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dc.contributor.authorVieira, Luiz Carlos-
dc.date.accessioned2024-09-17T12:41:41Z-
dc.date.available2024-09-17T12:41:41Z-
dc.date.issued2009-12-15-
dc.identifier.citationVIEIRA, Luiz Carlos. Os jovens que ficaram: participação, inserção e permanência da juventude no assentamento Vale da Vitória, RJ. 138 f. 2009. Dissertação (Mestrado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18183-
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado diz respeito aos jovens que permanecem no Assentamento Vale da Vitória, situado no município de São Mateus no estado do Espírito Santo. A intenção foi descobrir como se dá a participação, inserção e os condicionantes de permanência dos jovens e como eles são vivenciados no assentamento nas suas múltiplas dimensões, ou seja, como estão inseridos no contexto do grupo e da família. No assentamento Vale da Vitória (local da pesquisa), pude perceber a constituição e existência de três gerações distintas, que foram construídas durante a trajetória deste assentamento rural que foi fundado na década de 1980. O assentamento possui um grande número de jovens que ainda permanecem com residência fixa e alguns já têm família constituída. Pude perceber que a constituição destas gerações tem ligação com o processo de formação deste assentamento na sua trajetória histórica e constitui-se ainda hoje em disputa. Isso determina a participação mais efetiva nas atividades coletivas do assentamento e delimita as fronteiras entre elas. Por isso, participar, estar inserido e permanecer deve ser pensado em relação ao contexto. Este permanecer é flexível, não constitui algo rígido porque pressupõe uma circularidade. Assim não dá para pensar a permanência como sinônimo de fixação. Para a análise, parto do princípio que a construção da categoria jovem e velho se faz de acordo com cada sociedade e a divisão entre adultos e jovens é uma identificação relacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectassentamentopt_BR
dc.subjectjuventudept_BR
dc.subjectparticipaçãopt_BR
dc.subjectinserçãopt_BR
dc.subjectpermanênciapt_BR
dc.subjectsettlementpt_BR
dc.subjectyouthpt_BR
dc.subjectparticipationpt_BR
dc.subjectinclusionpt_BR
dc.subjectpermanencypt_BR
dc.titleOs jovens que ficaram: participação, inserção e permanência da juventude no assentamento Vale da Vitória, RJpt_BR
dc.title.alternativeThe young people were: participation, inclusion and retention of youth in the settlement of Valley Victory, RJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe work presented here concerns young people who remain in the settlement of Valley Victory, located in the city of St. Matthew in the state of Espírito Santo. The intention was to find ways in which the participation, integration and the conditions of stay of young people and how they are experienced in the settlement in its multiple dimensions, is, how they fit within the group and the family. When laying Valley Victory (research site), I could see the formation and existence of three different generations, which were built during the course of this rural settlement which was founded in the 1980s. The settlement has a large number of young people who remain fixed residence and some have already made family. I could see that the formation of these generations has connection with the process of formation of this settlement in its historical background and is still up for grabs. This results in more effective participation in collective activities of the settlement and the boundaries between them. So participate, be inserted and remain to be thought of in relation to the context. This stay is flexible, is not something hard because it presupposes a circularity. So you can not think of staying as a synonym for fixing. For the analysis, assume that the construction of young and old category is according to each company and the division between adults and youth is a relational identity.en
dc.contributor.advisor1Castro, Elisa Guaraná de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2414343494751533pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Elisa Guaraná de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2414343494751533pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Maria Jose Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6910171165637315pt_BR
dc.contributor.referee3Foerste, Erineu-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3294719644172070pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9098657204577364pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadept_BR
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dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
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