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dc.contributor.advisorMaluf, Renato Sergio Jamil-
dc.contributor.authorLeão, Andréa Simone Rente-
dc.date.accessioned2024-08-09T12:37:20Z-
dc.date.available2024-08-09T12:37:20Z-
dc.date.issued2017-08-30-
dc.identifier.citationLEÃO, Andréa Simone Rente. Na trilha da estrada: (des)caminhos do plano BR 163 sustentável como concepção para o desenvolvimento na Amazônia. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17694-
dc.description.abstractO estudo tem como objeto o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para Área de Influência da Rodovia Cuiabá-Santarém, conhecido como Plano BR-163 Sustentável, lançado em 2006. Objetiva-se, mostrar os caminhos e descaminhos do desenvolvimento na região amazônica através da análise das condições e dos processos desencadeadores, ocorridos no trecho paraense da rodovia Cuiabá-Santarém, em função da decisão de finalizar a pavimentação desta Rodovia, gerando, mobilizações dos setores econômicos e sociais da região, ação do Estado e a formulação do Plano BR-163 Sustentável como proposta direcionadora de uma ação política alternativa, pautada no desenvolvimento regional sustentável que, acabou não se tornando tão efetiva como instrumento norteador de ações para além do asfaltamento. Para tanto, a partir dos processos referentes à empreitada de abrir e concluir a rodovia Cuiabá Santarém, tendo como antecedentes os períodos da “era Vargas” até o governo Lula, buscar-se á desenvolver uma trajetória histórica dos fatos que levaram o governo federal e a Sociedade Civil local da área paraense desta Rodovia, elaborarem o Plano BR-163 Sustentável. Em termos de procedimentos metodológicos a pesquisa é um estudo descritivo, bibliográfico e de campo. A abordagem usada foi a qualitativa descritiva tendo como primeiro passo o levantamento bibliográfico e documental. Em seguida, definiu-se a área onde buscou-se subsídios, para complementar e, ao mesmo tempo, referendar as descrições sobre o desenvolvimento da região e do Plano BR-163 Sustentável, por meio de 38 (trinta e oito) entrevistas na área por onde a rodovia Cuiabá-Santarém corta a região paraense – 07 (sete) municípios e 01 (um) distrito –, de Santarém a Castelo dos Sonhos. Após a finalização do estudo, a conclusão é que o Plano BR-163 Sustentável ficou no meio do caminho e, portanto, o que poderia ser uma nova concepção de desenvolvimento, pautada em ações pactuadas entre Estado e Sociedade Civil “para a” Amazônia não se concretizaram. Mais uma vez, a história contada é de uma ação do governo que não atingiu seus objetivos, realizou apenas o que era interessante para o governo federal, sendo paulatinamente substituída por ações cujos interesses econômicos são os que prevalecem, fortalecendo a retórica de que as ações políticas “na” região amazônica foram e continuam sendo de “cima para baixo”pt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectPlano BR-163 sustentávelpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectPlan BR-163 sustainablept_BR
dc.titleNa trilha da estrada: (des)caminhos do plano BR-163 sustentável como concepção para o desenvolvimento na Amazôniapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.membersMaluf, Renato Sergio Jamil-
dc.contributor.membersGama, Antônia do Socorro Pena da-
dc.contributor.membersMedeiros, Leonilde Servolo de-
dc.contributor.membersDelgado, Nelson Giordano-
dc.contributor.membersMarques, Gilberto de Souza-
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.description.abstractOtherThe object of this study is the Regional and Susteinable Development Plan for the influence area of the Cuiabá-Santarém Highway, known as the Sustainable BR-163 Plan, launched in 2006. The objective is to show the ways and offways of development in the region Based on the analysis of the conditions and triggering processes that occurred in the Cuiabá-Santarém highway on Pará’s stretch, as a result of the decision to finalize the paving of this highway, generating mobilizations from the economic and social sectors of the region, state action and formulation Of the Sustainable BR-163 Plan as a guiding proposal for an alternative political action based on sustainable regional development that ended up not becoming as effective as a guiding tool for actions beyond the asphalting. In order to do so, based on the processes of opening and concluding the Cuiabá-Santarém highway, having as antecedents the periods of the “Vargas age” up to the Lula government, we will seek to develop a historical trajectory of the facts that, in the context Of the Pará’s area of this Highway, triggered processes of action for development, on State and on the State - Civil Society relationship. In terms of methodological procedures the research is a descriptive, bibliographic and field study. The qualitative and descriptive approach used was the bibliographical and documentary survey. Next, the area where subsidies were sought was defined, to complement and at the same time, to refer to the descriptions on the development of the region and the Sustainable BR-163 Plan, through thirty-eight interviews in the area where the Cuiabá-Santarém highway cuts the Pará’s region (seven municipalities and one district), from Santarém to Castelo dos Sonhos. After the conclusion of the study, the conclusion reached is that the Sustainable BR-163 Plan was in the middle of the road and, so, what could be a new conception of development, based on actions agreed between State and Civil Society "for the "Amazon does not materialize. Once again, the story told is of a government action that did not achieve its objectives, carried out only what was interesting for the government, being gradually replaced by actions whose economic interests are the ones that prevail.pt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadept_BR
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