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dc.contributor.authorOliveira, Janete Aníbal de-
dc.date.accessioned2024-10-10T14:06:47Z-
dc.date.available2024-10-10T14:06:47Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Janete Anibal. Ensino remoto emergencial no cronotopo pandêmico: entrando pelos portões das casas para conversar com as famílias. 2023. 96p. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18643-
dc.description.abstractA partir desta pesquisa, podemos afirmar que a existência de instrumentos por si só não possibilitam a aprendizagem, pois é por meio das relações dialógicas e dialéticas das interações sociais que aprendemos e internalizamos o conhecimento.Este estudo buscou entender como ocorreram as mediações realizadas pelas famílias das atividades escolares dos alunos matriculados no primeiro segmento do Ensino Fundamental, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido ao isolamento social consequente da Pandemia da Covid-19. Para tal, analisamos os enunciados dos familiares sobre como foi vivenciar esta experiência numa perspectiva sociocultural. Sendo uma pesquisa das Ciências Humanas, seguindo o viés da heterociência, utiliza-se a conversa como metodologia para escutar, responsável e responsivamente, os familiares dos discentes da Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas, no município de Nova Iguaçu/RJ. As conversas realizaram-se de acordo com a preferência dos responsáveis pelo discente: via WhatsApp, por troca de mensagens escritas ou áudios. Os familiares foram convidados a participar da pesquisa por meio de mensagem via WhatsApp e/ou pessoalmente. A pesquisa foi realizada através do ciberespaço, a princípio por conta da questão da crise sanitária e depois porque foi a forma mais confortável escolhida pelos responsáveis. As conversas ocorreram entre dois mil e vinte um e dois mil e vinte e três. Visto que, é por meio da linguagem que interagimos socialmente e nos constituímos, tecemos aqui um diálogo entre as vozes dos familiares, dos textos dos referenciais teóricos e da pesquisadora para construir a compreensão dos “atos únicos e irrepetíveis”, como nos diz Bakhtin. Com os conceitos de Bakhtin formando a base do portão, das passagens que construímos e que vai se deslocando, alterando-se enquanto tecemos novas bases de outros portões que aparecem no caminho. Em Vigotski, buscamos o conceito de mediação. Em Roudinesco, trabalhamos com o conceito de família contemporânea. Com Santos e Lemos, trazemos os conceitos de cibercultura, ciberespaço e realizo uma análise de como se configurou o ERE na Unidade Escolar em que ocorreu o estudo. Lopes contribuiu a respeito da metodologia da conversa, baseada no dialogismo proposto por Bakhtin.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectConversapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectConversationpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teachingpt_BR
dc.titleEnsino remoto emergencial no cronotopo pandêmico: entrando pelos portões das casas para conversar com as famíliaspt_BR
dc.title.alternativeEmergency remote teaching in the pandemic chronotope: entering through the gates of homes to talk to familiesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherFrom this research we can state that the existence of instruments alone does not enable learning, as it is through the dialogical and dialectical relationships of social interactions that we learn and internalize knowledge. This study sought to understand how the mediations carried out by families in the school activities of students enrolled in the first segment of Elementary Education occurred, through Emergency Remote Education (ERE), due to the social isolation resulting from the Covid19 Pandemic. To this end, we analyzed family members' statements about what it was like to experience this experience from a sociocultural perspective. Being a Human Sciences research, following the heteroscience bias, conversation is used as a methodology to listen, responsibly and responsively, to the families of students at Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas, in the municipality of Nova Iguaçu/RJ. The conversations took place according to the preference of those responsible for the student: in person or via WhatsApp, by video call or audio exchange. Family members were invited to participate in the research via WhatsApp message and/or in person. The research was carried out through cyberspace, initially due to the issue of the health crisis and later because it was the most comfortable way chosen by those responsible. The conversations took place between two thousand and twenty-one and two thousand and twenty-three. Since it is through language that we interact socially and constitute ourselves, here we weave a dialogue between the voices of family members, the texts of theoretical references and the researcher to build an understanding of “unique and unrepeatable acts”, as Bakhtin tells us. With Bakhtin's concepts forming the basis of the gate, of the passages that we build and that are moving, changing as we weave new bases for other gates that appear along the way. In Vygotsky, we look for the concept of mediation. At Roudinesco, we work with the concept of contemporary family. With Santos and Lemos, we bring the concepts of cyberculture, cyberspace and analyze how the ERE was configured in the School Unit where the study took place. Lopes contributed methodologically based on the conversation methodology.en
dc.contributor.advisor1Motta, Flavia Miller Naethe-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8538-8865pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134pt_BR
dc.contributor.referee1Motta, Flavia Miller Naethe-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8538-8865pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134pt_BR
dc.contributor.referee2Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Ana Lucia Gomes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189074395720414pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4836197242149583pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesALVERNAZ, Aline. Formação Continuada online de Professores de Educação Física para a Inclusão: forjando uma PEDAGOGIA DESCAPACITISTA. 2022. 231 p. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2022. ARAUJO, Francisco Antônio Machado. CARVALHO, Maria Vilani Cosme de.Diálogos sobre “educar hoje” sob mediação do conceito vigotskianoPerejivânie. In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.).Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (115-128).Lisboa: Edições ISPA., 2018. Disponível em: https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/7035 AGAMBEN, Giorgio O. O que é contemporâneo? IN: O que é contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Unochapecó, 2009. p.55-73 BAKHTIN, M.Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. . 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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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