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dc.contributor.authorCarmo, Fabíola Fortes Roldan-
dc.date.accessioned2024-10-07T13:21:22Z-
dc.date.available2024-10-07T13:21:22Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationCARMO, Fabíola Fortes Roldan. Literatura negro-brasileira em espaços escolares como ferramenta para o letramento racial na primeira infância. 2023.111 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica / Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18515-
dc.description.abstractEste trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no Mestrado em Educação em Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Propõe uma reflexão teórica de como o racismo afeta os letramentos na primeira infância, observando propostas de letramento literário e de educação oferecidas às crianças menores de seis anos no Vale do Bonsucesso em Teresópolis, município do Rio de Janeiro e também as tensões na construção de uma educação antirracista (GOMES, 2019) e do letramento literário (COSSON, 2014) vividos pela professora-pesquisadora. O presente trabalho deseja mapear e discutir o acesso e o uso dos livros de literatura infantil oferecidos pelo PNLD às escolas de educação infantil do Vale do Bonsucesso, e analisar se este acervo contém livros com temática racial e representatividade negra, de modo a se constituir mais uma ferramenta que contribua para efetiva aplicabilidade da lei 10.639/03 e a promoção de uma educação antirracista. Através da análise do discurso crítica e da observação participante, deslindará este estudo as possibilidades e impossibilidades de construção de um ambiente escolar e literário diverso e equânime. Como resultado preliminar obtido através de revisão de bibliografia percebe-se que uma relação não dicotômica entre teoria e prática é fundamental para a promoção de educação antirracista e que o letramento literário oferecido à primeira infância no Vale do Bonsucesso necessita ser observado com muita atenção, pois o racismo não para e não poupa a primeira infância. Durante a pesquisa ficou evidente que as minhas inquietações quanto ao racismo no ambiente escolar não eram individuais, e sim coletivas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
dc.subjectLiterary Literacypt_BR
dc.subjectAnti-racist Educationpt_BR
dc.titleLiteratura negro-brasileira em espaços escolares como ferramenta para o letramento racial na primeira infânciapt_BR
dc.title.alternativeBlack-brazilian literature in school spaces as a tool for racial literacy in early childhooden
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis work is the result of research carried out in the Master's in Education in Contemporary Contexts and Popular Demands, at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. It proposes a theoretical reflection on how racism affects literacy in early childhood, observing proposals for literary literacy and education offered to children under six years of age in Vale do Bonsucesso in Teresópolis, in the municipality of Rio de Janeiro, and also the tensions in the construction of a anti-racist education (GOMES, 2019) and literary literacy (COSSON, 2014) experienced by the teacher-researcher. The present work proposes to map and discuss the access and use of children's literature books offered by the PNLD to early childhood education schools in Vale do Bonsucesso, and to analyze whether this collection contains books with racial themes and black representation, in order to constitute more a tool that contributes to the effective applicability of law 10.639/03 and the promotion of anti-racist education. Through the analysis of critical discourse and participant observation, this study will unravel the possibilities and impossibilities of building a diverse and equitable school and literary environment. As a preliminary result obtained through a bibliography review, it is perceived that a non-dichotomous relationship between theory and practice is fundamental for the promotion of anti-racist education and that the literary literacy offered to early childhood in the Bonsucesso Valley needs to be observed with great attention, since racism does not stop and does not spare early childhood. During the research, it became evident that my concerns about racism in the school environment were not individual, but collective.en
dc.contributor.advisor1Lopes, Adriana Carvalho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6068-8308pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893523453985948pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adriana Carvalho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6068-8308pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893523453985948pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596pt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, Mônica Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9288912352531738pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Jane Santos da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2222424419498267pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0007-3390-155Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0386487665026182pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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