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dc.contributor.authorAmorim, Luiza dos Santos Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:21:51Z-
dc.date.available2023-12-22T03:21:51Z-
dc.date.issued2022-10-17
dc.identifier.citationAMORIM, Luiza dos Santos Oliveira. Uso das TIC’s como estratégia facilitadora para o ensino-aprendizagem de isomeria óptica no ensino médio: utilizando um aplicativo para simulação de um polarímetro. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15737-
dc.description.abstractAtualmente, a sociedade em geral e as escolas estão imersas em uma realidade marcada por tecnologias em suas mais variadas formas. Quando se trata do uso de tecnologias como ferramentas para aprimorar o processo ensino-aprendizagem, algumas abordagens têm sido observadas, como o uso de plataformas que permitem aulas “online”, “software” com animações e simulação 3D (terceira dimensão). Assim, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) é apresentado como uma ferramenta com potencial para auxiliar o professor como mediador e facilitador do conhecimento, trazendo motivação, clareza e contextualização ao conteúdo abordado, como o de Estereometria, que exige certo grau de abstração dos alunos para ser compreendido. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta didática de ensino sobre Isomeria Óptica com o auxílio de uma simulação de um polarímetro desenvolvido por meio de uma plataforma “no code” (Adalo). O aplicativo ("app") desenvolvido buscou minimizar o grau de abstração dos alunos em relação ao conteúdo, além de trazer um pouco de leveza e clareza para um assunto com alto grau de lacunas de aprendizagem para uma parcela considerável dos alunos. O aplicativo foi submetido a testes de usabilidade aplicando um questionário de satisfação a uma turma de pré-vestibular de um curso preparatório da Baixada Fluminense. Foram avaliados os impactos do uso do aplicativo na aprendizagem/conhecimento, motivação, prazer e experiências percebidas pelos usuários ao manipular o aplicativo. A análise dos resultados dos questionários de satisfação demonstrou a eficácia da aplicação como ferramenta auxiliar em aulas de Isomeria Óptica, como ferramenta motivacional, sendo considerada uma ferramenta simples e intuitiva que auxilia no processo de ensino-aprendizagem do tema Isomeria Óptica por grande percentual dos participantes.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino da Químicapor
dc.subjectEnsino de Isomeria Ópticapor
dc.subjectAdalopor
dc.subjectSoftware Educacionalpor
dc.subjectPré-Vestibularpor
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectOptical isomerism teachingeng
dc.subjectAdaloeng
dc.subjectEducational Softwareeng
dc.subjectUniversity Preparatory Courseeng
dc.titleUso das TIC’s como estratégia facilitadora para o ensino-aprendizagem de isomeria óptica no ensino médio: utilizando um aplicativo para simulação de um polarímetropor
dc.title.alternativeUsing ICT's as a facilitating strategy for teaching- learning of optical isomery in high school: using an mobile application for simulating a polarimetereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherCurrently, society in general as well as schools are immersed in a reality marked by technologies in their most varied forms. When it comes to the use of technologies as tools to enhance the teaching-learning process, some approaches have been observed, such as the use of platforms that allow online classes, software with animations, and 3D simulation (third dimension). Thus, the use of Information and Communication Technologies (ICT's) is presented as a tool with potential to help the teacher as a mediator and facilitator of knowledge, bringing motivation, clarity, and contextualization to the content covered, such as Stereoisomery, which requires a certain degree of abstraction from the students to be understood. This work aimed to develop a didactic proposal for teaching about Optical Isomery with the aid of a simulation of a polarimeter developed using a platform no-code (Adalo). The mobile application (“app”) developed sought to minimize the degree of abstraction of the students in relation to the content, besides bringing a little lightness and clarity to a subject with a high degree of learning gaps for a considerable portion of the students. The app was submitted to usability testing by applying a satisfaction questionnaire to a university preparatory course class from Baixada Fluminense area. The impacts of using the application on learning/knowledge, motivation, application enjoyment, and the experiences perceived by users while manipulating the “app” were evaluated. The analysis of the results of the satisfaction questionnaires demonstrated the effectiveness of the application as an auxiliary tool in optical isomery classes, as a motivational tool, being considered a simple and intuitive application that helps in the teaching-learning process of the topic Optical Isomery by a large percentage of the participants.eng
dc.contributor.advisor1Santos, André Marques dos
dc.contributor.advisor1ID650.076.621-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3428935182333406por
dc.contributor.referee1Santos, André Marques dos
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dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3428935182333406por
dc.contributor.referee2Araújo, Rosangela Vidal de Souza
dc.contributor.referee2ID029.610.074-96por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0161284695913412por
dc.contributor.referee3Santos, Andressa Esteves de Souza dos
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7841-484Xpor
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512588830326615por
dc.creator.ID144.225.787-31por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3165816243174517por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpor
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