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dc.contributor.authorCosta, Wellis Rodrigo da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:21:51Z-
dc.date.available2023-12-22T03:21:51Z-
dc.date.issued2023-03-31
dc.identifier.citationCOSTA, Wellis Rodrigo da Silva. Metodologias educativas e de capacitação para melhoria da qualidade dos recursos hídricos. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15738-
dc.description.abstractA água é uma substância que nos convida a estudar as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os rios de cada região e suas características físicas, químicas e microbiológicas abrem um leque de oportunidades para atingir as metodologias orientativas da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU-Brasil agenda 2030, e os fundamentos estabelecidos para o Novo Ensino Médio brasileiro. Todo arcabouço desta pesquisa está focado no efeito do curso Metodologias Educativas e de Capacitação para Melhoria da Qualidade dos Recursos Hídricos nos participantes, que foi registrado na Biblioteca Nacional de Registros do Brasil (BNRB) como um curso livre de qualificação continuada para professores de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias sob o código C6X9F562. O projeto da pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa através do parecer 5.675.655. A pesquisa foi realizada com 10 professores da SEEDUC-RJ lotados no Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves (CEPRA), localizado no município de Paracambi, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza aplicada, com características exploratórias, onde os procedimentos adotados foram conduzidos por uma pesquisa-ação devido seu caráter participativo, impulso democrático e contribuição à mudança social. A fundamentação teórica deste trabalho está pautada em documentos oficiais da área de meio ambiente, onde a classificação da água dos rios de uma região é utilizada como uma reorientação do ensino, principalmente na área de química, sendo idealizado numa abordagem do pensamento sistêmico para o ensino Ciências da Natureza e convergente com a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. A pesquisa realizada nesta dissertação de mestrado demostra que a ferramenta metodológica desenvolvida impactou de forma positiva os professores pesquisados, contribuindo no desenvolvimento de sua autonomia, através do propósito de melhoria da qualidade da água de rios, aguçando a investigação científica e possibilitando uma visão sistêmica para enfrentar os desafios ambientais da atualidade.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectPensamento sistêmicopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectWatereng
dc.subjectTeaching Chemistryeng
dc.subjectSystemic thinkingeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.titleMetodologias educativas e de capacitação para melhoria da qualidade dos recursos hídricospor
dc.title.alternativeEducational and training methodologies to improve the quality of water resourceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWater is a substance that invites us to study the Natural Sciences and their Technologies, the rivers of each region and their physical, chemical and microbiological characteristics, open up a range of opportunities to achieve the guiding methodologies of the National Water and Sanitation Agency (Agência Nacional de Águas e Saneamento - ANA), United Nations Environment Program (UNEP), Sustainable Development Goals (SDGs) of the UN-Brazil 2030, and the foundations established for the New Brazilian High School. The entire framework of this research is focused on the effect of the course Educational Methodologies and Training for Improving the Quality of Water Resources on the participants, which was registered at the National Library of Records of Brazil (BNRB) as a free course of continuous qualification for teachers of Sciences Nature and Its Technologies under code C6X9F562. The research project was approved by the Research Ethics Committee through opinion 5,675,655. The research was carried out with 10 SEEDUC-RJ teachers working at Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves (CEPRA), located in the municipality of Paracambi, in the metropolitan region of the State of Rio de Janeiro. The research approach is qualitative, of an applied nature, with exploratory characteristics, where the adopted procedures were conducted by action research due to its participative character, democratic impulse, and contribution to social change. The theoretical basis of this work is based on official documents around the environment, where the classification of river water in a region is used as a reorientation of teaching, mainly in chemistry, being idealized in an approach of systemic thinking for teaching Natural Sciences and convergent with Paulo Freire's Pedagogy of Autonomy. The research carried out in this master's thesis demonstrates that the methodological tool developed had a positive impact on the researched teachers, contributing to the development of their autonomy, through the purpose of improving the quality of water in rivers, sharpening scientific research, and enabling a systemic vision for address today's environmental challenges.eng
dc.contributor.advisor1Santos, André Marques dos
dc.contributor.referee1Santos, André Marques dos
dc.contributor.referee2Pontes, Emerson Guedes
dc.contributor.referee3Santos, Fabiana Soares dos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2864476951098184por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqQuímicapor
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