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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15743
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Rocha, Jaqueline da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:21:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:21:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-11 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Jaqueline da. Uma proposta de aula experimental lúdica com conotação forense como ferramenta didática motivacional para o Ensino de Química direcionada ao Ensino Médio: Seropédica, RJ. 2020. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) - Instituto de Química. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15743 | - |
dc.description.abstract | A carreira de professor não é fácil, há enormes desafios, como a falta de reconhecimento por parte da sociedade e a desvalorização salarial, além disso, frequentemente é preciso mudar as práticas de ensino, devido a alta velocidade com que a sociedade se modifica ao longo tempo. Assim, alguns professores vocacionados buscam inovar suas práticas. Desta forma, uma aula experimental lúdica, com conotação forense, foi planejada, realizada e avaliada, a partir de materiais alternativos em um laboratório de uma escola pública situada na cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, no ano de 2019. A aula experimental foi aplicada para alunos do terceiro ano do ensino médio e teve como objetivos a busca de uma Aprendizagem Significativa e contextualizada dos conteúdos, baseada nas teorias de David Ausubel e de Paulo Freire, e a melhoria das relações interpessoais de colaboração entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Na aplicação da aula experimental, verificou-se o envolvimento dos alunos de forma positiva nas atividades propostas, destacando seu interesse em trabalhar com o tema forense. Por meio dos questionários aplicados, a maioria dos alunos percebeu a importância da ciência, de um modo geral, com destaque especial para a química na vida cotidiana. Não menos importante foi a possibilidade que o experimento ofereceu de trabalhar com diferentes conteúdos químicos, tais como: soluções (preparo e cálculo de concentração), número de oxidação, reações e o fenômeno da fluorescência, visto que tais temas foram inseridos no contexto da aula e tiveram um significado real para os alunos, que participaram ativamente do processo de ensino-aprendizagem mediado pela professora. A partir dos resultados, pode-se concluir que o experimento proposto é bastante interessante para ser aplicado ao ensino médio. O manuseio da ninidrina (p.17 da dissertação) deve ser feito com equipamento de proteção individual. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | ensino de química | por |
dc.subject | química forense | por |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.subject | chemistry teaching | eng |
dc.subject | forensic chemistry | eng |
dc.title | Uma proposta de aula experimental lúdica com conotação forense como ferramenta didática motivacional para o Ensino de Química direcionada ao Ensino Médio | por |
dc.title.alternative | A class proposal of the ludic experimental with forensic connotation as a motivational didact tool for chemistry teaching directed to hight school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The teacher career is not an easy one. The challenges are huge as there is a lack of societal recognition and the wages are still low. In addition, the changes in the teaching methodology are frequent as our society evolves through time. Thus, some dedicated teachers seek innovation in their practice. Therefore, a ludic experimental class with alternatives materials and forensics connotation was planned, performed, and evaluated in a school science lab located in Nova Iguaçu city in the state of Rio de Janeiro in 2019. The experimental class was implimented for last year high schoolers. The goal was to seek meaningfull and contextualized learning based on David Ausubel and Paulo Freire theories. It also intended to promote collaboration between students in the teaching/learning process. During the experiment, it was possible to observe student engagement to the proposed activity, as there were enthusiasm, especially for forensiscs theme. Through the questionnaires applied, it was possible to observe that the students were capable of realizing the importance of science and chemistry in our daily lives. Nonetheless important, was the possibility to work through different contents, such: solutions (preparation and calculation), oxidation number, reactions, and the fluorescence phenomenon. All the themes proposed were present in the teaching/learning process and had real meaning to the students. From the results, it was possible to conclude that the ludic experiment was very interesting to apply in high school. The ninhydrin (see pg. 17, dissertation) must be handled with the personal protective equipment. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos | |
dc.contributor.advisor1ID | 078.357.167-47 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Andrea Rosane da | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Andressa Esteves de Souza dos | |
dc.contributor.referee4 | Bernardes, Bauer de Oliveira | |
dc.contributor.referee5 | Castilho, Roberto Barbosa de | |
dc.creator.ID | 023.214.417-63 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Química | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Química | por |
dc.relation.references | AMORIM, Filipi Vieira; CALLONI, Humberto. Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 22, n. 2, p. 380-392, 2017. ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Interamericana, 1980. AZEVEDO, M. C. P. S. et al. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, v. 3, p. 19-33, 2004. BARROS, Adriana. Síndrome de Burnout em docentes: suas causas e estratégias para ser enfrentada. Construir Notícias, v. 13, n.73, nov./dez., 2013. BASSOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciênc. 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dc.subject.cnpq | Química | por |
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