Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17636
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dc.contributor.authorSouza, Valéria Xavier Bastos de-
dc.date.accessioned2024-07-17T13:18:59Z-
dc.date.available2024-07-17T13:18:59Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Valéria Xavier Bastos de. Aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais: O Caso dos Gerentes Intermediários de uma Empresa Pública Tricentenária. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17636-
dc.description.abstractConsiderando a Crise financeira enfrentada por uma Empresa Pública Tricentenária (EPT), impactada pela perda de 70% de sua receita, que repercutiu em balanço negativo nos exercícios subsequentes e na inclusão no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República PPI, em 2019. Essa situação financeira deflagrou um clima organizacional negativo e repleto de incertezas sobre a empregabilidade e futuro da empresa, em que grande pressão foi exercida sobre a capacidade de gestão da liderança intermediária ou middle managers da EPT, foco desta pesquisa aplicada na qual indagou-se: Como a aprendizagem gerencial alcançada na prática laboral contribuiu ao desenvolvimento de competências dos gerentes intermediários da EPT? Nesta pesquisa qualitativa de epistemologia interpretativista os dados foram obtidos mediante 17 entrevistas semiestruturadas, compostas por oito duplas de líderes e liderados lotados em oito departamentos distintos e um empregado assessor de diretoria executiva. Os sujeitos foram selecionados propositalmente dentre aqueles com vivência mínima de um ano atuando em gestão no nível tático. Os dados empíricos (entrevistas e documentos) foram interpretados mediante análise qualitativa indutiva proposta por Thomas (2006), da qual emergiram 12 categorias descritivas de primeira ordem e 24 categorias de segunda ordem que compõem a resposta à questão de pesquisa. A aprendizagem gerencial vicária, da prática laboral dos gerentes intermediários foi alcançada mediante a vivida no cotidiano e, o desenvolvimento profissional de suas competências gerenciais estimulou a capacitação e aperfeiçoamento de suas equipes assim como a valorizar a Gestão do conhecimento. Dentre as principais competências desenvolvidas identificou-se: Liderança aprendida pelo exemplo com antecessores, negociação aprimorada no conflito e habilidade em lidar com pessoas, o que contribuiu para a Transição gerencial e identificação de Competências Críticas, ou seja, Power skills desenvolvidas para o presente e futuro. Também foi identificada a necessidade de os gestores realizarem feedback assertivamente. Dentre os principais desafios enfrentados pela gestão intermediária da EPT estão Dificuldades nas relações interpessoais, disciplinares e RH, especialmente perante os desafios impostos pela pandemia e seus impactos, quando se acentuaram o Desengajamento na empresa pública e críticas e sugestões para o Futuro da EPT. Os resultados evidenciaram que a aprendizagem gerencial alcançada na prática laboral dos gerentes intermediários mediante a vivência do cotidiano, desenvolveu suas competências técnicas e comportamentais. Os resultados alcançados permitiram obter subsídios para elaboração de um programa de capacitação gerencial específico à realidade dos gestores examinados. Assim, nesta pesquisa se produziu conhecimento científico empiricamente fundamentado para subsidiar capacitação gerencial específica e se agrega ao acervo do conhecimento em gestão dos processos de aprendizagem de competências gerenciais na ação no contexto da empresa pública tricentenária do Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAprendizagem gerencialpt_BR
dc.subjectCompetências gerenciaispt_BR
dc.subjectGerência intermediáriapt_BR
dc.subjectGestores no setor públicopt_BR
dc.subjectEmpresa públicapt_BR
dc.subjectManagement learningpt_BR
dc.subjectManagement competenciespt_BR
dc.subjectMiddle managementpt_BR
dc.subjectPublic sector Managerspt_BR
dc.subjectPublic firmpt_BR
dc.titleAprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais: O Caso dos Gerentes Intermediários de uma Empresa Pública Tricentenáriapt_BR
dc.title.alternativeLearning and developing management competences: The Case of Middle Managers of a Tricentennial Public Companyen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherConsidering the financial crisis faced by a Tricentennial Public Company (EPT), impacted by the loss of 70% of its revenue, impacting on a negative balance in subsequent years and inclusion in the Investment Partnerships Program of the Presidency of the Republic - PPI, in 2019, and which triggered a negative organizational climate and full of uncertainties about the employability and future of the company, in which great pressure was exerted on the management capacity of the middle leadership or middle managers of the EPT, which was the focus of the qualitative research carried out, in which it was asked: How did the managerial learning achieved in the work practice contribute to the development of competences of the middle managers of the EPT? In this qualitative research of interpretivist epistemology, data were collected through 17 semi-structured interviews, composed of eight pairs of leaders and subordinates located in eight different departments and an assistant employee of the executive board. The subjects were selected on purpose, among those with at least one year of experience working in management at the tactical level. Empirical data (interviews and documents) were interpreted using an inductive qualitative analysis proposed by Thomas (2006), from which 12 first-order descriptive categories and 24 second-order categories emerged that make up the answer to the research question. The managerial learning of the work practice of middle managers was achieved through Learning lived in daily life and about Professional Development, enabled the Stimulus to train and improve the team and also learned to value Knowledge Management. As the main skills developed, Leadership learned by example with predecessors, improved negotiation in conflict and the ability to deal with people were identified, which contributed to the Managerial Transition and identification of Critical Skills: Power skills developed for the present and future. The need for assertive feedback was identified. Among the main challenges faced by the management of the EPT are the Difficulties faced by the managers of a public company, such as interpersonal, disciplinary and HR relationships, especially with the challenges imposed by the pandemic and its impacts, accentuating critical points such as Disengagement in the public company and consequent criticisms and suggestions for the future of the EPT. The findings obtained evidenced the managerial learning achieved in the work practice of middle managers through learning lived in everyday life, developing technical and behavioral skills. The results achieved made it possible to subsidize the elaboration of a specific managerial training program. Thus, this research produced empirically based scientific knowledge to support specific managerial training and adds to the collection of knowledge in management of the learning processes of managerial competences in action in the context of the tricentennial public company in Brazil.en
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917pt_BR
dc.contributor.referee1Villardi, Beatriz Quiroz-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917pt_BR
dc.contributor.referee2Lavarda, Rosalia Aldraci Barbosa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1093-4486pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0883337106284313pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Anielson Barbosa da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6549-9733pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405428972303042pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141365265789299pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
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