Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Agatha Elias Andrade dos-
dc.date.accessioned2024-09-19T12:53:47Z-
dc.date.available2024-09-19T12:53:47Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Agatha. As formas de ser kpopper e a influência do fã para a onda coreana (Hallyu). 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18195-
dc.description.abstractO sucesso dos produtos midiáticos sul-coreanos, em especial o kpop (música pop coreana), chama a atenção do mundo todo. Com isso, cresce também o interesse em compreender o Hallyu (Onda Coreana) e seus fãs. Entender esse fenômeno transnacional sociologicamente é olhar para as atividades dos kpoppers que contribuem diretamente para a expansão global desse sucesso e mesmo transformações no cenário urbano sul-coreano. O objetivo deste trabalho é analisar os fãs desse fenômeno transnacional, seguindo-os por meio de uma etnografia multissituada que procura seguir conexões e objetos em movimento compreendendo o que é ser kpopper, e sua atuação para a expansão do fenômeno. Em 2019, fiquei por três meses na Coreia do Sul, momento em que vivi com fãs de várias partes do mundo. Foi após retornar de Seul e me deparar com tantas formas diferentes de vivenciar o fenômeno, que concluí que não havia uma única forma de ser fã, mas diversas maneiras de ser kpopper. O país atrai fãs de diversas partes do mundo, movidos por diferentes razões, em sua maioria envoltas no entretenimento. Nos anos seguintes, mapeei muitas das conexões que fiz na Coreia, porém no Brasil, durante e pós-pandemia. Seguindo, assim, conexões a longo prazo, permitindo-me, desta forma, melhor compreender o fenômeno.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjecthallyupt_BR
dc.subjectkpoppt_BR
dc.subjectfandompt_BR
dc.subjectindústria midiáticapt_BR
dc.subjectmedia industrypt_BR
dc.titleAs formas de ser kpopper e a influência do fã para a onda coreana (Hallyu)pt_BR
dc.title.alternativeThe ways of being a kpopper and the fan's influence on the Korean Wave (Hallyu)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe success of South Korean media products, especially K-pop (Korean pop music), has caught the attention of the whole world. With this, interest in understanding Hallyu (Korean Wave) and its fans also grows. To understand this transnational phenomenon sociologically is to look at the activities of kpoppers that directly contributes to the global expansion of this success and even transformations in the South Korean urban scene. The objective of this work is to analyze the fans of this transnational phenomenon by conducting a multi-sited ethnography that seeks to follow connections and objects in movement. The aim is to understand what it means to be a Kpopper and explore their role in expanding the phenomenon. In 2019, I spent three months in South Korea, where I lived with fans from different parts of the world. It was after returning from Seoul and coming across so many ways of experiencing the phenomenon, that I concluded that there was not just one way to be a fan, but several ways of experiencing the same phenomenon. The country attracts fans from different parts of the world, each driven by various reasons, mostly related to entertainment. In the following years, I mapped many of the connections I stablished in Korea, returning to them in Brazil during and after the pandemic. By following these long-term connections allows me to better understand the phenomenon.en
dc.contributor.advisor1Miagusko, Edson-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0747-3233pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4986360512962746pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Carly Barboza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0663218453318204pt_BR
dc.contributor.referee2Miagusko, Edson-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0747-3233pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4986360512962746pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Raphael Bispo dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2703-9397pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5277301866495081pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2043725737558790pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.relation.referencesBRAGA, Antônio. A pedra, a informante e o etnógrafo: ou sobre quando as expectativas das nossas idas a campo não se realizam. Religião & Sociedade, Instituto de Estudos da Religião, v. 35, n. 1, p. 44-62, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/157549. BRETON, David. (2006). D’une anthropologie des émotions. Contrastes: Revista Internacional de Filosofia. Disponível em: https://doi.org/10.24310/Contrastescontrastes.v0i0.1308. BROWN, S. C.; Knox, D. 'Why go to pop concerts?: the motivations behind live music attendance'. Musicae Scientiae, v. 21, n. 3, p. 233-249, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1029864916650719. BTS recebe passaportes diplomáticos das mãos do presidente da Coreia do Sul. Quem, 14 set. 2021. Disponível em: https://revistaquem.globo.com/Entretenimento/kpop/noticia/2021/09/bts-recebe-passaportes- diplomaticos-das-maos-do-presidente-da-coreia-do-sul.html. CHOI, JungBong. Hallyu versus hallyu-hwa: cultural phenomenon versus institutional campaign. In: LEE, Sangjoon; NORNES, Abé (ed.). Hallyu 2.0: the Korean wave in the age of social media. Ann Harbor: University of Michigan Press, 2015. COELHO, Maria Claudia. A experiência da fama. Rio de Janeiro: FGV, 1999. DAMO, Arlei Sander. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetado. Cadernos de Campo, São Paulo: USP/FFLCH, ano 14, n. 13, p. 155-161, 2005. JIN, Dal Yong. New perspectives on the creative industries in the hallyu 2.0 era: global-local dialectics in intellectual properties. In: LEE, Sangjoon; NORNES, Abé (ed.). Hallyu 2.0: the Korean wave in the age of social media. Ann Harbor: University of Michigan Press, 2015. KIM, Moon-Jeong; KIM, Myoun. K-POP 아이돌 음반의 스토리텔링 전략 사례 분 석. [The case analysis of storytelling strategies of the k-pop idol albums]. Journal of the Korea Entertainment Industry Association, v. 12, n. 1, p. 27-36, jan. 2018. doi:10.21184/jkeia.2018.1.12.1.27. 김문정, 김면 (2018). K-POP 아이돌 음반의 스토리텔링 전략 사례 분석. 한국엔터 테인먼트산업학회논문지, 12(1), 27-36. LEE, Dongkyung. Intertextuality and transmedia storytelling in K-Pop: focusing on the content analysis of BTS. 2019. Thesis (Master of Arts) – Graduate School of International Culture and Communication Studies, Waseda University, 2019. LEE, Suhyun. Alternative or “New Normal”: shifting trend of k-pop concerts in COVID-19 Time. Submission for 14th New Generation Workshop, 2021. 91 LYAN, Irina; Levkowitz. Consuming the other: israeli hallyu case study. In: LEE, Sangjoon; NORNES, Abé (ed.). Hallyu 2.0: the Korean wave in the age of social media. Ann Harbor: University of Michigan Press, 2015. LINDHOLM, Charles. carisma. Rio de janeiro, Jorge Zahar, 1993. LYOTARD, J.F. The postmodern condition: a report on knowledge, trans. G.Bennington and B.Massumi, Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984. MARCUS, George E. Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited ethnography. Annual Review of Anthropology, v. 24, n. 1, p. 95-117, 1995. MARSHALL, P. David. Celebrity and power: fame in contemporary culture. Mineápolis: University of Minnesota Press, 2001. MAYBURY-LEWIS, David. A antropologia numa era de confusão. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 50 [Acessado 13 Janeiro 2023], p. 15-23, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69092002000300002. Acesso em: 13 jan. 2023. Epub: 22 maio 2007. ISSN 1806-9053. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69092002000300002. MONTEIRO, Tiago José Lemos. Entre a patologia e a celebração: a questão do fã em uma perspectiva histórica. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., Intercom: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2005. MUNN, Nancy. The fame of Gawa: a symbolic study of value transformation in a Massim (Papua New Guinea) Society. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. NOH, Jean. Korean box office improves but exports drop during 2021. Screen Daily, 3 mar. 2022. Disponível em: https://www.screendaily.com/news/korean-box-office-improves-but- exports-drop-during-2021/5168317.article OXFORD ECONOMICS. The economic contribution of film and television in South Korea in 2018. 2019. SANTOS, Agatha. Onda Coreana (Hallyu) e formas de ser “kpopper”. Orientador: Edson Miagusko. 2019. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. SIMMEL, Georg. O estrangeiro. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, João Pessoa, v. 4, n. 12, p. 265-271, dez. 2005. VELOSO, Daniel. BTS: a máquina sul-coreana de fazer dinheiro está de volta. Forbes, 2020. Disponível em: https://forbes.com.br/colunas/2020/03/bts-a-maquina-sul-coreana-de-fazer- dinheiro-esta-de-volta/#foto4 YOUJEONG, Oh. Pop city: Korean popular culture and the selling of place. Ithaca: Cornell University Press, 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - AGATHA ELIAS ANDRADE DOS SANTOS.pdf6.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.