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dc.contributor.authorMilanez, João Gilberto Peixoto-
dc.date.accessioned2024-10-11T14:38:00Z-
dc.date.available2024-10-11T14:38:00Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.citationMILANEZ, João Gilberto Peixoto. Aprendizado de sistemas agroflorestais por meio de mentoria on-line: um estudo de caso. 2023. 29 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18652-
dc.description.abstractO rápido crescimento populacional e a crescente demanda por recursos naturais têm exercido uma pressão significativa sobre os agroecossistemas, resultando em impactos ambientais negativos. Embora a Revolução Verde tenha trazido benefícios substanciais para a produção agrícola, ela também contribuiu para mudanças climáticas e problemas relacionados ao uso intensivo de insumos agrícolas. A agricultura convencional, que depende fortemente desses insumos, enfrenta desafios complexos em relação à sustentabilidade ambiental e às mudanças climáticas, gerando a necessidade de buscar abordagens alternativas. Nesse contexto, os Sistemas Agroflorestais (SAF) emergiram como uma estratégia promissora para promover a agricultura sustentável. Esses sistemas combinam árvores perenes, culturas agrícolas, plantas herbáceas e animais de maneira integrada, visando benefícios econômicos e ecológicos. Os SAF otimizam o uso da terra, reduzem a erosão do solo, aumentam a diversificação e a estabilidade da produção, ao mesmo tempo em que promovem a sustentabilidade ambiental. A transferência de conhecimento sobre SAF enfrenta desafios, exigindo a participação ativa dos agricultores e abordagens práticas para garantir o sucesso desses sistemas. A diversidade de tipos de SAF, como aléias e agricultura sintrópica, demonstra a complexidade desses sistemas e a necessidade de adaptar as abordagens de acordo com as características locais e as necessidades dos agricultores. A adoção bem-sucedida dos SAF requer colaboração interdisciplinar entre diferentes áreas de conhecimento. A Educação a Distância (EAD) e a mentoria online emergiram como ferramentas eficazes para disseminar conhecimento. Com uma parcela significativa da educação ocorrendo fora das configurações tradicionais de sala de aula, a EAD oferece flexibilidade aos estudantes e permite a disseminação global do conhecimento. O Programa de Mentoria em Agrofloresta incluiu aulas, reuniões para tirar dúvidas, podcasts e interações por meio de um grupo no WhatsApp. A análise dos resultados revelou diversidade entre os participantes em idade, gênero, profissão, formação e renda. Predominantemente do grupo de 25 a 35 anos, os participantes indicam um crescente interesse da geração jovem na agricultura sustentável. A maioria relatou alta satisfação com as ferramentas de ensino, especialmente as reuniões online e os podcasts. Embora reconheçam as diferenças entre a EAD e a formação presencial, a mentoria online foi capaz de atender às necessidades e expectativas dos participantes, indicando sua viabilidade como alternativa valiosa para promover práticas agrícolas sustentáveis. Os Sistemas Agroflorestais representam uma solução promissora para os desafios atuais da agricultura e do meio ambiente. Os participantes compreendem que a mentoria contribui para o entendimento teórico, mas a prática só pode ser verdadeiramente compreendida através da prática real, a qual é inerente a uma formação presencial. Ainda assim a EAD e a mentoria online emergem como formas eficazes de educar sobre essas práticas, permitindo a disseminação do conhecimento de forma ampla e global. O Programa de Mentoria em Agrofloresta ilustra como essa abordagem pode ser bem- sucedida ao motivar a adoção de práticas sustentáveis e engajar uma diversidade de participantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPressões nos agroecossistemaspt_BR
dc.subjectEstratégias agroflorestaispt_BR
dc.subjectMentoria Onlinept_BR
dc.subjectAgroecosystem pressurespt_BR
dc.subjectAgroforestry strategiespt_BR
dc.subjectOnline mentorshippt_BR
dc.titleAprendizado de sistemas agroflorestais por meio de mentoria on-line: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeLearning agroforestry systems through online mentoring: a case studyen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe rapid population growth and increasing demand for natural resources have exerted significant pressure on agroecosystems, resulting in negative environmental impacts. While the Green Revolution brought substantial benefits to agricultural production, it also contributed to climate change and issues related to intensive use of agricultural inputs. Conventional agriculture, heavily reliant on these inputs, faces complex challenges concerning environmental sustainability and climate change, requiring the exploration of alternative approaches. In this context, Agroforestry Systems (AFS) have emerged as a promising strategy for promoting sustainable agriculture. These systems integrate perennial trees, crops, herbaceous plants, and animals to achieve economic and ecological benefits. AFS optimize land use, reduce soil erosion, enhance diversification and production stability, all while promoting environmental sustainability. The transfer of knowledge about AFS faces challenges that require active farmer engagement and practical approaches to ensure the success of these systems. The diversity of AFS types, such as alley cropping and syntropic agriculture, underscores the complexity of these systems and the need to adapt approaches according to local characteristics and farmer needs. The successful adoption of AFS calls for interdisciplinary collaboration across different areas of expertise. Distance Education (DE) and online mentoring have emerged as effective tools for disseminating knowledge. With a significant portion of education occurring outside traditional classroom settings, DE provides students with flexibility and enables global knowledge dissemination. The Agroforestry Mentorship Program included classes, doubt- solving meetings, podcasts, and interactions through a WhatsApp group. Analysis of the results revealed diversity among participants in terms of age, gender, profession, education, and income. Predominantly aged 25 to 35, participants indicate a growing interest of the younger generation in sustainable agriculture. The majority reported high satisfaction with the teaching tools, particularly online meetings and podcasts. While recognizing differences between DE and in-person education, online mentoring effectively met participants' needs and expectations, indicating its viability as a valuable alternative to promote sustainable agricultural practices. Agroforestry Systems represent a promising solution to current challenges in agriculture and the environment. Participants comprehend that mentoring contributes to theoretical understanding, but practical comprehension can only be gained through real-world application, inherent to in-person education. Nevertheless, DE and online mentoring emerge as effective means to educate about these practices, enabling broad and global knowledge dissemination. The Agroforestry Mentorship Program illustrates how this approach can be successful in motivating the adoption of sustainable practices and engaging a diverse range of participants.en
dc.contributor.advisor1Campello, Eduardo Francia Carneiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2087563732414383pt_BR
dc.contributor.referee1Campello, Eduardo Francia Carneiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2087563732414383pt_BR
dc.contributor.referee2Olival, Alexandre de Azevedo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5080-3846pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664844008759244pt_BR
dc.contributor.referee3Moraes, Luiz Fernando Eduardo Duarte de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8502813438470586pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agricultura Orgânicapt_BR
dc.relation.referencesABDO, M. T.; VALERI, S.; MARTINS, A. Sistemas Agroflorestais e Agricultura Familiar: Uma Parceria Interessante. Revista Tecnologia & Inovação Agropecuaria, v.1, p 50-59, mai 2009. ALBUQUERQUE T. C. S. de; SANTOS A. G. dos; LOPES C. E. V. Relato de experiência técnica. Congresso Latino-americano de Agroecologia, 10.; Congresso Brasileiro de Agroecologia, 10.; Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, 5. 2017. ALTIERI, M. A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed da UFRGS, 2004. ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo Distance learning: concepts and history in Brazil and in the world. v. 10, p. 10, 2011. ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TRÊS CONQUISTAS. Projeto Agrofloresta, Manual de Implantação no Bioma Cerrado. Assentamento Três Conquistas. 2011. BALBINO, A. O impacto das mudanças climáticas na agricultura. 2016. 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dc.subject.cnpqAgronomiapt_BR
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