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dc.contributor.authorMarinho, Paulo Vitor Faustino-
dc.date.accessioned2024-09-26T14:03:18Z-
dc.date.available2024-09-26T14:03:18Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationMARINHO, Paulo Vitor Faustino. PROJETO HORTAS ESCOLARES/SME – RIO DE JANEIRO/RJ: PRÁTICAS AGRÍCOLAS COMO BASE PARA A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO EDUCATIVO A PARTIR DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IVONE NUNES FERREIRA. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18252-
dc.description.abstractNas últimas décadas consolidou-se mundialmente a necessidade de se buscar e se debater caminhos que estabeleçam práticas sustentáveis em nosso cotidiano, de modo que estas tenham a preservação do meio ambiente como fim. Paralelamente, sob a perspectiva de integralidade educacional, passou-se a compreender, gradativamente, que a escola é um lugar primordial e privilegiado para exercícios ligados à educação alimentar, ao contato das comunidades escolares com a terra, além de ser espaço de resistência diante de culturas hegemônicas de produção agrícola. Neste contexto, o desenvolvimento de hortas escolares, especialmente àquelas originadas de políticas públicas das Redes de ensino, teriam o potencial de agregar diversas demandas tanto da esfera ambiental, quanto da educacional, estabelecendo-se na vanguarda de ações agroecológicas junto às comunidades escolares. Neste sentido, esta dissertação apresenta o Projeto Hortas Escolares (PHE), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, buscando analisar de que forma esta política pública poderia contribuir para o desenvolvimento de escolas integrais, de territórios educativos e de uma cultura sustentável nas comunidades escolares por ela atingida na maior rede de ensino da América Latina. Para isto, apresentaremos um importante mergulho nos números do PHE em seus primeiros anos (2018-2020) em uma leitura ampla de sua presença na Rede, bem como nos debruçaremos em uma avaliação de sua aplicação na Escola Municipal Professora Ivone Nunes, em Senador Camará.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectProjeto Hortas Escolarespt_BR
dc.subjectTerritórios Educativospt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Professora Ivone Nunespt_BR
dc.subjectSchool Gardens Projectpt_BR
dc.subjectEducational Territoriespt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectEscola Municipal Professora Ivone Nunespt_BR
dc.titlePROJETO HORTAS ESCOLARES/SME – RIO DE JANEIRO/RJ: PRÁTICAS AGRÍCOLAS COMO BASE PARA A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO EDUCATIVO A PARTIR DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IVONE NUNES FERREIRApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn recent decades, the need to seek and discuss ways to establish sustainable practices in our daily lives has been consolidated worldwide, so that they have the preservation of the environment as an end. At the same time, from the perspective of educational integrality, it gradually came to be understood that the school is a primordial and privileged place for exercises related to food education, the contact of school communities with the land, in addition to being a space of resistance in the face of hegemonic crops of agricultural production. In this context, the development of school gardens, especially those originated from public policies of the Educational Networks, would have the potential to add several demands from both the environmental and educational spheres, establishing themselves at the forefront of agroecological actions with school communities. In this sense, this dissertation presents the Projeto Hortas Escolares (PHE), developed by the Municipal Department of Education of Rio de Janeiro, seeking to analyze how this public policy could contribute to the development of integral schools, educational territories and a sustainable culture. in the school communities affected by it in the largest education network in Latin America. For this, we will present an important dive into the numbers of the PHE in its early years (2018-2020) in a broad reading of its presence in the Network, as well as an evaluation of its application at Escola Municipal Professora Ivone Nunes, in Senador Camará.en
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Ana Maria Dantas-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539pt_BR
dc.contributor.referee3Jardim, Elizabete Cristina Ribeiro Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2960543131102283pt_BR
dc.creator.Lattesttp://lattes.cnpq.br/6010426817322705pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.relation.referencesANDRÉ, Marli: O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educação?. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. BRASIL. Decreto no 17.943-A, de 12 de Outubro de 1927, Código dos Menores. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em 19 de Junho de 2019. ________. Decreto-Lei no 9.613, de 20 de Agosto de 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/. Acesso em 19 de Junho de 2019. ________. Lei no 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Lei de Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2o graus. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/. Acesso em 19 de junho de 2019. _________. Lei no 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/ Acesso em 20 de Junho de 2019. __________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Planos Curriculares Nacionais, Brasília, 1997. _________. Lei no 9.795, de 27 de Abril de 1999. 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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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