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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15742
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Valeria Aparecida Leitão | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:21:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:21:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Valeria Aparecida Leitão. Uso do boldo do telhado verde do Colégio Estadual Erich Walter Heine: uma alternativa no ensino de química. 2019. 95 f. Dissertação ( Mestrado em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15742 | - |
dc.description.abstract | O ecotelhado foi implantado no Colégio Estadual Erich Walter Heine (CEEWH), uma dupla escola (ensino médio integrado em Administração), quando na sua inauguração, em 2011, com o intuito de diminuir a sensação térmica do ambiente escolar, captar a água da chuva para uso na irrigação e em atividades educacionais e interdisciplinares. O projeto Telhado Verde consiste em cuidar das centenas de mudas de boldo que se localizam no telhado do colégio, classificado como o único colégio sustentável da América Latina. Sua utilização traz benefícios como a melhoria térmica e a purificação do ar, que ocorre com a absorção de CO2 pela vegetação e liberação de oxigênio, além de ser uma área que pode ser utilizada como um espaço de estudo de diversas áreas, integrando as disciplinas no ambiente escolar. Assim esse trabalho visa utilizar o boldo do telhado verde do CEEWH como uma oficina temática para auxiliar aos estudantes nas aulas de química do 3º ano do Ensino Médio, na construção de alguns conceitos de Química Orgânica, tomando como base os componentes químicos presentes nessa planta medicinal tão popularmente conhecida. As oficinas temáticas constituem uma ferramenta alternativa utilizada pelos professores para inserir um contexto da realidade dos estudantes na sala de aula. A escolha de um tema relevante do cotidiano pode promover aprendizagem e despertar o interesse do estudante nas aulas. O uso do boldo como fonte de pesquisa pode servir como forma de motivação e contextualização, aproximando o conteúdo da química com o cotidiano do aluno. Nesse trabalho, a oficina temática foi realizada em sete etapas sendo, inicialmente, aplicado um questionário para verificar o conhecimento dos estudantes do 3ª ano do ensino médio sobre as plantas medicinais, definição, uso e riscos. Em seguida, os alunos realizaram pesquisa sobre alguns constituintes químicos do boldo responsáveis, provavelmente, por suas propriedades medicinais, uma pesquisa sobre plantas medicinais em geral e uma sobre algumas das variedades do boldo conhecidas. A experimentação também é uma parte muito importante da oficina temática e, assim, foram preparados extratos aquoso e hidroalcóolico das folhas do boldo, a fim de se buscar informações sobre a sua composição química básica, além de ter sido feita uma exsicata do boldo para análise de sua espécie, sendo classificado como Plectranthus amboinicus. Com o resultado dessa pesquisa e experimentações pôde-se trabalhar as funções orgânicas existentes nos compostos reforçando o conhecimento já adquirido em aula, além de ter-se criado o perfil do boldo cultivado no telhado verde do CEEWH. Como produto desse trabalho foi elaborado, pelos alunos, uma cartilha com o intuito de informar à comunidade escolar e a população circunvizinha sobre o uso correto dos fitoterápicos, com destaque para o boldo. Esse material promoverá uma interação entre os alunos e a comunidade local, e alertará sobre o uso de planta medicinal, que dependendo da dosagem do princípio ativo pode promover benefícios, mas se utilizado indiscriminadamente pode causar riscos ou danos à saúde | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Plectranthus amboinicus | por |
dc.subject | Plantas medicinais | por |
dc.subject | Ensino de Química | por |
dc.subject | Telhado Verde | por |
dc.subject | Plectranthus amboinicus | eng |
dc.subject | Medicinal plants | eng |
dc.subject | Teaching Chemistry | eng |
dc.subject | Green Roof | eng |
dc.title | Uso do boldo do telhado verde do Colégio Estadual Erich Walter Heine: uma alternativa no ensino de química | por |
dc.title.alternative | The use of de boldo from the Erich Walter Heine State College Green Roof: An alternative in chemistry teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The green roof was installed at the Erich Walter Heine State College (CEEWH), a double school (integrated high school in Administration), when it was inaugurated, in 2011, with the purpose of reducing the thermal sensation of the school environment, capturing rainwater for use in irrigation and educational and interdisciplinary activities. The Green Roof project consists of taking care of the hundreds of boldo seedlings that are located on the roof of the school, classified as the only sustainable college in Latin America. Its use brings benefits such as thermal improvement and air purification, which occurs with the absorption of CO2 by vegetation and oxygen release, besides being an area that can be used as a space for study of several areas, integrating the disciplines in the school environment. Thus, this work aims to use the CEEWH the blood of green roof as a thematic workshop to assist students in the chemistry classes of the 3rd year of high school, in the construction of some concepts of Organic Chemistry, based on the chemical components present in this medicinal plant so popularly known. Thematic workshops are an alternative tool used by teachers to insert a context of students' reality in the classroom. Choosing a relevant everyday theme can promote learning and arouse student interest in class. The use of boldo as a source of research can serve as a form of motivation and contextualization, bringing the chemistry content closer to the student's daily life. In this work, the thematic workshop was carried out in seven stages. Initially, a questionnaire was applied to verify the knowledge of third year high school students about medicinal plants, definition, use and risks. Next, students conducted research on some of the boldo chemical constituents likely to be responsible for their medicinal properties, research on medicinal plants in general, and one on some of the known boldo varieties. Experimentation is also a very important part of the thematic workshop and, thus, aqueous and hydroalcoholic extracts of boldo leaves were prepared in order to obtain information on their basic chemical composition, and a boldo exsiccata was made for analysis. of its species, resulting in the Plectranthus amboinicus. With the result of this research and experimentation, it was possible to work the existing organic functions in the compounds reinforcing the knowledge already acquired in class, besides creating the profile of the boldo grown on the green roof of CEEWH. As a product of this research, a booklet was prepared by the students to inform the school community and the surrounding population about the correct use of herbal medicines, especially boldo. This will promote interaction between students and the local community, and will warn about the use of medicinal plants, which depending on the dosage of the active ingredient, may cause health risks or harm | eng |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Rosane Nora | |
dc.contributor.advisor1ID | 958.067.337-34 | por |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8983-3786 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5479814788308057 | por |
dc.contributor.referee1 | Castro, Rosane Nora | |
dc.contributor.referee1ID | 958.067.337-34 | por |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8983-3786 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5479814788308057 | por |
dc.contributor.referee2 | Santiago, Vitor Sueth | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7873681582100547 | por |
dc.contributor.referee3 | Santos, André Marques dos | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3428935182333406 | por |
dc.creator.ID | 044.572.547-89 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7114556689516482 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Química | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | por |
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dc.subject.cnpq | Química | por |
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