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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15682
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Almeida, Débora Alves de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:20:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:20:53Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-12 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Débora Alves de. Modelo dinâmico do desenvolvimento: contribuição da Pedagogia Social de base antroposófica para intervenções sociais. 2016. 55 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15682 | - |
dc.description.abstract | A complexidade em que se inserem as intervenções sociais tem exigido dos profissionais novas habilidades e abordagens metodológicas. A situação pede um agente de mudança, capaz de lidar com processos onde ele mesmo e aqueles com os quais trabalha sejam sujeitos capazes de perceber a situação num movimento entre a totalidade e suas partes, para não só compreendê-la, mas também participar ativamente da construção de uma nova realidade. E mais, percebe-se os limites de intervir sobre as condições socioambientais de forma isolada ao que se passa com os indivíduos. Ou dito de outra forma, não há como buscar mudanças externas, sem, no entanto, dispor-se a mudanças interiores. Integrar as dimensões objetivas e subjetivas do desenvolvimento levaram Bernard Lievegoed a desenvolver uma abordagem denominada como Pedagogia Social, segundo a qual os indivíduos devem ser capazes de se perceberem internamente, e também de compreenderem o mundo e agir nele de forma crítica. Com base nessa fundamentação de origem Antroposófica foi desenvolvido o Modelo Dinâmico do Desenvolvimento, cuja ideia central é de que a dinâmica do desenvolvimento acontece na interface dos indivíduos e do contexto em que se inserem a partir de quatro processos interdependentes sumariamente definidos como: caracterização da situação, definição de objetivos de mudança nos indivíduos e seu contexto, tomada de iniciativas específicas de mudança nos dois âmbitos e integração dos resultados no dia-a-dia. Embora os resultados do Modelo sejam reconhecidos, o problema de pesquisa identificado foi de que o referencial tem um alcance limitado por persistirem lacunas para sua plena compreensão. Assim, foi realizada uma pesquisa de cunho exploratório baseada em estudo bibliográfico, documental e entrevistas que integrassem teoria e aprendizados práticos para a consolidação desse referencial de forma a torná-lo mais acessível aos profissionais que pretendem conduzir intervenções sociais verdadeiramente transformadoras. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Metodologia. . Desenvolvimento | por |
dc.subject | Pedagogia Social de base Antroposófica | por |
dc.subject | Extensão Rural | por |
dc.subject | Methodology | eng |
dc.subject | Anthroposophic-based Social Pedagogy | eng |
dc.subject | Development | eng |
dc.title | Modelo dinâmico do desenvolvimento: contribuição da pedagogia social de base Antroposófica para intervenções sociais | por |
dc.title.alternative | The Dynamic Model of Development: Anthroposophic-based Social Pedagogy contributions for social interventions | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The complexity in which social interventions are inserted has demanded new methodological skills and approaches. The situation requests a change agent, capable to deal with processes where him or herself and also those involved and engaged in the intervention are able to perceive the situation moving from totality to the parts, not only for understanding it but also to actively participate in the building of the new reality. It is also perceived the limits to intervene over the social environmental conditions in an isolated fashion from what is going on with individuals. Putting in a different way, there are no ways to seek for external changes without being open to interior changes. To integrate the objective and subjective dimensions of development has lead Bernard Lievegoed to develop an approach called Social Pedagogy, by which the individuals must be able to perceive themselves internally, and also understand the world and act upon it in a critical manner. Based on this Anthroposophic-based grounding, it has been developed the Dynamic Model of Development, whose central idea is that the development dynamics take place in the interface of individuals and the context in which they are inserted considering four independent processes defined as: situation assessment, definition of change objectives for the individuals and for the context, decision making on specific change driven initiatives in both levels and integration of outcomes into day to day actions. Although the results of the Model are known, the identified research problem was that the framework has limited outreach as gaps for its full comprehension still persist. Therefore, an explanatory based research was undertaken focused on a literature and documental review as well as interviews to integrate theory and practical learning to consolidate this conceptual framework so as to make it more accessible to professionals that intend to undertake truly transforming social interventions. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Amâncio, Robson | |
dc.contributor.advisor1ID | 432.522.576-53 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9333282646291761 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Nilton Sousa da | |
dc.contributor.referee2 | Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça | |
dc.creator.ID | 025.366.657-04 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3180414452419239 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Florestas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável | por |
dc.relation.references | ALVES, Fernanda B. Estruturação de processos de aprendizagem do adulto no espaço não formal. 2012. 73 f. Monografia do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia. Universidade Gama Filho, Rio Branco, 2012. BACH JUNIOR, Jonas . A pedagogia Waldorf como educação para a liberdade: reflexões a partir de um possível diálogo entre Paulo Freire e Rudolf Steiner. 2012. 409f. Tese de doutoramento apresentada ao setor de educação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. BOHM, David. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005. BOS, Alexander. Desafios para uma Pedagogia Social. São Paulo: Antroposófica, 1986. BOS, Alexander. Formação de juízo: um caminho para liberdade interior. São Paulo: Antroposófica, Instituto Fonte, Associação de Pedagogia Social, 2010. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Fundamentos teóricos, orientações e procedimentos metodológicos para a construção de uma pedagogia de ATER. 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dc.subject.cnpq | Recursos Florestais e Engenharia Florestal | por |
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