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dc.contributor.authorFava, Elen da Silva Evangelista-
dc.date.accessioned2024-08-08T13:05:31Z-
dc.date.available2024-08-08T13:05:31Z-
dc.date.issued2018-07-28-
dc.identifier.citationFAVA, Elen da Silva Evangelista. Relações epistemológicas e metodológicas na abordagem do tema saúde no ensino médio. 2018. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17680-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar a abordagem metodológica do tema saúde que os professores encaminham em aulas de Biologia a fim de estabelecer relações com uma perspectiva epistemológica de ciência e de ensinar ciências. Para isso foi utilizado uma perspectiva teórica que articulada à dimensão empírica permite fazer apontamentos sobre a formação dos professores e a relação entre epistemologia e metodologias. Este trabalho contou com referenciais teóricos sobre formação docente que incluem Tardif (2010), Schön (2000), Pimenta (2000), entre outros. E para a contribuição da discussão epistemológica, Maturana (2001), Moraes (2011), Ramos (2011), Harres (2011), Feyerabend (1985,1991), Cachapuz et al (2005), entre outros. Destaca-se, ainda, nessa discussão o conceito de alfabetização científica, baseada em Chassot (2006, 2007), incorporando a questão social. A metodologia, de natureza qualitativa, foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com 5 professores que atuam no Ensino Médio com a disciplina de Biologia. As entrevistas foram audiogravadas para transcrição posterior dos depoimentos dos sujeitos da pesquisa. As análises se organizaram em torno dos seguintes eixos: concepções de ciência; concepções de ensinar ciências dos professores bem como a abordagem do tema saúde nas aulas de Biologia. Estas análises evidenciaram que a maioria dos professores valeu-se de sua referência de ensino de ciências para definir ciência como linguagem do mundo, como uma visão generalista e, como construção humana. Sobre as concepções de ensinar ciências, apesar de dois professores se assumirem como tradicionais os demais indicaram elementos de uma visão de ensino que se situa em uma perspectiva que se aproxima da construtivista. Na abordagem em saúde também a maioria dos professores faz uso de situações concretas e locais para contextualizar as aulas o que indica a promoção de uma Educação em saúde com vistas a uma formação mais crítica. A partir da análise dessas concepções dos professores e, orientada pelo referencial teórico, elaboramos um recurso didático na forma de jogo, “Jogando com os microrganismos”, que propõe uma abordagem da questão da saúde de forma mais articulada. A aplicação desse jogo a um grupo de alunos do 3o ano do Ensino Médio possibilitou uma análise de suas potencialidades relativas à mobilização de conceitos de biologia, a explicitação de conhecimentos prévios e articulação com os conhecimentos científicos de outros temas como evolução e ambiente fazendo revelar um movimento de reconstrução de conhecimentos pelos alunos evidenciados pelos questionamentos por eles propostos ao longo da atividade. Além disso, o jogo permitiu a abordagem da questão da saúde inserida em um contexto social que abrange desde os aspectos de saúde pública até aqueles, pertinentes a própria ciência, pois a escola articula saberes dentro de um contexto social e cultural. Este estudo possibilitou a problematização das formações inicial e continuada dos professores de ciências que de modo geral encontram-se esvaziadas de uma formação epistemológica que garanta escolhas seguras sobre metodologias de ensino a serem utilizadas em salas de aula. De qualquer forma, de maneira mais ou menos consciente há sempre uma relação entre epistemologia e metodologia. Além disso, evidenciamos a importância da temática saúde em uma perspectiva mais abrangente e articulada superando visões prescritas que possibilitem a formação dos alunos sobre a Educação em Saúde objetivando uma alfabetização científica e, portanto, como prática social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem em Saúdept_BR
dc.subjectEpistemologypt_BR
dc.subjectTeaching Methodologypt_BR
dc.subjectHealth Approachpt_BR
dc.titleRelações epistemológicas e metodológicas na abordagem do tema saúde no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeEpistemological and methodological relationships in the approach to health in high schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research had as objective to analyze the methodological approach of the health theme that the teachers teach in classes of Biology in order to establish relations with an epistemological perspective of science and to teach sciences. For this, a theoretical perspective was used that articulated to the empirical dimension allows to make notes about the formation of the teachers and the relation between epistemology and methodologies. This research had theoretical references on teacher education that include Tardif (2010), Schön (2000), Pimenta (2000), among others. For the contribution of the epistemological discussion, Maturana (2001), Moraes (2011), Ramos (2011), Harres (2011), Feyerabend (1985,1991), Cachapuz et al (2005), among others. The concept of scientific literacy, based on Chassot (2006, 2007), incorporating the social question, is also highlighted in this discussion. The methodology, of a qualitative nature, was carried out through semi-structured interviews with 5 teachers who work in High School with the discipline of Biology. The interviews were recorded in audio for later transcription of the testimony of the research subjects. The analyzes were organized around the following axes: conceptions of science; conceptions of teaching sciences of the teachers as well as the approach of the subject health in the classes of Biology. These analyzes showed that most teachers used their reference in science education to define science as the language of the world, as a generalist view and as a human construct. Regarding the conceptions of teaching science, although two professors assume themselves as traditional, the others indicated elements of a teaching vision that is situated in a perspective that approaches the constructivist. In the health approach also the majority of teachers make use of concrete and local situations to contextualize the classes which indicates the promotion of a health education with a view to a more critical formation. Based on the analysis of these conceptions of teachers and guided by the theoretical reference, we developed a didactic resource in the game form, "Playing with microorganisms", which proposes a more articulated approach to the health issue. The application of this game to a group of students of the 3rd year of High School allowed an analysis of their potentialities related to the mobilization of concepts of biology, the clarification of previous knowledge and articulation with the scientific knowledge of other themes such as evolution and environment, revealing a movement of reconstruction of knowledge by the students evidenced by the questions proposed by them throughout the activity. In addition, the game allowed the approach of the health issue inserted in a social context that covers from the aspects of public health to those pertinent to science itself, since the school articulates knowledge within a social and cultural context. This study allowed the problematization of the initial formations and continuing education of science teachers who, in general, are emptied of an epistemological formation that guarantees safe choices about teaching methodologies to be used in classrooms. In any case, in a more or less conscious way there is always a relation between epistemology and methodology. In addition, we highlight the importance of health issues in a broader and more articulated perspective, surpassing prescripted views that allow students to be educated about Health Education with a view to scientific literacy and, therefore, social practice.en
dc.contributor.advisor1Machado, Ligia Cristina Ferreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0971-6406pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142740238721919pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Ligia Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0971-6406pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142740238721919pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina de Souza-
dc.contributor.referee3Anjos, Maylta Brandão dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5096748167978986pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872423919654043pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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