Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Liliam Cristina e-
dc.date.accessioned2024-10-14T16:13:59Z-
dc.date.available2024-10-14T16:13:59Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.identifier.citationSOUZA, Liliam Cristina e. Movimentos sociais e periferia: memórias de militantes da favela do Cerro Corá- RJ. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18666-
dc.description.abstractEste estudo parte da concretude da experiência social no território da periferia para compreensão das transformações na vida dos militantes que se envolveram nas lutas sociais. Concebemos como ponto de partida o atual cenário de intensificação da crise estrutural do capital e a produção dos desmontes dos direitos sociais para as camadas populares, a fim de entender os efeitos destes fatores na vivência da juventude em contexto de exclusão. Nesse sentido, fundamentados nos pressupostos teóricos da psicologia social, temos como objetivo a investigação das mudanças que o movimento social gerou na experiência de vida dos militantes a nível pessoal, na percepção de horizontes do futuro, na visão de si e da realidade presente ao seu redor. Tais transformações foram analisadas por intermédio das lembranças de três moradores da favela do Cerro Corá-RJ que se envolverem na organização popular do seu território. Buscamos o resgate das memórias de luta iniciada há dez anos com o início do coletivo “Moradores em Movimento” e com o engajamento dos jovens no movimento social “Levante Popular da Juventude”. A respeito do método, a pesquisa possui o procedimento qualitativo, por meio do instrumento de entrevista, em que as respostas foram construídas e interpretadas a partir da narrativa autobiográfica. Os resultados abarcam as mudanças pessoais e sociais dos militantes entrevistados nos seguintes aspectos: novas percepções subjetivas de suas identidades e do contexto social; conquistas individuais e coletivas através de uma práxis de luta; conscientização política por direitos e expectativas de futuro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectmovimentos sociaispt_BR
dc.subjectperiferiapt_BR
dc.subjectmemória socialpt_BR
dc.subjectnarrativa autobiográficapt_BR
dc.subjectsocial movementspt_BR
dc.subjectunderprivileged urban areaspt_BR
dc.subjectsocial memorypt_BR
dc.subjectautobiographical narrativept_BR
dc.titleMovimentos sociais e periferia: memórias de militantes da favela do Cerro Corá- RJpt_BR
dc.title.alternativeSocial movements and underprivileged urban areas: memories of militants from the Cerro Corá favela in Rio de Janeiroen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study sets off from the concreteness of the social experience in the underprivileged urban territory to understand the transformations in the lives militants who took part in social struggles. We took as a starting point the current scenario of escalation of the structural crisis of capital and the dismantling of social rights for the lower social groups, in order to understand the effects of these factors on the experience of youth in a context of exclusion. Thus, based on the theoretical conventions of social psychology, we aim to investigate the changes that the social movement made in the life experience of the militants at a personal level, in their perception of the future, in the vision of themselves and of the present reality around them. Such transformations were studied through the memories of three residents of the Cerro Corá favela, in Rio de Janeiro, who got involved in the popular organization of their territory. We seek to rescue the memories of the struggle that began ten years ago with the beginning of the “Moradores em Movimento” group and with the engagement of the youth in the social movement “Levante Popular da Juventude”. Regarding the method, the research has a qualitative approach, through the interview medium, in which the answers were constructed and interpreted from an autobiographical narrative. The results cover the personal and social changes of the militants interviewed in the following aspects: new subjective perceptions of their identities and the social context; personal and community achievements through a praxis of struggle; political awareness of rights and expectations for the future.en
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7529-5646pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Sílvia Maria Melo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7529-5646pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528pt_BR
dc.contributor.referee2Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3808-2040pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814524868819621pt_BR
dc.contributor.referee3Naiff, Denis Giovani Monteiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7130312932739910pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8226631954979320pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesABRAHÃO, Maria. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, Pelotas, n.14, p.79-95, 2003. AQUINO, Julio; OLIVEIRA, Marta; REGO, Teresa. Desenvolvimento psicológico e constituição de subjetividades: ciclos de vida, narrativas autobiográficas e tensões da contemporaneidade. Pro-Posições, v. 17, n. 2 (50) - maio 2006. BARTLETT, Frederic. Remembering: A study in experimental and social psychology. New York & London: Cambridge University Press, 1932. BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lembrança de velhos. Companhia das Letras, São Paulo: 1995. BOSI, Eclea. Entrevista: Eclea Bosi. Dispositiva, v.1, n2, 2012. BOTELHO, Maurilio. Crise da sociedade do trabalho: teorias em conflito. 2009. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p.349, 2009. FALS BORDA, Orlando. Conocimiento y poder popular: Lecciones con campesinos de Nicaragua, México, Colombia. Bogotá: Punta de Lanza; Siglo Veintiuno Editores, 1985. FERREIRA, Adriana. Ensaios das formas de resistência na história: Crítica do capital e práxis emancipatória. 2013. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. FILHO, Sidney. Juventude e política: organização, formação e luta do Levante Popular da Juventude no estado de Pernambuco. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. GENTILI, Pablo. O direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educação e Sociedade, v.30, n.109, p.1059-1079, 2009. GODOY, Arilda. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. GUEDES, Neuma. A produção de memoriais autobiográficos: possibilidade de inovação pedagógica. Dissertação (Mestrado de Ciências da Educação) – Universidade da Madureira, Funchal, 2019. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. 83 INSTITUTO TÉCNICO DE CAPACITAÇÃO E PESQUISA DA REFORMA AGRÁRIA (ITERRA); INSTITUTO DE EDUCAÇÃO JOSUÉ DE CASTRO (IEJC). Método pedagógico. Veranópolis/RS: Coletivo Político Pedagógico, 2003. JINKINGS, Ivana. Apresentação. In. MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, p.9-14, 2006. LANE, Silvia. A Psicologia Social e uma nova concepção do homem para a Psicologia. In. LANE; CODO. Psicologia social: o homem em movimento. 8. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. LANE, Silvia. O que é psicologia social? São Paulo: Brasiliense, 2006. LANE, Silvia. Psicologia social: teoría e prática. In RIVERO, NEE., org. Psicologia social: estratégias, políticas e implicações. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. LAUERMANN, Aline. Entre o ritual e o teatro: a mística nos espaços de formação de um movimento social. Dissertação (Mestrado em teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE. Rede Nacional de Cursinhos Populares promete facilitar o ingresso de jovens das periferias no Ensino Superior. Levante Popular da Juventude, 2017. Disponível em: https://levante.org.br/2017/07/10/rede-nacional-de-cursinhos-populares- promete-facilitar-o-ingresso-de-jovens-das-periferias-no-ensino-superior/. Acesso em 6 de janeiro de 2021. LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE. A solidariedade nos Cursinhos Populares da Podemos Mais. Levante Popular da Juventude, 2020. Disponível em: https://levante.org.br/2020/08/31/a-solidariedade-nos-cursinhos-populares-da-podemos/. Acesso em 6 de janeiro de 2021. LUXEMBURGO, Rosa. A revolução russa. São Paulo: Ulmeiro, 1975. MARRO, Katia. A rebelião dos que sobram: Reflexões sobre a organização dos trabalhadores desempregados e os mecanismos socioassistenciais de contra insurgência na Argentina contemporânea. 2009. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. MARTÍN-BARÓ, Ignácio. Desafios e perspectivas da Psicologia Latino-Americana/ Para uma psicologia da libertação. Em Raquel Guzzo e Fernando Lacerda (Orgs.). Psicologia Social para a América Latina. O resgate da Psicologia da Libertação. Campinas, SP: Alínea, 2012. MARTÍN-BARÓ, Ignácio. Crítica e libertação na Psicologia: estudos psicossociais. Organização, notas e tradução de Fernando Lacerda Júnior – Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. In. MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, p.533, 2002. MARX, Karl. O capital. Livro 1, v. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p.567, 2008. 84 MASSOLA, Gustavo; SVARTMAN, Bernardo. Enraizamento, tempo e participação na Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia, p. 293-305, 2018. MENEGAT, Marildo. Sem lenço nem aceno de adeus. Formação de massas em tempo de barbárie: como a esquerda social pode enfrentar esta questão? Praia Vermelha, n. 18, 2008. MOITA, Maria. Percursos de Formação e de Trans-Formação. lu NÓVOA, A Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995. MORTADA, Samir. Tempo e resistência: Ecléa e o método em psicologia social. Psicologia USP, 2022. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, v.10, 2012. POLLAK, Michael. Mémoria, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15, 1989. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro. v. 5, n.10, p. 200-212, 1992. RICOUER, Paul. La vida: un relato em busca de narrador. Papeles de Filosofía, vol. 25, no 2: 9-22 ÁGORA, (2006). SÁ, Celso Pereira. Sobre o campo de estudo da memória social: uma perspectiva psicossocial. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20 (2), p. 290-295., 2007. SÁ, Celso Pereira; NAIFF Denis; NAIFF, Luciene. Preciso estudar para ser alguém: Memória e representações sociais da educação escolar. Paidéia, 18(39), 125-138, 2008. SADER, Emir. Prefácio. In. MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, p.15-18, 2006. THOMPSON, Alistair. Recompondo a memória: Questões sobre a relação entre história oral e memória. Revista Projeto História, São Paulo,1997. WEIL, Simone. A condição operária e outros estudos sobre a opressão (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1996.pt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - LILIAM CRISTINA E SOUZA.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.