Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15607
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Valença, Josaphar Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-25 | |
dc.identifier.citation | VALENÇA, Josaphar Silva. Uma análise crítica sobre o ensino de área de figuras planas na educação de jovens e adultos: um estudo localizado no município de Angra dos Reis. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15607 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho é o resultado de uma análise qualitativa e quantitativa sobre os problemas encontrados no ensino de área de figuras planas na EJA e que, mesmo sendo uma atividade presente no dia-a-dia deles, ainda é um problema. Esse tema foi escolhido devido aos anseios dos alunos em aprender esse conteúdo, possibilitando assim, pesquisar onde está a origem das diversas dificuldades encontradas por eles em calcular áreas de figuras planas e conseguirem aplicar em seus cotidianos. A escolha dessa modalidade de ensino surge do desafio de como trabalhar esse conteúdo com um grupo muito heterogêneo, tanto na faixa etária quanto na motivação que os levaram a frequentar as salas de aula da EJA. Este fato provoca uma mudança significativa na metodologia aplicada pelo professor em relação à mesma metodologia aplicada no ensino regular. Para entender todo esse processo faz-se necessário conhecer um pouco da EJA no Brasil, seus aspectos normativos e a importância histórica de saber calcular áreas de figuras planas. Por meio de um questionário, identificamos o perfil do professor da EJA, como essa modalidade de ensino é administrada pelo poder público e como os profissionais lidam com perfis tão diferentes de alunos. De posse dessas informações, somadas as análises das questões respondidas pelos alunos, concluímos que a dificuldade de atribuir de forma correta as unidades de medidas de área e de comprimento devem-se à dificuldade do aluno em relacionar o conteúdo matemático aprendido na escola ao seu cotidiano. Em algumas das questões aplicadas aos alunos tivemos que permitir o uso da calculadora devido à dificuldade que os alunos possuem em realizar pelo menos uma das quatro operações da aritmética. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Education of youth and adults | eng |
dc.subject | areas of plane figures | eng |
dc.subject | contextualized problems | eng |
dc.subject | difficulty of abstraction | eng |
dc.subject | difficulty in elementary arithmetic | eng |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | por |
dc.subject | áreas de figuras planas | por |
dc.subject | problemas contextualizados | por |
dc.subject | dificuldade de abstração | por |
dc.subject | dificuldade nas operações aritméticas elementares | por |
dc.title | Uma análise crítica sobre o ensino de área de figuras planas na educação de jovens e adultos: um estudo localizado no município de Angra dos Reis | por |
dc.title.alternative | A critical analysis on the teaching of area of flat figures in the education of youths and adults: a study located in the municipality of Angra dos Reis | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work is the result of a qualitative and quantitative analysis of the problems encountered in the teaching of plane figures in young and adult education and, even as a present activity in day-to-day lives, it is still a problem. This theme was chosen because of the student’s desires to learn that content, enabling to search where is the origin of the various difficulties encountered by them in calculating areas of plane figures and to get applied in their daily lives. The choice of this teaching modality comes from the challenge of how to work this content with a very heterogeneous group, both in age and in the motivation that led them to attend the classrooms of young and adult education. This fact causes a significant change in the methodology used by the professor in relation to the same applied in regular education. To understand all this process it is necessary to know a little of young and adult education in Brazil, its normative aspects and the historical importance of knowing how to calculate areas of flat figures. Through a questionnaire, we identified the young and adult education professor's profile, how this type of education is administered by the government and how professionals deal with such different student profiles. With this information, together with the analyzes of the questions answered by the students, we conclude that the difficulty of assigning correctly the units of area and length measurements is due to the difficulty of the student to relate the mathematical content learned in school to their daily lives. In some of the issues applied to students we had to allow the use of the calculator due to the difficulty that students have to perform at least one of the four arithmetic operations | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, André Luiz Martins | |
dc.contributor.advisor1ID | 2150807777 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5539956300898040 | por |
dc.contributor.referee1 | Oliveira Júnior, Montauban Moreira de | |
dc.contributor.referee2 | Santos, André Luiz Cordeiro dos | |
dc.creator.ID | 847772730 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | BRASIL. Plano Nacional de Educação – PNE/ Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE), 2014. D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 4°Edição. São Paulo: Ática, 1990. DI PIERRO, M. C.; JOIA, O. , RIBEIRO, V. M.. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes,ano: XXI n° 55: São Paulo, p. 58- 77, 2001. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23° Edição. São Paulo: Cortez, 1989. . FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25°Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17°. Edição. São Paulo: Paz e Terra S/A, 1987. GADOTTI, M; ROMÃO J. E. Educação de Jovens e Adultos: Teoria, Prática e Proposta. 2° Edição. São Paulo: Cortez, 2001. HISTÓRICOS DA EJA NO BRASIL. About Us Disponível em: <http://pedagogiaaopedaletra.com/historico-da-eja-no-brasil/>. Acesso em: 19 mai. 2016 INFO ESCOLA. Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. Disponível em: <http://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-vygotsky/> Acesso em: 19 mai. 2016 OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. 4°. Edição. São Paulo: Scipione, 2006. OLIVEIRA, R. C. S.; SCORTEGAGNA, P. A.. As Políticas Públicas e o Trabalho Docente na EJA: Uma Reflexão Necessária. XI JORNADA DO HISTEDBR. Cascavel, p.1-15, 2013. Proposta curricular do 2º segmento da EJA About Us Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em 12 jun. 2016. SOMATEMATICA, Geometria. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/geometria.php >. Acesso em: 03 mar. 2016. | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/5667/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/20366/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/26715/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/33158/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/39562/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/45884/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/52290/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/58730/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1657 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-17T14:00:47Z No. of bitstreams: 1 2016 - Josaphar Silva Valença.pdf: 4116325 bytes, checksum: 9927ecf51181d089b09309a5cdb2d8da (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-17T14:00:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Josaphar Silva Valença.pdf: 4116325 bytes, checksum: 9927ecf51181d089b09309a5cdb2d8da (MD5) Previous issue date: 2016-08-25 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016 - Josaphar Silva Valença.pdf | 2016 - Josaphar Silva Valença | 4.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.