Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17649
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dc.contributor.authorOliveira, Tatiana Carla Silva Soares de-
dc.date.accessioned2024-07-22T15:05:34Z-
dc.date.available2024-07-22T15:05:34Z-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.identifier.citationSOARES, Tatiana. Formação acadêmica e profissional: as tessituras do Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) -Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17649-
dc.description.abstractO estudo teve por objetivo analisar o processo de dimensionamento de pessoal dos Técnico- Administrativos em Educação (TAEs), no cargo de Assistente em Administração, considerando a relação entre a formação acadêmica e o perfil solicitado pelas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi lançado um olhar reflexivo sobre as características desses profissionais, observando em quais aspectos a formação acadêmica contribui no exercício do cargo e, consequentemente, para o desenvolvimento das atividades meio e fim da instituição. Para tanto, caracterizamos a estrutura dos cargos TAEs e sua configuração nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Situamos os marcos históricos da UFRRJ e sua organicidade. Descrevemos a trajetória dos TAEs e apresentamos a concepção do dimensionamento de pessoal e sua articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional. O estudo de natureza qualitativa teve como referenciais metodológicos as pesquisas documental e bibliográfica. Na coleta de dados, utilizamos questionário misto, com questões abertas e fechadas direcionadas aos Assistentes em Administração graduados na educação superior e Gestores envolvidos nesse processo. Este estudo esteve sujeito ao contexto decorrente da pandemia de Covid- 19, declarada pela Organização Mundial de Saúde. A análise de conteúdo foi o referencial metodológico para a sistematização dos dados, por meio da criação e aprofundamento de categorias temáticas. Os resultados obtidos e cotejadas com os referenciais apontaram para as dificuldades enfrentadas pelos gestores para atender às demandas da universidade, em meio à precariedade de recursos financeiros e às reformas do Estado, envolvendo a diminuição e a não reposição de vagas de servidores. A gestão do Plano de Carreira dos TAEs, por meio do dimensionamento de pessoal, também tem sido um desafio, frente à escolaridade superestimada do servidor ingressante e a necessidade de maior consciência sobre esse processo. Para parte dos Assistentes em Administração esse esforço tem logrado êxito, com o mínimo de ocorrências de não adequação ao perfil e com a valorização da formação acadêmica. No entanto, apontaram também alguns descontentamentos, tendo em vista, a limitação de cargos disponíveis para o atendimento de seus anseios. Esperamos que esta pesquisa contribua no desenvolvimento de estratégias para aperfeiçoamento de práticas de gestão de pessoas, em meio às transformações do mundo do trabalho e à missão da UFRRJ.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectTécnico-administrativo em educaçãopt_BR
dc.subjectDimensionamento de pessoalpt_BR
dc.subjectAlocação de pessoalpt_BR
dc.subjectUFRRJpt_BR
dc.subjectAcademic educationpt_BR
dc.subjectTechnical-administrative in educationpt_BR
dc.subjectPersonnel sizingpt_BR
dc.subjectPersonnel allocationpt_BR
dc.subjectUFRRJpt_BR
dc.titleFormação acadêmica e profissional: as tessituras do técnico- administrativo em educação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeAcademic and professional education: the testsitures of the technician- administrative in education at the Rural Federal University Of Rio De Janeiroen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe study aimed to analyze the staff dimensioning process of the Technical-Administrative in Education (TAEs), in the position of Assistant in Administration, considering the relationship between academic training and the profile requested by the administrative and academic units of the Rural Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ). A reflective look at the characteristics of these professionals was launched, observing in which aspects the academic training contributes to the exercise of the position and, consequently, to the development of the institution's middle and end activities. Therefore, we characterize the structure of TAEs positions and their configuration in Federal Institutions of Higher Education (IFES). We situate the historical landmarks of UFRRJ and its organicity. We describe the trajectory of the TAEs and present the conception of personnel dimensioning and its articulation with the Institutional Development Plan. The qualitative study had documental and bibliographic research as methodological references. In data collection, we used a mixed questionnaire, with open and closed questions aimed at Assistants in Administration graduated in higher education and Managers involved in this process. This study was subject to the context resulting from the Covid-19 pandemic, declared by the World Health Organization. Content analysis was the methodological framework for the systematization of data, through the creation and deepening of thematic categories. The results obtained and compared with the references pointed to the difficulties faced by managers to meet the demands of the university, amid the precariousness of financial resources and State reforms, involving the reduction and non-replacement of vacancies for civil servants. The management of the Career Plan of the TAEs, through the sizing of personnel, has also been a challenge, given the overestimated education level of the incoming civil servant and the need for greater awareness of this process. For part of the Administration Assistants, this effort has been successful, with minimal occurrences of non-adaptation to the profile and with the appreciation of academic training. However, they also pointed out some discontent, in view of the limitation of positions available to meet their desires. We hope that this research will contribute to the development of strategies to improve people management practices, in the midst of changes in the world of work and the mission of UFRRJ.en
dc.contributor.advisor1Paiva, Liz Denize Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620pt_BR
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Liz Denize Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Jane Rangel Alves Barbosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0937248866076875pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760336420809573pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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