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dc.contributor.authorNegreiros, Gizelle Chaar-
dc.date.accessioned2024-10-08T14:41:47Z-
dc.date.available2024-10-08T14:41:47Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.identifier.citationNEGREIROS, Gizelle Chaar. Mapeamento de processos em ouvidorias públicas de Instituições Federais de ensino: um caminho para o aprimoramento da gestão da ouvidoria no campus Manaus centro do IFAM. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18523-
dc.description.abstractTítulo: Mapeamento de Processos em Ouvidorias Públicas de Instituições Federais de Ensino: Um caminho para o aprimoramento da gestão da ouvidoria no Campus Manaus Centro do IFAM. Objetivo do TFC: Esta dissertação tem como objetivo propor os mapas de processos da Ouvidoria Local do Campus Manaus Centro com foco nos fluxos de trabalho, nos procedimentos internos, nas interações entre os diferentes atores envolvidos para a regulamentação da unidade setorial. Seu propósito é aperfeiçoar os processos de tratamento das manifestações dos usuários, almejando a otimização dos serviços prestados. Metodologia Utilizada: Trata-se de uma pesquisa aplicada e descritiva, envolvendo uma revisão bibliográfica acerca de "ouvidoria pública" e "gestão por processos", além de pesquisa documental nos sites dos 37 IF’s. Buscou-se por mapas de processos em ouvidorias de Institutos de Ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF’s). Esses mapas foram comparados, sendo apontados suas semelhanças, diferenças e possíveis oportunidades de melhorias. Ainda foi realizada a leitura das legislações relacionadas à ouvidoria pública e dos regimentos internos de funcionamentos das ouvidorias dos IF’s. Limitações para Aplicabilidade do TFC: As limitações incluem a escassez de modelos de processos encontrados nas ouvidorias estudadas, qualidade das imagens dos mapas encontrados, bem como poucas pesquisas aplicadas à gestão por processos em ouvidorias públicas. Aplicabilidade do Trabalho na Organização Estudada ou no Setor Econômico: Os resultados deste estudo impactam tanto na Ouvidoria Local do Campus Manaus Centro quanto em outras ouvidorias locais de outros Campi do IFAM. Isso porque foi elaborado um Regimento interno de funcionamento da ouvidoria e dos mapas de processos para cada tipo de manifestação, beneficiando o fluxo de tratamento das demandas. Contribuição para a Sociedade (Práticas e Teóricas): No âmbito prático, esta pesquisa oferece insights para o aprimoramento das ouvidorias públicas, promovendo uma abordagem mais eficiente e transparente no tratamento das manifestações dos usuários. Teoricamente, enriquece o entendimento da gestão por processos em contextos de ouvidorias públicas, preenchendo uma lacuna de conhecimento. Originalidade: A originalidade deste trabalho reside na análise aprofundada da gestão de processos em ouvidorias públicas de Instituições Federais de Ensino e também na abordagem da técnica BPMN na modelagem dos processos das manifestações dos usuários nas ouvidorias de IF’s, juntamente com a identificação de lacunas e oportunidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGestão por Processospt_BR
dc.subjectMapeamento de Processospt_BR
dc.subjectOuvidoria Públicapt_BR
dc.subjectInstituição de Ensinopt_BR
dc.subjectProcess Managementpt_BR
dc.subjectProcess Mappingpt_BR
dc.subjectPublic Ombudsmanpt_BR
dc.subjectEducational Institutionpt_BR
dc.titleMapeamento de processos em ouvidorias públicas de Instituições Federais de ensino: um caminho para o aprimoramento da gestão da ouvidoria no campus Manaus centro do IFAMpt_BR
dc.title.alternativeProcess mapping in public ombudsmen of Federal Educational institutions: a path towards enhancing ombudsman management at IFAM's Manaus centro campusen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherTitle: Process Mapping in Public Ombudsmen of Federal Educational Institutions: A Path Towards Enhancing Ombudsman Management at IFAM's Manaus Centro Campus. TFC Objective: This dissertation aims to propose process maps for the Local Ombudsman's Office of the Manaus Centro Campus with a focus on workflows, internal procedures, and interactions among different actors for the regulation of the sectoral unit. Its purpose is to refine the processes of handling user manifestation, aiming to optimize the services provided. Methodology Used: This is an applied and descriptive research involving a literature review on "public ombudsman" and "process management," as well as document research on the websites of the 37 IFs. Process maps in ombudsmen from Institutes of the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education (IFs) were sought. These maps were compared, indicating their similarities, differences, and potential opportunities for improvements. Additionally, a review of legislation related to public ombudsmen and the internal regulations of the ombudsmen of the IFs was conducted. Limitations on TFC Applicability: Limitations include the scarcity of process model examples found in the studied ombudsmen, image quality of the found maps, and the limited number of applied research studies on process management in public ombudsmen. Applicability of Work in the Studied Organization or Economic Sector: The results of this study impact both the Local Ombudsman's Office of the Manaus Centro Campus and other local ombudsmen of different IFAM campuses. This is because internal operating regulations of the ombudsman and process maps for each type of manifestation were developed, benefiting the flow of handling requests. Contribution to Society (Practical and Theoretical): In practical terms, this research provides insights for enhancing public ombudsmen, promoting a more efficient and transparent approach in handling user manifestation. Theoretically, it enriches the understanding of process management in public ombudsmen contexts, addressing a knowledge gap. Originality: The uniqueness of this work lies in the in-depth analysis of process management in public ombudsmen of Federal Educational Institutions and in the adoption of the BPMN technique for modeling user manifestation processes in IFs' ombudsmen, along with gap identification and opportunity assessment.en
dc.contributor.advisor1Castro, Biancca Scarpeline de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4878-1419pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6803897679311046pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sandro Luis Freire de Castro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0579936659778289pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Biancca Scarpeline de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4878-1419pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6803897679311046pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Sandro Luis Freire de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0579936659778289pt_BR
dc.contributor.referee3Cova, Marcia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7477-5421pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757009092492002pt_BR
dc.contributor.referee4Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-7562-7367pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.contributor.referee5Vasconcelos, Aline Pires Vieira de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3394381555686992pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6050-5823pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5228700194912859pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA NETO, Mario de Araujo; OLIVEIRA, Saulo Barbará de. Análise e modelagem de processos. In: VALLE, R.; OLIVEIRA, S. B. DE (org.). ANÁLISE E MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Notation). 1. Ed. - 2. Reimpressão 2010. São Paulo: Atlas, 2009, p. 37 - 51. ALVARENGA NETTO, Clovis Armando. Proposta definindo gestão por processos: características, vantagens, desvantagens. In: LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. (coord.). Gestão integrada de processos e da tecnologia de informação. São Paulo: Atlas, 2015. ALVES, Carlos André de Melo. As contribuições das ouvidorias para a gestão e para a governança corporativa: estudo em instituições bancárias baseado na regulamentação brasileira. 2012. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09112012-204311/en.php>. Acesso em: 01 mai. 2022. ALVES, Juliana Cruz. 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dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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