Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15608
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Lógica matemática e estratégias para a solução de problemas matemáticos |
Other Titles: | Mathematical logic and strategies for solving mathematical problems |
Authors: | Silva, Pablo Vieira Carvalho |
Orientador(a): | Pereira, André Luiz Martins |
Primeiro membro da banca: | Saccomori Júnior, Cláudio Cesar |
Segundo membro da banca: | Pereira, Alex Farah |
Keywords: | Education;Mathematical logic;Problems solving;Educação, ,;Lógica Matemática;Resolução de Problemas |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 30-Jun-2016 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | SILVA, Pablo Vieira Carvalho. Lógica matemática e estratégias para a solução de problemas matemáticos. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016. |
Abstract: | A lógica matemática há algum tempo foi retirada e esquecida do currículo mínimo do ensino básico da educação brasileira, mesmo diante dos claros benefícios que a mesma pode acrescentar ao cognitivo do educando não só no estudo da matemática como em tomadas de decisões do seu dia a dia. Este trabalho tem por finalidade resgatar a discussão de sua importância para o estudo nas séries básicas, não o fazendo por vias tradicionais, mas sim através de técnicas de resolução de problemas utilizando também para isso as fases de Polya. Junto deste trabalho, apresentamos atividades aplicadas ao primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro |
Abstract: | The mathematical logic has been removed and forgotten from the curriculum minimum of basic education for some time, despite the clear benefit that it can add to the student’s cognitive not only in mathematics study but also in his day by day decision-making. This study aims to rescue the discussion of its importance to the study in the basic levels, not doing it by traditional ways, but through problem solving techniques also using the Polya phases. Joining to this work, there are activities that were applied to a first year group of high school at a public school in Rio de Janeiro. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15608 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016 - Pablo Vieira Carvalho Silva.pdf | 2016 - Pablo Vieira Carvalho Silva | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.