Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15735
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Aline Soares Fonseca de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:21:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:21:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Aline Soares Fonseca de. Plásticos e microplásticos como tema gerador no ensino de polímeros sob o prisma da sustentabilidade. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15735 | - |
dc.description.abstract | Foram realizadas intervenções presenciais e online, em 2021 e 2022, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de explorar o tema gerador Plásticos e Microplásticos e contextualizar o conteúdo de Polímeros em Química Orgânica. Como subsídios a essa pesquisa utilizou-se as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, livros didáticos do PNLD 2021 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da UNESCO. Foi elaborado um planejamento de atividades adequado à situação pandêmica, utilizando os Três Momentos Pedagógicos como referencial teórico, o qual contou com intervenções sequenciais em três momentos diferentes: enquete inicial virtual, aula expositiva e enquete final virtual seguida de bate-papo expositivo. A enquete inicial fez parte do primeiro momento, e continha perguntas sobre o tema Plásticos e Microplásticos, com a finalidade de perceber o conhecimento da temática pelo público alvo. Foi constatado a partir dos resultados obtidos que mais de 50 % dos participantes desconheciam a matéria-prima do plástico, o termo microplástico e o tempo de decomposição dos materiais plásticos. Assim, foi possível elaborar o segundo momento dando ênfase aos assuntos desconhecidos ou pouco conhecidos. Portanto, uma aula expositiva foi elaborada para apresentação aos alunos de tópicos relevantes para a compreensão da temática. Elaborou-se para o terceiro momento uma segunda enquete, também virtual, e foi enviado aos alunos participantes link de um podcast sobre a temática para agregar no conteúdo. Além da enquete e do podcast, nessa etapa, foi realizado um bate-papo expositivo como proposta complementar, possibilitando aos alunos participarem de forma mais descontraída. Foi possível, através dos resultados obtidos na enquete aplicada no terceiro momento, perceber o quão positivas foram as intervenções na compreensão da temática. Os resultados mostraram que o tema dos plásticos e microplásticos, presente em nosso cotidiano, era praticamente desconhecido pelos alunos, e servem para reforçar o quanto é necessário discutir e desenvolver o tema na Educação Básica. Além de promover o Ensino de Química através da aproximação dos alunos com a ciência e a tecnologia, também foi possível incentivar o pensamento crítico e a reflexão sobre o consumo sustentável e o descarte adequado de resíduos plásticos. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Microplásticos | por |
dc.subject | Ensino de Química | por |
dc.subject | Os Três Momentos Pedagógicos | por |
dc.subject | Microplastics | eng |
dc.subject | Chemistry Teaching | eng |
dc.subject | The Three Pedagogical Moments | eng |
dc.title | Plásticos e microplásticos como tema gerador no ensino de polímeros sob o prisma da sustentabilidade | por |
dc.title.alternative | Plastics and microplastics as a generating theme in the teaching of polymers under the prism of sustainability | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Face-to-face and online interventions were carried out, in 2021 and 2022, with third-year high school students from a state school located in Baixada Fluminense, State of Rio de Janeiro, with the aim of exploring the theme Plastics and Microplastics and contextualizing the content of Polymers in Organic Chemistry. As subsidies for this research, the guidelines of the National Common Curricular Base, the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro, textbooks of the PNLD 2021 and the Sustainable Development Goals of the Agenda 2030, of UNESCO, were used. An activity plan appropriate to the pandemic situation was prepared, using the Three Pedagogical Moments as a theoretical framework, which featured sequential interventions in three different moments: initial virtual poll, lecture and final virtual poll followed by expository chat. The initial poll was part of the first moment, and contained questions on the subject Plastics and Microplastics, with the purpose of realizing the knowledge of the subject by the target audience. It was found from the results obtained that more than 50% of the participants were unaware of the raw material of plastic, the term microplastic and the decomposition time of plastic materials. Thus, it was possible to elaborate the second moment, emphasizing unknown or little-known subjects. Therefore, an expository class was designed to present relevant topics to students to understand the theme. For the third moment, a second poll was created, also virtual, and a link to a podcast on the subject was sent to participating students to add to the content. In addition to the poll and podcast, at this stage, an expository chat was held as a complementary proposal, allowing students to participate in a more relaxed way. It was possible, through the results obtained in the survey applied in the third moment, to perceive how positive the interventions were in understanding the theme. The results showed that the subject of plastics and microplastics, present in our daily lives, was practically unknown by the students, and they serve to reinforce how much it is necessary to discuss and develop the subject in Basic Education. In addition to promoting Chemistry Teaching by bringing students closer to science and technology, it was also possible to encourage critical thinking and reflection on sustainable consumption and the proper disposal of plastic waste. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Herbst, Marcelo Hawrylak | |
dc.contributor.advisor1ID | 787.714.209-91 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1609235573836042 | por |
dc.contributor.referee1 | Herbst, Marcelo Hawrylak | |
dc.contributor.referee1ID | 787.714.209-91 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1609235573836042 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ana Cristina Souza dos | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-6617-7720 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4663575610102204 | por |
dc.contributor.referee3 | Miranda, Jussara Lopes de | |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-5800-2752 | por |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2116674175084321 | por |
dc.creator.ID | 104.590.097-45 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Química | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | AGENDA 2030. Plataforma Agenda 2030. Acelerando as transformações para a Agenda 2030 no Brasil. 2018. Disponível em: < http://www.agenda2030.org.br/ >. Acesso em: 05 set. 2021. ASSUMPÇÃO, L. Logística Reversa Aplicada. UOL, 2020. Disponível em: < https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/lia-assumpcao/2020/10/04/logistica-reversa-aplicada.htm >. 64 Acesso em: 06 out. 2020. BBC NEWS. A Era do Plástico: o uso do material pode marcar o início do antropoceno. BBC, 2019. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49670652 > Acesso em: 10 dez. 2020. BNCC. [BNCC Ensino Médio] Edital do PNLD para o Ensino Médio. Youtube, [s/d]. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=2JkU2JEiIkg&t=3947s >. Acesso em: 20 nov. 2020. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. MEC, p. 549-562, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. > Acesso em: 07 dez. 2020. _______. Sobre a Rio +20. RIO 20, [s/d]. Disponível em: < Sobre a Rio+20 — Rio + 20 >. Acesso em: 06 out. 2021. _______. Decreto no 9.099/2017, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9099-18-julho-2017-785224- publicacaooriginal-153392-pe.html >. Acesso em: 06 out. 2021. _______. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. ODM BRASIL, [s/d]. Disponível em: < http://www.odmbrasil.gov.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio >. Acesso em: 06 out. 2021. _______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEMTEC, volume 2, 140 f., p. 121-122, 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf >. Acesso em: 15 jul. 2021. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf > Acesso em: 05 dez. 2020. CANGEMI, J.M.; SANTOS, A.M. e CLARO NETO, S. Biodegradação: uma alternativa para minimizar os impactos decorrentes dos resíduos plásticos. Química Nova na Escola, n. 22, p. 17-25, 2005. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a03.pdf >. Acesso em: 10 set. 2021. CARRANÇA, T. Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material. BBC, 2020. Disponível em: < Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material - BBC News Brasil >. Acesso em: 05 dez. 2021. CHASSOT, A. Para que (m) é útil o ensino? 2.ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004. 65 CICLO VIVO. A diferença entre bioplástico, plástico oxidegradável e biodegradável. Ciclo Vivo, 2018. Disponível em: < https://ciclovivo.com.br/planeta/desenvolvimento/tipos-de- plastico/ >. Acesso em: 22 jun. 2021. COHEN, D. Health and Environmental Impacts of Single-Use Plastics. Plastic Pollution Coalition, [s/d]. Disponível em: < Single-Use Plastics Explained – Plastic Pollution Coalition (plasticpollutioncoalitionresources.org) >. Acesso em: 20 ago. 2021. CONEXÃO AMBIENTAL. Agenda 21. Paraná, [s/d]. Disponível em: < Agenda 21 | CONEXÃO AMBIENTAL (conexaoambiental.pr.gov.br) >. Acesso em: 08 out. 2021. COSTA, J. de M.; PINHEIRO, N. A. M. O Ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013. Disponível em: < file:///C:/Users/hugol/Downloads/20265-Texto%20do%20artigo-87941-1-10-20130613.pdf. > Acesso em: 06 set. 2021. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4a. ed. São Paulo: Cortez, 2011. _______. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990a. DE OLIVEIRA, E. B.; PAIXÃO, G. da S.; DOS SANTOS, F. N.; SAMPAIO, B. S. Temas geradores como contribuição metodológica para a prática docente. Kiri-Kerê: Pesquisa em Ação, n. 2, p. 8-19, 2017. Disponível em: < https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/14300/11540) >. Acesso em: 15 set. 2021. ECYCLE. Microplástico: principal poluente dos oceanos. Ecycle, [s/d]. Disponível em: < https://www.ecycle.com.br/microplastico/ >. Acesso em: 20 ago. 2021. FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 148p, 1975. _______. Pedagogia do oprimido. 48. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2009. ______. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, p. 118, 2012. FREITAS, T. F. De; COSTA, G. M. Os Livros Didáticos no Ensino de Química: Uma Breve Análise. Rio Grande (FURG): 37o EDEQ, 2017. Disponível em: < ficha-138.pdf (furg.br) >. Acesso em: 18 out. 2021. GEYER, R., JAMBECK, J. R., LAW, K. L. Production, use, and fate of all plastics ever made. Science Advances, 3, e1700782, 2017. Disponível em: < https://www.science.org/doi/pdf/10.1126/sciadv.1700782 >. Acesso em: 18 out. 2021. 66 GTSC. Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável. ODS. Recife, [s/d]. Disponível em: < https://gtagenda2030.org.br/ods/ >. Acesso em: 06 set. 2022. G1. Cientistas encontram microplásticos na corrente sanguínea humana. Globo, 2022. Disponível em: < https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/03/24/cientistas- encontram-microplasticos-na-corrente-sanguinea-humana.ghtml > Acesso em: 14 dez. 2022. JANOUŠKOVÁ, S.; TEPLÝ, P.; FATKA, D.; TEPLÁ, M.; CAJTHAML, T. e HÁK, T. Microplastics – how and what do university students know about the emerging environmental sustainability issue? Sustainability, v. 12, n. 21, p. 9220, 2020 JONES, F. A ameaça dos microplásticos. Revista Pesquisa Fapesp, 2019. Disponível em: < https://revistapesquisa.fapesp. br/a-ameaca-dos-microplasticos/ >. Acesso em: 20 set. 2021. LIM, X. Microplastics are everywhere – but are they harmful? Nature, v. 593, p. 22-25, 2021. Disponível em: < https://www. nature.com/articles/d41586-021-01143-3 >. Acesso em: 08 out. 2021. MAIA, J. de O.; SÁ, L. P.; MASSENA, E. P.; WARTHA, E. J. O Livro Didático de Química nas Concepções de Professores do Ensino Médio da Região Sul da Bahia. Química Nova na Escola, n. 2, p. 115-124, 2011. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_2/07-PE7110.pdf >. Acesso em: 03 out. 2021. MIODOWNIK, M. De que são feitas as coisas – 10 materiais que constroem o nosso mundo. São Paulo: Blücher, 2015. MUENCHEN, C. DELIZOICOV, D. Os Três Momentos Pedagógicos e o Contexto de Produção do Livro “Física”. Ciência e Educação. UNESP, Bauru, 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ciedu/a/y3QT786pHBdGzxcsRtHTb9c/?lang=pt) >. Acesso em: 16 set. 2021. NAÇÕES UNIDAS BRASIL. A ONU e o meio ambiente. Brasília, 2020. Disponível em: < A ONU e o meio ambiente | As Nações Unidas no Brasil >. Acesso em: 03 out. 2020. OAKES, K. O problema pouco conhecido do plástico biodegradável. BBC, 2020. Disponível em: < https://www. bbc.com/portuguese/vert-fut-52926914>. Acesso em: 01 dez. 2020. OLIVATTO, G. P.; CARREIRA, R.; TORNISIELO, V. L.; MONTAGNER, C. C. Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno. Revista Virtual Química, v. 10, n. 6, p. 1968-1989, 2018. Disponível em < http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v10n6a16.pdf >. Acesso em 05 nov. 2021. PEREIRA, F. C. Microplásticos no ambiente marinho: mapeamento de fontes e identificação de mecanismos de gestão para minimização da perda de pellets plásticos. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências, Área de Oceanografia). Instituto Oceanográfico, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < 67 https://teses.usp.br/teses/disponiveis/21/21134/tde-30032015- 150240/publico/Dissertacao_Flavia_Cabral_Corrigida.pdf >. Acesso em: 15 set. 2021. PIATTI, T. M. Plásticos: características, usos, produção e impactos ambientais. Maceió: EDUFAL, 2005. PROMOVE MAIS. Conheça quais são os tripés da sustentabilidade empresarial: Os tripés da sustentabilidade empresarial. Promove +, 2021. Disponível em: < https://promovemais.com.br/tripe-da-sustentabilidade/ >. Acesso em: 27 set. 2022. RIO DE JANEIRO. Governo do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado de Educação. Currículo Mínimo 2012: Química. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: < https://drive.google.com/drive/folders/1zRtj0Q_6AeZxBAJkR2wQIwp-HyNdnj_a > Acesso em: 05 dez. 2020. SOARES, W. Livro didático: como usá-lo com equilíbrio. Nova Escola, 2015. Disponível em: < Livro didático: como usá-lo com equilíbrio | Nova Escola >. Acesso em: 15 set. 2021. TAMINHASSO-MARTINHON, P.; RODRIGUES, A. G.; ROCHA, A. S. Polímeros e meio ambiente: uma proposta de ensino interativo numa abordagem teórico-prática para alunos de química do ensino médio. Revista Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 4, p. 26-38, 2019. TERA AMBIENTAL. Entenda os três pilares da sustentabilidade. Tera, 2021. Disponível em: < https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/entenda-os-tres-pilares-da- sustentabilidadee >. Acesso em: 27 set. 2022. UNITED NATIONS. Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais. Desenvolvimento Sustentável. Conhece todos os 17 ODS? [s/d]. Disponível em: < OS 17 GOLS | Desenvolvimento sustentável (un.org) >. Acesso em: 25 ago. 2021. UNFPA. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. [s/d]. Disponível em: < https://brazil.unfpa.org/pt-br/objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio >. Acesso em 03 out. 2021. WWF BRASIL. Brasil é o 4o país do mundo que mais gera lixo plástico. 2019. Disponível em: < https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico >. Acesso em: 25 ago. 2021. | por |
dc.subject.cnpq | Química | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/74009/2022%20-%20Aline%20Soares%20Fonseca%20de%20Azevedo.Pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6750 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-07-24T12:32:45Z No. of bitstreams: 1 2022 - Aline Soares Fonseca de Azevedo.Pdf: 3602172 bytes, checksum: d5ad034b7a6362dd578e35be7913bbfd (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-24T12:32:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Aline Soares Fonseca de Azevedo.Pdf: 3602172 bytes, checksum: d5ad034b7a6362dd578e35be7913bbfd (MD5) Previous issue date: 2022-11-04 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Aline Soares Fonseca de Azevedo.Pdf | 2022 - Aline Soares Fonseca de Azevedo | 3.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.