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dc.contributor.authorAzevedo, Aline Soares Fonseca de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:21:50Z-
dc.date.available2023-12-22T03:21:50Z-
dc.date.issued2022-11-04
dc.identifier.citationAZEVEDO, Aline Soares Fonseca de. Plásticos e microplásticos como tema gerador no ensino de polímeros sob o prisma da sustentabilidade. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15735-
dc.description.abstractForam realizadas intervenções presenciais e online, em 2021 e 2022, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de explorar o tema gerador Plásticos e Microplásticos e contextualizar o conteúdo de Polímeros em Química Orgânica. Como subsídios a essa pesquisa utilizou-se as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, livros didáticos do PNLD 2021 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da UNESCO. Foi elaborado um planejamento de atividades adequado à situação pandêmica, utilizando os Três Momentos Pedagógicos como referencial teórico, o qual contou com intervenções sequenciais em três momentos diferentes: enquete inicial virtual, aula expositiva e enquete final virtual seguida de bate-papo expositivo. A enquete inicial fez parte do primeiro momento, e continha perguntas sobre o tema Plásticos e Microplásticos, com a finalidade de perceber o conhecimento da temática pelo público alvo. Foi constatado a partir dos resultados obtidos que mais de 50 % dos participantes desconheciam a matéria-prima do plástico, o termo microplástico e o tempo de decomposição dos materiais plásticos. Assim, foi possível elaborar o segundo momento dando ênfase aos assuntos desconhecidos ou pouco conhecidos. Portanto, uma aula expositiva foi elaborada para apresentação aos alunos de tópicos relevantes para a compreensão da temática. Elaborou-se para o terceiro momento uma segunda enquete, também virtual, e foi enviado aos alunos participantes link de um podcast sobre a temática para agregar no conteúdo. Além da enquete e do podcast, nessa etapa, foi realizado um bate-papo expositivo como proposta complementar, possibilitando aos alunos participarem de forma mais descontraída. Foi possível, através dos resultados obtidos na enquete aplicada no terceiro momento, perceber o quão positivas foram as intervenções na compreensão da temática. Os resultados mostraram que o tema dos plásticos e microplásticos, presente em nosso cotidiano, era praticamente desconhecido pelos alunos, e servem para reforçar o quanto é necessário discutir e desenvolver o tema na Educação Básica. Além de promover o Ensino de Química através da aproximação dos alunos com a ciência e a tecnologia, também foi possível incentivar o pensamento crítico e a reflexão sobre o consumo sustentável e o descarte adequado de resíduos plásticos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMicroplásticospor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectOs Três Momentos Pedagógicospor
dc.subjectMicroplasticseng
dc.subjectChemistry Teachingeng
dc.subjectThe Three Pedagogical Momentseng
dc.titlePlásticos e microplásticos como tema gerador no ensino de polímeros sob o prisma da sustentabilidadepor
dc.title.alternativePlastics and microplastics as a generating theme in the teaching of polymers under the prism of sustainabilityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFace-to-face and online interventions were carried out, in 2021 and 2022, with third-year high school students from a state school located in Baixada Fluminense, State of Rio de Janeiro, with the aim of exploring the theme Plastics and Microplastics and contextualizing the content of Polymers in Organic Chemistry. As subsidies for this research, the guidelines of the National Common Curricular Base, the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro, textbooks of the PNLD 2021 and the Sustainable Development Goals of the Agenda 2030, of UNESCO, were used. An activity plan appropriate to the pandemic situation was prepared, using the Three Pedagogical Moments as a theoretical framework, which featured sequential interventions in three different moments: initial virtual poll, lecture and final virtual poll followed by expository chat. The initial poll was part of the first moment, and contained questions on the subject Plastics and Microplastics, with the purpose of realizing the knowledge of the subject by the target audience. It was found from the results obtained that more than 50% of the participants were unaware of the raw material of plastic, the term microplastic and the decomposition time of plastic materials. Thus, it was possible to elaborate the second moment, emphasizing unknown or little-known subjects. Therefore, an expository class was designed to present relevant topics to students to understand the theme. For the third moment, a second poll was created, also virtual, and a link to a podcast on the subject was sent to participating students to add to the content. In addition to the poll and podcast, at this stage, an expository chat was held as a complementary proposal, allowing students to participate in a more relaxed way. It was possible, through the results obtained in the survey applied in the third moment, to perceive how positive the interventions were in understanding the theme. The results showed that the subject of plastics and microplastics, present in our daily lives, was practically unknown by the students, and they serve to reinforce how much it is necessary to discuss and develop the subject in Basic Education. In addition to promoting Chemistry Teaching by bringing students closer to science and technology, it was also possible to encourage critical thinking and reflection on sustainable consumption and the proper disposal of plastic waste.eng
dc.contributor.advisor1Herbst, Marcelo Hawrylak
dc.contributor.advisor1ID787.714.209-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1609235573836042por
dc.contributor.referee1Herbst, Marcelo Hawrylak
dc.contributor.referee1ID787.714.209-91por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1609235573836042por
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6617-7720por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204por
dc.contributor.referee3Miranda, Jussara Lopes de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5800-2752por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116674175084321por
dc.creator.ID104.590.097-45por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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