Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18232
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMendonça, Andréa Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2024-09-24T16:01:06Z-
dc.date.available2024-09-24T16:01:06Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Andréa Cavalcanti de. Encruzilhadas epistemológicas entre Lélia Gonzalez e Paulo Freire. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18232-
dc.description.abstractO presente texto traz as encruzilhadas epistemológicas formadas a partir das reflexões realizadas ao longo dos estudos no mestrado, que tem como objetivo pensar nos encontros que surgem a partir do pensamento de Lélia Gonzalez e Paulo Freire. A pesquisa é de cunho bibliográfico, a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio da análise de conteúdo e, também, numa abordagem aproximada e dialógica entre as obras selecionadas, usando contribuições das pesquisas em torno do campo da literatura comparada e da escrevivência como metodologia. Deste modo, no primeiro capítulo serão apresentadas as primeiras impressões, que nos guiaram até esta pesquisa, as primeiras encruzilhadas: Paulo Freire e o Feminismo Negro; raça, classe e gênero e a dialética do senhor e do escravo. O segundo capítudo, Outras Encruzilhadas, aborda outras identificações encontradas durante a pesquisa: Amilcar Cabral e a África; A Práxis; O Marxismo e A Política; A Alienação; A Cultura e bell hooks. Finalizando com o terceiro capítulo “Ebó Epistemológico”, trago uma reflexão, em forma de escrevivênvia, sobre o que vi, vivi e aprendi com essa pesquisa. O capítulo se subdivide em: Escrevivência; Escrevivência Como Princípio Conceitual- Metodológico e Escrevivendo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectLélia Gonzalezpt_BR
dc.subjectEncruzilhadaspt_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectClasse e Gêneropt_BR
dc.subjectCrossroadspt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectClasspt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleEncruzilhadas epistemológicas entre Lélia Gonzalez e Paulo Freirept_BR
dc.title.alternativeEpistemological crossroads between Lélia Gonzalez and Paulo Freireen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present text brings forth the epistemological crossroads formed through reflections conducted during Master's studies, aiming to ponder on the intersections arising from the thoughts of Lélia Gonzalez and Paulo Freire. The research is of a bibliographic nature, utilizing a qualitative and exploratory approach through content analysis. It also adopts an approximate and dialogical approach between selected works, drawing on contributions from Comparative Literature and "escrevivência" as a methodology. The first chapter presents initial impressions guiding us to this research: Paulo Freire and Black Feminism, race, class, and gender, and the dialectics of master and slave. The second chapter, "Other Crossroads," delves into additional identifications found during the research: Amilcar Cabral and Africa; Praxis; Marxism and Politics; Alienation; Culture; and bell hooks. Concluding with the third chapter, "Epistemological Ebó," a reflection in the form of "escrevivência" is presented, sharing insights gained from the study. The chapter is subdivided into "Escrevivência," "Escrevivência as a Conceptual-Methodological Principle," and "Escrevivendo."en
dc.contributor.advisor1Berino, Aristóteles de Paula-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6013-7784pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252pt_BR
dc.contributor.referee1Berino, Aristóteles de Paula-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6013-7784pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Adilbênia Freire-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3226-2139pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1983904257583624pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Amanda Motta-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0471-1240pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449473426395924pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4448-8349pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7354694317317059pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesAKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019. 152p. E-book. ALTHUSSER, Louis. Por Marx. Tradução Maria Leonor F. R. Loureiro; revisão técnica: Márcio Bilharinho Naves, Celo Kashiura Jr. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2015. ANDREOLA, Balduíno Antonio. Contribuição de Ernani Maria Fiori para uma pedagogia política de libertação. Cadernos de Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, ano 6, n. 9, p. 41-72, 1997. ANDREOLA, Balduino Antonio. Paulo Freire e a condição da mulher. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 3, p. 609-628, set./dez. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/ article/view/10398. Acesso em 27 fev. 2022. ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 08, n. 01, p. 229-236, 2000. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2000000100017& lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 set. 2023. BARBOSA, Paulo Corrêa. Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história. Brasília: Abravídeo, 2015. BASSANI, Elizabete et al. Entrevista: Questões para Dermeval Saviani. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/5737/4185. Acesso em: 17 jul. 2023. BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo. Fatos e mitos. Volume I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. BERINO, Aristóteles. Centenário de Paulo Freire e outras conversas da pandemia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. ISBN: 978-65-5869-583-7. BERINO, Aristóteles. Valesca Popozuda: ministra da Educação. Revista Estudos Culturais, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1-13, 2014. DOI: 10.11606/issn.2446-7693i1p1-13. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistaec/article/view/98370. Acesso em: 25 set. 2023. BERINO, Aristóteles; MENDONÇA, Andrea Cavalcanti de. Intersecções entre Lélia Gonzalez e Paulo Freire: uma aproximação inicial. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 39-50, ago. 2021. ISSN 2763-9916. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/ view/2263. Acesso em: 02 out. 2022. BIAGOLINI, Carlos. Começando bem, frases e pensamentos. São Paulo: Clube de Autores, 2013. 106. p. v. 5. BORGES, Rosane. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Rosado Isabella (org.). Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de Cultura. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 80-82. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2012. 110 BREDA, Tadeu. Quem é bell hooks?. Elefante Editora. 2019. Disponível em: https://elefanteeditora.com.br/quem-e-bell-hooks/. Acesso em: 11 out. 2022. BUENO, Ana Lúcia. A Produção do Sexismo na Linguagem: gênero e poder em dicionários da língua portuguesa. Simpósio Internacional de Educação Sexual: feminismos, identidades de gênero e políticas públicas. Universidade Estadual de Maringá, 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/31745917-Palavras-chave-sexismo-linguagem-estudos-feministas.html. Acesso em 27 fev. 2022. CAMARGO, Maritania. Paulo Freire, um comunista? Esquerda Marxista. 2019. Disponível em: https://www.marxismo.org.br/paulo-freire-um-comunista/. Acesso em: 17 jul. 2023. CAMILO, Caio. Viva o Pretuguês!. Laboratório Fantasma. 2021. Disponível em: https://www.laboratoriofantasma.com/blog/viva-o-pretugues.html. Acesso em: 13/07/2023. CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o Feminismo: A Situação da Mulher Negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Universidade Católica de Pernambuco. 2020. Disponível em: https://www.patriciamagno.com.br/wp-content/uploads/2021/04/CARNEIRO-2013-Enegrecer-o- feminismo.pdf. Acesso em 10 jan. 2023. CARNEIRO, Sueli. Epistemicídio. Portal Geledés. 2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/epistemicidio/. Acesso em: 04 ago. 2023. COLLINS, Patricia Hill e BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Tadução Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2020. E-book. COLLINS, Patricia Hill. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu v 51, 2017. https://doi.org/10.1590/18094449201700510018 COMO O PRECONCEITO RACIAL afeta a saúde mental da população negra. Portal Geledés, 2022. Disponível em: https://www.geledes.org.br/como-o-preconceito-racial-afeta-a-saude-mental-da- populacao-negra/. Acesso em: 28 set. 2023. CONCEIÇÃO EVARISTO VENCE Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano. Portal Geledés. 2023. Disponível em: https://www.geledes.org.br/conceicao-evaristo-vence-trofeu-juca-pato-de-intelectual- do-ano/. Acesso em: 20 set. 2023. CORRÊA, Ricardo. Amílcar Cabral: ideólogo e pedagogo da revolução. Portal Geledés. 2020. Disponível em: https://www.geledes.org.br/amilcar-cabral-ideologo-e-pedagogo-da-revolucao/. Acesso em: 11 out. 2022. COSTA, Teresa Cristina N. Araújo. Caminhando contra o vento – Notas sobre a candidatura de Lélia Gonzalez. Comunicações Iser, Rio de Janeiro, ano 1, n. 3, 1982, p. 43. CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/mb TpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 set. 2022. CULTURA In: Aulete Digital. 2023. Disponível em: https://aulete.com.br/cultura. Acesso em: 17 ago. 2023 CUSTODIO, Crislei de Oliveira. Racismo à brasileira e possíveis contribuições do pensamento de Paulo Freire para uma educação antirracista. Educação & Linguagem, v. 23.n. 2. p. 23-46, jul.-dez. 2020. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas- metodista/index.php/EL/article/view/10830/7416. Acesso em: 7 out. 2022 111 DE OLIVEIRA, Marcelo de Jesus; DE CAMARGO SAMPAIO, Juliano Casemiro; SILVA, Olivia Aparecida. Entre e para além da literatura: um estudo da noção ‘escrevivência’, de Conceição Evaristo. Nau Literária, [s.l.], v. 17, n. 2, p. 166–194, 2021. DOI: 10.22456/1981-4526.110421. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/NauLiteraria/article/view/110421. Acesso em: 27 set. 2023. Dialética do Senhor e do Escravo Descomplicada: Um Conceito de Hegel. Nau dos Loucos, 2021. Disponível em: https://naudosloucos.com.br/dialetica-do-senhor-e-do-escravo-descomplicada-um- conceito-de-hegel/. Acesso em: 07 out. 2022. EVARISTO, Conceição. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Rosado Isabella (org.). Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. EVARISTO, Conceição. Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença. YouTube. 3 out. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ALqpb6SmI_g Acesso em: 21 set. 2023. EXU. In: Aulete Digital. 2022. Disponível em: https://www.aulete.com.br/exu. Acesso em: 04 out. 2022. FAUSTINO, Deivison. 20 de julho de 1925 nascia Frantz Fanon. Portal Geledés. 2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/20-de-julho-de-1925-nascia-frantz-fanon/. Acesso em 8 out. 2022. FAUSTINO, Deivison. A “interdição do reconhecimento” em Frantz Fanon: a negação colonial, a dialética hegeliana e a apropriação calibanizada dos cânones ocidentais. Rev. Filos., Curitiba: Aurora. v. 33, n. 59, p. 455-481, mai./ago. 2021.Disponível em: https://deivisonnkosi.com.br/ wp- content/uploads/2022/02/Hegel-Fanon-e-a-interdicao-do-reconhecimento.pdf. Acesso em: 09 out. 2022. FAUSTINO, Deivison. Frantz Fanon e as encruzilhadas. [S.l.]:Ubu Editora. 2022. E-book. FELISBERTO, Fernanda. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Rosado Isabella (org.). Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. FEMISMO. In: Priberam Dicionário. 2022. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/femismo#:~:text=Comportamento%20ou%20linha%20de%20pensame nto,os%20mesmos%20direitos%20e%20prerrogativas. Acesso em: 4 out. 2022. FERNANDES, Cleonice. Amorosidade. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 39-40. FIORI, Ernani Maria. PREFÁCIO. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2011. ISBN: 978-85-7753-213-1. FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011b. ISBN: 978-85-7753-189-9. 112 FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez., 2016. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018a. ISBN 978-85-7753-177-6. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outro escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000; FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. ISBN: 978-85- 7753-164-6. FREIRE, Paulo. Política e educação. 4. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018b. FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.E-book. GADOTTI, Moacir (org.). Paulo Freire: Uma biografia. São Paulo: Cortez, 1996. 765 p. E-book. ISBN: 85-249-0610-3. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/010c2d36-b5ef-446b-8234- c4b4b806d0e5/content. Acesso em: 17 jul. 2023. GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1989. GADOTTI, Moacir. Por uma política nacional de educação popular de jovens e adultos. São Paulo: Moderna, 2014. GISLENE RAMOS: A preta Por Trás do Fala Preta. Fala Preta, 2017. Disponível em: https://www.falapreta.com.br/sobre. Acesso em: 29 jul. 2023. GONZALEZ Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de janeiro: Zahar. 2022. E-book. GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. GONZALEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. Diáspora Africana: Filhos da África, 2018. GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. A recepção de Fanon no Brasil e a identidade negra. Novos Estudos. Cebrap, n. 81, 2008, p. 99-114. HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. [S.l.: s.n.], 1978, p. 113- 114. HEGEL, G. W. Filosofia da História. 2.ed. Tradução Maria Rodrigues e Hans Harden. Brasília: Editora UnB. 1996, 373 p. HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2017. 113 HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança; tradução Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021. 300 p. HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática; tradução Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020. 288 p. IBGEeduca. Cor ou raça. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o- brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html. Acesso em: 8 jan. 2023. KAFURE, Gabriel Rocha. A encruzilhada da epistemologia: aproximações entre Bachelard, Latour e Hacking. Kínesis, Vol. X, n° 25, dezembro 2018, p.62-75 LEAL, Halina Macedo ; CASTRO, Amanda Motta ; MOREIRA, Raylene Barbosa. bell hooks: descolonizando a educação. Polêmicas feministas, v. 6, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/polemicasfeminista/article/view/39293. Acesso em: 2 ago. 2023. LEAL, Halina. Feminismo negro. Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas: Mulheres na Filosofia, v. 6 n. 3, 2020, p. 16-23. MACHISMO. In: Aulete Digital. 2022. Disponível em: https://www.aulete.com.br/machissmo. Acesso em: 4 out. 2022. MARIZ, S. F.. Paulo Freire, bell hooks e a construção de uma Pedagogia feminista crítica. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, [S. l.], v. 9, n. 3, 2021. DOI: 10.34024/olhares.2021.v9.12541. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/12541. Acesso em: 3 ago. 2023. MARTINS, Adilson. Lendas de Exu. 2. ed. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2011. E-book. MARXISMO. In: Aulete Digital. 2022. Disponível em: https://www.aulete.com.br/marxismo. Acesso em: 10 out. 2022. MOCELIN, Cassia Engres. Perspectiva interseccional e a dialética entre opressão-empoderamento. Anais do 8o Encontro Internacional de Política Social e 15o Encontro Nacional de Política Social. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/einps/article/view/33395. Acesso em: 06 set. 2022. NASCIMENTO, Abdias do (org.). O Negro Revoltado. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. NATÁLIA, Lívia. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Rosado Isabella (org.). Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. NEGRO MURO. Negro Muro. 2023. Disponível em: https://negromuro.com.br/?fbclid= PAAaYo HlXWITD9HzHjd7FmtZ-9M5pwDIFtbS63KqoP787cN6gmKom1dCp6FxA. Acesso em: 1 out. 2023. NILHA, Orlando. Conceição: Conceição Evaristo. Campinas, SP: Mostarda, 2022. NOGUERA, Renato. Para abrir o coração. Quatro cinco um. 2021. Disponível em: https://www.quatrocincoum.com.br/br/resenhas/politica/para-abrir-o-coracao. Acesso em: 6 ago. 2023. NUNES, Isabella Rosado. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Rosado Isabella (org.). Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. 114 O QUE É O GELEDÉS Instituto da Mulher Negra. Geledés, 2009. Disponível em: https://www.geledes.org.br/o-que-e-o-geledes-instituto-da-mulher-negra/. Acesso em: 29 jul. 2023. O QUE É RAÇA? Portal Geledés. Disponível em: https://www.geledes.org.br/o-que-e-raca/.Acesso em: 03 out. 2022. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba: CRV, 2015. OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva. Escrevivência em Becos da memória, de Conceição Evaristo. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 17, n. 02, p. 621-623, 2009. OLIVEIRA, Marcos de Jesus.; OSMAN, Elzahrã Mohamed Radwan Omar. A crítica do universalismo hegeliano em três tempos: Fanon, Dussel e Freire. Griot: Revista de Filosofia, Amargosa –BA, v.21 n.2, p.395-404, 2021. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/seer/ index.php/griot/article/view/2316/1321. Acesso em: 12 out. 2022. OSOWSKI, Cecília Irene. Cultura. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 29-31. PAULO FREIRE: "Nós podemos reinventar o mundo". Nova Escola, 2 mar. 1993. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/266/paulo-freire-nos-podemos-reinventar-o-mundo#=. Acesso em 5 nov. 2023. PEREIRA, Amilcar Araujo; VITTORIA, Paolo. A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire. Estudos Históricos, v. 25, n. 50, p. 291– 311, jul. 2012. PEREIRA, Benedito Fernando. As bases filosóficas do pensamento de Paulo Freire. Filosofante. 2011. Disponível em: http://www.filosofante.com.br/?p=970. Acesso em: 12 out 2022. PITANO, Sandro de Castro; STRECK, Danilo Romeu; MORETTI, Cheron Zanini. Paulo Freire: Uma Arqueologia Bibliográfica. Curitiba: Editora Appris. 2019. E-book. POPOZUDA, Valesca. Beijinho no Ombro. Vagalume. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/valesca-popozuda/beijinho-no-ombro.html. Acesso em: 22 set. 2023. PRÁXIS In: Aulete Digital. 2023. Disponível em: https://aulete.com.br/pr%C3%A1xis. Acesso em: 10 jul. 2023. PREFEITURA DO RIO LANÇA PROJETO com placas que homenageiam personalidades negras. O Dia. Rio de Janeiro. Publicado 30/09/2023. Disponível em: https://odia.ig.com.br/rio-de- janeiro/2023/09/6716730-prefeitura-do-rio-lanca-projeto-com-placas-que-homenageiam- personalidades-negras.html?foto=1. Acesso em: 1 out. 2023. QUEM SOMOS. Criola, 2017. Disponível em: https://criola.org.br/onepage/quem-somos/. Acesso em: 29 jul. 2023. QUINTÃO et al. Raça versus etnia: diferenciar para melhor aplicar. Dental Press J Orthod., 2010. p. 121-124. RAÇA. In: Aulete Digital. 2022. Disponível em: https://www.aulete.com.br/ra%C3%A7a. Acesso em: 4 out. 2022. 115 RAIOL PINHEIRO, Adalberto Vitor. Escrevivência e Rotas de Cultura: Ações Pedagógicas Dialógicas e Histórico-Culturais. Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, [s.l.], v. 3, n. 6, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaocultura linguagem/article/view/3881. Acesso em: 27 set. 2023 RATTS, Alex; RIOS, Flavia. Lélia Gonzalez. Retratos do Brasil Negro. São Paulo: Selo Negro, 2010. RIBEIRO, Djamila. Feminismo negro para um novo marco civilizatório. SUR. v.13 n.24. 2016, p. 99- 104. RIOS, F.; KLEIN, S. Lélia Gonzalez, uma teórica do social. Sociedade e Estado, [s.l.], v. 37, n. 03, p. 809–833, 2022. DOI: 10.1590/s0102-6992-202237030003. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44179. Acesso em: 17 jul. 2023. ROMÃO, José Eustáquio; GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2012. ROSSATO, Ricardo. Práxis. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 574-576 RUFINO, Luiz. Exu e a Pedagogia das Encruzilhadas. Seminário dos Alunos PPGASMN/UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. ISSN: 2359-0211 RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. Kindle. RUSSO, Luiza. Conheça o legado da educação popular brasileira de Paulo Freire. MST.2020. Disponível em: https://mst.org.br/2020/09/19/conheca-o-legado-da-educacao-popular-brasileira-de- paulo-freire/. Acesso em: 11 out. 2022. SARTORI, Jerônimo. Educação bancária/ Educação libertadora. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 39-40. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez Editora e Autores Associados, 1987. SCOCUGLIA, Afonso Celso. A progressão do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/gt/201010100344 20/13scocuglia.pdf. Acesso em 24 set. 2022. SCOCUGLIA, Afonso Celso. África/africanidade: Angola, Guiné-Bissau, Moçambique. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 29-31. SCOTT, Joan. Gênero: uma Categoria Útil de Análise Histórica. Educação e Realidade, v. 20, n. 2, p.71-99, 1995. SENA, Isabela. O (não) lugar do “pardo”. Medium. 2018. Disponível em: https://me dium.com/@isabelapsena/o-n%C3%A3o-lugar-do-pardo-941b3dce6028. Acesso em: 9 out. 2022. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017. 211p. E-book. ISBN 978-85-249-2520-7. SILVA, Tomaz Tadeu da. Pedagogia do oprimido versus Pedagogia dos conteúdos. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 23, 2005, p. 207-214. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23-arquivo.pdf. Acesso em: 7 de out. 2022. 116 STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, José Jaime. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2019 TUMELERO, Naína. Pesquisa exploratória: conceito, características e aplicação em 4 passos. 2019. Disponível em: https://blog.mettzer.com/pesquisa-exploratoria/. Acesso em: 9 mar. 2020. WIKIPÉDIA. Heteropatriarcado. Disponível em: encurtador.com.br/yBER6. Acesso em 3 out. 2022. WILLIAM, Rodney. Apropriação cultural. São Paulo: Pólen, 2019. 208 p. Kindle. XAVIER, Karla Rampim. Os discursos em Lacan e a práxis feminista: Lélia Gonzalez para seguir adiante. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós- Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. ZACARIAS, Laysi da Silva. Amefricanizando o amor: diálogos entre bell hooks e Lélia Gonzalez. 2021. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021. ZANELLA, J. L. Considerações sobre a Filosofia da Educação de Paulo Freire e o Marxismo. Quaestio. Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/170. Acesso em: 17 jul. 2023pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - ANDREA CAVALCANTI DE MENDONÇA.pdf3.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.