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dc.contributor.authorMassoni, Paolo de Castro Martins
dc.date.accessioned2023-12-22T03:20:57Z-
dc.date.available2023-12-22T03:20:57Z-
dc.date.issued2015-08-27
dc.identifier.citationMASSONI, Paolo de Castro Martins. Limites e possibilidades da educação ambiental crítica em escolas: estudo de caso em uma escola estadual do Rio de Janeiro-RJ. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15691-
dc.description.abstractEsta dissertação buscou analisar os limites e as possibilidades de se inserir a educação ambiental crítica em escolas. Através da análise da bibliografia disponível, buscou-se analisar a inserção da EA no estado do Rio de Janeiro, e assim tentar compreender os limites e as possibilidades nesse estado. Foram comparados três trabalhos que investigaram a inserção da EA no Sudeste, na Baixada Fluminense e em Teresópolis. As principais possibilidades identificadas foram a inserção da EA no PPP escolar; a articulação com a comunidade local; a realização através de disciplina específica. As principais limitações verificadas foram a desvalorização da classe docente; a indicação das políticas públicas para a realização da EA de forma interdisciplinar, sem considerar a base disciplinar das escolas; o isolamento da escola em relação à comunidade; a fragilidade na formação dos docentes. Uma outra etapa da pesquisa consistiu na implementação de um grupo extraclasse de atividades em EA com alunos do ensino médio de uma escola estadual no Rio de Janeiro. Através da Pesquisa Participativa, buscou-se como principais objetivos, fomentar a construção da visão crítica dos alunos em relações às questões socioambientais e, através da recuperação das áreas externas da escola, estimular os professores a adotarem essas áreas nas aulas regulares. Devido a alguns fatores como a ocorrência de greve dos professores e dos motoristas de ônibus, a dificuldade de os alunos permanecerem na escola no horário extra classe e a falta de apoio dos professores e da direção, as atividades do grupo foram encerradas antes do final do ano letivo. Com isso verificou-se que há diversos obstáculos a serem superados para que a educação ambiental crítica possa ser realizada nas escolas e que muitos desses problemas são estruturais da educação brasileirapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação ambiental críticapor
dc.subjectescolapor
dc.subjectpesquisa participativapor
dc.subjectcritical environmental educationeng
dc.subjectschooleng
dc.subjectparticipatory researcheng
dc.titleLimites e possibilidades da educação ambiental crítica em escolas: estudo de caso em uma escola estadual do Rio de Janeiro - RJpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims at analyzing the limits and possibilities of inserting the critical environmental education in schools. Through the Participatory Research methodology, a group of extracurricular activities in EE (Environmental Education) was implemented with high school students from a public school in Rio de Janeiro, which its main objective was to foster the construction of the critical view of students in relationship to environmental issues and, through the recovery of school outdoors, encourage teachers to adopt these areas in regular classes. Due to factors such as teachers and bus drivers strike, the difficulty to keep students at school in extra classes time and the lack of support from teachers and direction, the group's activities were closed before the end of school year. From the difficulties encountered with research in school, we sought to analyze, through the available literature, the inclusion of the EE in the State of Rio de Janeiro and thus try to understand the limits and possibilities of developing the EE critical in schools that state. We compared three studies that investigated the insertion of the EE in the Southeast, in the Baixada Fluminense and in Teresópolis. The main possibilities identified were the inclusion of the EE in the school PPP (Political Pedagogical Project); coordination with the local community; insertion through specific discipline. The main limits finded were the devaluation of the teaching workforce; the indication of public policies for the realization of EE in an interdisciplinary way, regardless of disciplinary base of schools; the school's isolation from the community; the weakness in the training of teachers. Thus it was found that there are several obstacles to be overcome and that many of these problems are structural in brazilian education.eng
dc.contributor.advisor1Lopes, Alexandre Ferreira
dc.contributor.advisor1IDxxxxxxxxxxxxxxpor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4393330111492155por
dc.contributor.referee1Lopes, Alexandre Ferreira
dc.contributor.referee2Garrido, Fabíola de Sampaio Rodrigues Granzinoli
dc.contributor.referee3Santos, Laísa Maria Freire dos
dc.creator.ID11621371778por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7403531134876633por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Florestaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentávelpor
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dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestalpor
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