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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15669
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Costa, Flávia Porto da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:20:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:20:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-30 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Flávia Porto da. Descrição e análise do processo de implantação de uma unidade didática: educação ambiental em uma escola pública no litoral sul do Rio de Janeiro. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15669 | - |
dc.description.abstract | A crise ambiental que vivenciamos atualmente é consequência da maneira descontrolada e desenfreada que a sociedade e o sistema capitalista vêm explorando o meio ambiente ao longo dos últimos séculos. A Educação Ambiental em sua vertente crítica, enquanto prática social transformadora, contribui para a construção, coletiva e participativamente, das qualidades e capacidades necessárias à transformação da sociedade e superação da crise ambiental. Ações em Educação Ambiental voltadas para os anos iniciais do ensino fundamental são extremamente importantes para a formação de cidadãos ambientalmente conscientes e dotados de conhecimento, pois nessa fase são formados conceitos e concepções, que no futuro farão toda diferença nas ações e atitudes do indivíduo adulto. Esta dissertação descreve o processo de implantação de uma Unidade Didática em Educação Ambiental de título “O mar e sua preservação”, desenvolvida com alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Ibicuí, localizada no sul do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Mangaratiba, no Bairro de Ibicuí. Cada assunto aplicado foi didaticamente estruturado segundo o modelo dos Três Momentos Pedagógicos e os conteúdos e práticas componentes da Unidade Didática foram direcionados e adaptados à realidade social local e faixa etária envolvida para que a sensibilização dos participantes fosse mais eficaz. Para exposição dos conteúdos, foram selecionadas ferramentas capazes também de possibilitar maior interatividade entre as crianças de cada turma: desenhos, vídeos, prática de campo e jogos foram utilizados para a apresentação e fixação dos assuntos selecionados. Os resultados mostram que as atividades propostas e executadas influenciaram de forma direta e significativa o processo de aprendizagem. A Unidade Didática da forma como foi proposta se mostrou como uma ferramenta interessante para a prática de Educação Ambiental contextualizada, pois extrapola o passo a passo já ultrapassado das aulas puramente expositivas e que seguem uma sequência previamente estipulada pelos livros didáticos, trazendo liberdade para o professor/pesquisador adaptar os conteúdos programáticos das disciplinas e as práticas pedagógicas à realidade em que a escola se insere e à necessidade dos alunos envolvidos, promovendo um entendimento mais significativo e menos fragmentado do conhecimento. Concluído o trabalho de aplicação da Unidade Didática, parte-se para as perspectivas de trabalhos futuros na E. M. Ibicuí e outras escolas da região através da elaboração de uma proposta de intervenção baseada na formação de docentes a partir de uma parceria entre universidade e escola. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Unidade Didática | por |
dc.subject | Educação Ambiental | por |
dc.subject | Parceria Universidade e Escola | por |
dc.subject | Didactic Unit | eng |
dc.subject | Environmental Education | eng |
dc.subject | University and School Partnership | eng |
dc.title | Descrição e análise do processo de implantação de uma unidade didática: educação ambiental em uma escola pública no litoral sul do Rio de Janeiro | por |
dc.title.alternative | Description and analyze of the process of implementation of a didactic unit: Environmental Education at a public school in the south of Rio de Janeiro | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The environmental crisis currently experienced is a result of the uncontrolled and unrestrained way that society and the capitalist system have been exploring the environment over the past centuries. Environmental education in its critical side, while transformative social practice, contributes to the construction of the qualities and skills needed to transform society and overcoming the environmental crisis, collectively and participatory. Environmental Education focused on the early years of primary education is extremely important for the development of environmentally conscious citizens, endowed with knowledge, as they form their concepts and conceptions in these ages, which will make all the difference in the actions and attitudes of the adult in the future. This dissertation describes and analyses the process of implementation of a Didactic Unit in Environmental Education titled "The sea and its preservation", developed with students of 2nd, 3rd, 4th and 5th grades of primary school at Ibicuí Municipal School, located in the southern part of Rio de Janeiro state, in the city of Mangaratiba, in Ibicuí district. Each content was didactically structured on the model of Three Pedagogical Moments and everything was oriented and adapted to the local social reality and to the age of the groups involved so that students’ understanding could be more effective. Attractive didactic tools, as drawings, videos, field work and games were selected for the presentation and setting of the contents, as these practicals are also able to enable greater interactivity between children. The results show that the proposed activities influenced directly and significantly the learning process. The Didactic Unit as it was proposed, showed to be an interesting tool for contextualized Environmental Education, as it goes beyond the step by step of expositive classes, with a previously stipulated sequence, and brings freedom to the teacher/researcher to adapt the contents and pedagogical practices to the reality of the school and to the characteristics of the students involved. It promotes a more meaningful and less fragmented knowledge understanding. After the implementation of the Didactic Unit, prospects for future work in Ibicuí Municipal School, and also in other schools of the region, emerged through a proposal of intervention based on teacher training through a partnership between university and school. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Alexandre Ferreira | |
dc.contributor.advisor1ID | 041431707-60 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4393330111492155 | por |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Cristiane | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Laisa Maria Freire dos | |
dc.creator.ID | 104362497-07 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0015801673426874 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Florestas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável | por |
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