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dc.contributor.authorMarinho, Carla Cristina de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T03:21:51Z-
dc.date.available2023-12-22T03:21:51Z-
dc.date.issued2021-07-30
dc.identifier.citationMARINHO, Carla Cristina de Souza. Abordagem lúdico-experimental para o ensino de química: uma sequência didática para a abordagem do conceito de acidez e basicidade. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15740-
dc.description.abstractComo forma de trabalhar os conceitos químicos de forma mais contextualizada e relacionados com o cotidiano dos alunos, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática (SD) sobre o tema acidez e basicidade, aplicada a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A escolha da SD como metodologia de ensino deveu-se ao fato de ser uma proposta de ensino onde é possível utilizar variadas estratégias metodológicas e recursos didáticos para abordar determinado tema. Quando uma SD é bem planejada, ela pode facilitar a aprendizagem, trazer uma maior motivação para a aula e tornar o aluno mais participativo no processo. Antes de iniciar as atividades propostas pela sequência didática, foi realizado um questionário com oito perguntas abertas com o objetivo de levantar as ideias prévias dos alunos em relação ao conteúdo de ácidos e bases, conceito de pH, e saber se tais temas estavam presentes no cotidiano deles. Após esse levantamento, a SD foi executada em 5 aulas e a metodologia utilizada foram as atividades de problematização, de leitura, atividades lúdicas e experimentais. As atividades aplicadas tiveram como objetivos: a busca de uma aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos, baseada na teoria de David Ausubel; e alunos mais protagonistas na construção do conhecimento, sendo orientados pelo professor, baseado em um dos principais pressupostos de Vygotsky, o processo de mediação. Diante das atividades realizadas pelos discentes, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, uma evolução dos conhecimentos e um comportamento participativo e motivado dos alunos durante as aulas, atingindo assim o principal objetivo do trabalho, propiciar aos estudantes uma aprendizagem significativa.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectrecursos didáticospor
dc.subjectacidez e basicidadepor
dc.subjectpurposeful learningeng
dc.subjectdidactic resourceseng
dc.subjectacidity and basicityeng
dc.titleAbordagem lúdico-experimental para o ensino de química: uma sequência didática para a abordagem do conceito de acidez e basicidadepor
dc.title.alternativeLúdico-experimental approach to chemistry teaching: a didactic sequence to teach the concept of acidity and basicityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherTo work the chemical concepts in a more contextualized way and more related to the daily life of the students, this research aimed the elaboration of a didactic sequence (DS) on the theme acidity and basicity, applied to a class of the 9th grade of elementary school. I have chosen a DS as a teaching methodology since it is a teaching proposal where it is possible to use several methodological strategies and didactic resources to address a given theme. When a DS is well planned, it can facilitate learning, bring greater motivation to the class and make students more participative in the process. Before starting the activities proposed by the didactic sequence, a questionnaire with eight open questions was conducted in order to raise the students' previous ideas regarding the content of acids and bases, pH concept, and whether such themes were present in their daily lives. After this survey, the DS was performed in 5 classes and the methodology used were problematization, reading, recreational and experimental activities. The applied activities had as objectives: the search for a meaningful and contextualized learning of the contents, based on David Ausubel’s theory; and students who act as protagonists in the construction of knowledge, being guided by the teacher, based on one of Vygotsky’s main assumptions, the mediation process. Given the activities carried out by the students, it was possible to perceive the progress achieved with this teaching strategy, an evolution of knowledge and a participatory and motivated behavior of the students during the classes, thus achieving the main objective of the work, providing students with purposeful learning.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Andressa Esteves de Souza dos
dc.contributor.advisor1ID032.496.947-38por
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Vanessa Gomes Kelly
dc.contributor.advisor-co1ID100.094.987-70por
dc.contributor.referee1Santos, Andressa Esteve de Souza dos
dc.contributor.referee2Guedes, Guilherme Pereira
dc.contributor.referee3Santos, André Marques dos
dc.contributor.referee4Santos, Claudio Eduardo Rodrigues dos
dc.contributor.referee5Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.creator.ID056.969.517-16por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9006061087703540por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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