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dc.contributor.authorCosta, Isabella Moreira Barros-
dc.date.accessioned2024-01-22T12:57:41Z-
dc.date.available2024-01-22T12:57:41Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15767-
dc.description.abstractA presente pesquisa se propõe a investigar os currículos dos cursos de Letras – Inglês de seis (6) universidades da região metropolitana do Rio de Janeiro a fim de identificar os saberes que estão sendo contemplados nesses currículos. Apoiados na perspectiva decolonial para promover diálogos democráticos e buscar justiça social e cognitiva, analisamos a formação do professor de inglês nos cursos de Letras como um elemento possível para transpor as ausências dos currículos modernos. A pesquisa, qualitativa e documental, foi realizada a partir da análise das ementas e fluxogramas oficiais disponíveis nas plataformas digitais das instituições investigadas. Buscamos 1) compreender a distribuição das disciplinas das matrizes curriculares pelas áreas do conhecimento – Linguística, Literatura, Ensino; 2) apontar quais modalidades de educação são trabalhadas nesses cursos; e 3) identificar potencial decolonial para o trabalho pedagógico. As referências teóricas para análises e interpretações estão inscritas nos estudos decoloniais e no art. 3, § 6 do decreto No 8752/16, que orienta um dos objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Os dados interpretados nos levaram a concluir que as ementas apresentam possibilidades de se discutir a decolonialidade em algumas disciplinas que já estão incorporadas aos currículos das instituições investigadas, contudo o número ainda é mínimo considerando o total de disciplinas ofertadas ao longo da formação. Diante disso, torna-se fundamental pensar em currículos decoloniais que ultrapassem os conhecimentos modernos e deem conta da pluralidade dos seus licenciandos e das modalidades de ensino em que eles poderão vir a atuarpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectformação do professorpt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectdecolonialidadept_BR
dc.subjectteaching practicespt_BR
dc.subjectcurriculumpt_BR
dc.subjectdecolonialitypt_BR
dc.titleDiálogos epistemológicos: os currículos na formação inicial do professor de inglês no Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeEpistemological dialogues: curricula in the initial training of english teachers in Rio de Janeiroen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present research aims to investigate the Language Arts curricula from six (6) universities in the metropolitan area of Rio de Janeiro in order to identify what knowledge has been contemplated among the curricula. In order to promote democratic dialogues and cognitive social justice, we analyzed the teaching development, supported by the decolonial perspectives as a possible element to overcome the negation of some knowledges in modern curricula. The research, qualitative and documental, was developed from the analyses of the official course syllabuses and flowcharts available digitally on the institutions’ platforms. We aimed to 1) understand the distribution of subjects in the curricula among three (3) main areas – Linguistics, Literature, Education; 2) highlight which modalities in the educational field have been studied in the courses; and 3) identify a decolonial potential for the pedagogical work. The theoretical references for the investigation are embedded within the article three (3) of the decree 8752/16, item VI that states one of the objectives for the National Teacher Training of the Elementary Education Framework. The analyzed data proposed that the syllabuses present possibilities for promoting decolonial dialogues among some of the subjects that have already been incorporated into their curricula, however that is very limited considering the vast number of subjects that is explored throughout their undergraduate course. Thus, it is essential to think of a decolonial curriculum that will transgress modern knowledges and will consider fairly the plurality of its undergraduate students and the educational areas that they might be interested in teachingen
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Batista da-
dc.contributor.advisor1ID147.807.567-82pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5781-6006pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985424809328384pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Simone Batista da-
dc.contributor.referee1ID147.807.567-82pt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5781-6006pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985424809328384pt_BR
dc.contributor.referee2Lessa, Adriana Tavares Maurício-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2251483421572756pt_BR
dc.contributor.referee3Maciel, Ruberval Franco-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3940070820451122pt_BR
dc.creator.ID147.807.567-82pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1680123636811431pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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