theory of Van Hiele | eng |
dc.subject | Conics | eng |
dc.subject | Construtivismo, , , | por |
dc.subject | Teoria de Van Hiele | por |
dc.subject | Cônicas | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.title | Uma proposta de ensino de cônicas com o auxílio do GeoGebra | por |
dc.title.alternative | A proposal of teaching conics with the help of GeoGebra | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This study aims to improve understanding of studies of conics. For this, we will use as theoretical foundation in the construction of the proposed activities, the geometric constructivist theory of Van Hiele. Moreover, in line with the new teaching, and learning tools, we use a dynamic geometry software, the GeoGebra | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, André Luiz Martins | |
dc.contributor.advisor1ID | 2150807777 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5539956300898040 | por |
dc.contributor.referee1 | Saccomori Júnior, Cláudio Cesar | |
dc.contributor.referee2 | Antunes, Gladson Octaviano | |
dc.creator.ID | 9956838756 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6598253620384322 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | [1] AZEVEDO, Rosa Oliveira Martins et alli(orgs.). Contribuição da Internet para o ensino-aprendizagem escolar. Revista Eletrônica de Ciências – N.º42, 2008. Acessível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_42/educacao.html. [2] BORRÕES, Manuel L. Catela. O computador na educação matemática. Acessível em: http://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm&pli=1#inbox/1475653877b2a580?projector=1.html. [3] BOYER, Carl B. História da matemática. 2ª Edição. São Paulo: Edgard Blucher, 1996. [4] BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais+ (PCN+): Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Parte III. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. [5] BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Secretariade Educação Básica, 2006. v. 2. [6] CROWLEY, Mary L. O modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. In: LINDQUIST, Mary & SHULTE, Albert P. (organizadores), Aprendendo e Ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 1994. [7] EVES,H. Introdução à História da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Unicamp, 2004. [8] FANTINEL, Patrícia C. Representações gráficas espaciais para o ensino de cálculo e álgebra linear. Rio Claro: Unesp, Dissertação de Mestrado, 1998. [9] FLORES, P. Q., Flores, A., e Escola, J. (2008). A plataforma Moodle no 1º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Superior. In F. Costa et al. (Orgs.). Comunidades de 81 Aprendizagem Moodle. Actas do encontro CaldasMoodle'08. Monte da Caparica: Educom. [10] FREUDENTHAL, H. (1973). Mathematics as an educational task.Dordrecht: Reidel. [11] GeoGebra Manual. The official manual ofGeoGebra. Disponível em: http://geogebra.ir/geogebra/Files/PDF/1ebdfcdc018141828ae75acfdb586247.pdf. Acesso em 02/03/2013. [12] IEZZI, Gelson, Fundamentos de Matemática Elementar, Geometria Analítica. Vol. 7. 5 ed. São Paulo: Editora Atual, 2005 [13] JUCÁ, Sandro C. S. A relevância dos softwares na educação profissional, Ciências & Cognição, 2006; Vol. 08: 22-28. [14] Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 1) [15] Martins, Erickson Nunes.Uma abordagem construtivista do teorema de Tales sob a perspectiva da teoria de Van Hiele/Erickson Nunes Martins – Seropédica. RJ, 2014. [16] MILANI, E. A. Informática e a Comunicação Matemática. In: DINIZ, M. I. & SMOLE, K. S. (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, p.175 – 203, 2001. [17] NASSER, Lilian; SANT’ANNA, Neide F. Parracho. Geometria segundo a teoria de Van Hiele. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática / UFRJ, 2010. [18] NASSER, Lilian. A Teoria de van Hiele para o ensino de geometria.Anais do 1ºSeminário de Educação Matemática do Rio de Janeiro – Projeto Fundão- IM/UFRJ, 1993, p.29-40. [19] NASSER, L. SANT’ANNA, N.F.P (coordenadoras). Geometria segundo a teoria deVan Hiele. Instituto de matemática – UFRJ. Projeto Fundão. Rio de Janeiro, 1997. [20] PIAGET, J. A psicologia. 2. Ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1973. 82 [21] PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H.; VARANDAS, J. M. O contributo das tecnologias deinformação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidadeprofissional. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de Matemática:explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado das Letras, 2003. p.159-192. [22] SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012 (Coleção práticas pedagógicas). [23] VAN HIELE, P.M. (1973). Begrip e Inzicht.Muusses: Purmerend. [24] Vygotsky, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione,1997. [25] Vygotsky, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998. [26] Vygotsky, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003. | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/5693/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/20364/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/26711/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/33150/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/39544/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/45920/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/52286/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/58800/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1753 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-06-08T12:58:44Z No. of bitstreams: 1 2016 - Alan Jorge Ciqueira Gonçalves.pdf: 2968550 bytes, checksum: c41aeac563a3e880f387fa38231d62f7 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-08T12:58:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Alan Jorge Ciqueira Gonçalves.pdf: 2968550 bytes, checksum: c41aeac563a3e880f387fa38231d62f7 (MD5) Previous issue date: 2015-08-31 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016 - Alan Jorge Ciqueira Gonçalves.pdf | 2016 - Alan Jorge Ciqueira Gonçalves | 2.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.