Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Liliana Grecco-
dc.date.accessioned2024-10-17T11:52:17Z-
dc.date.available2024-10-17T11:52:17Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.citationPEREIRA, Liliana Grecco. Educação para as relações étnico-raciais em Domingos Martins-ES: o saber histórico escolar na perspectiva anti-hegemônica. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18732-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar como a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana está sendo pensada pelos professores de História de Domingos Martins, no interior do Espírito Santo, nos Anos Finais do Ensino Fundamental à luz da Lei 10.639/03. Me parece necessário problematizar o Documento Curricular da Educação Básica de Domingos Martins (2016), os Projetos Políticos Pedagógicos e procedimentos didáticos-pedagógicos de educadores martinenses, perante indicativos de invisibilização da população negra pela historiografia regional. A partir de estudos feitos em um núcleo de povoamento de Domingos Martins, hoje distrito de Aracê, logo no início de sua formação em fins do século XIX e início do XX foi possível determinar a presença da população negra entre os primeiros ocupantes do lugar. Assim, refuto a ideia de que Domingos Martins-ES tenha sido ocupado somente por colonização europeia. Em decorrência deste fato histórico, surgem alguns questionamentos: Como a Lei 10.639/03 está sendo abordada pelos professores de História do Ensino Fundamental II no município que se diz historicamente como região de colonização europeia? Como o Documento Curricular do município e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas veem esta população? Para entender esse contexto histórico-social-educacional utilizo registros historiográficos do município e da região, analiso o currículo oficial do município e dialogo- entrevisto professores de História de sete escolas, uma de cada Distrito de Domingos Martins- ES.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectHistória e Cultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.subjectDisciplina de Históriapt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian History and Culturept_BR
dc.subjectHistory subjectpt_BR
dc.subjectLaw 10,639/03pt_BR
dc.titleEducação para as relações étnico-raciais em Domingos Martins-ES: o saber histórico escolar na perspectiva anti-hegemônicapt_BR
dc.title.alternativeEducation of ethnic-racial relations in Domingos Martins-ES: school historical knowledge from an anti-hegemonic perspectiveen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research aims to investigate how Afro-Brazilian and African History and Culture is being thought of by History teachers in Domingos Martins, in the interior of Espírito Santo, in the Final Years of Elementary School in light of Law 10.639/03. It seems necessary to problematize the Documento Curricular da Educação Básica by Domingos Martins (2016), the Pedagogical Political Projects and didactic-pedagogical procedures of educators from Martins, given indications of the invisibilization of the black population by regional historiography. Based on studies carried out in a settlement nucleus in Domingos Martins, today the district of Aracê, at the beginning of its formation at the end of the 19th and beginning of the 20th century, it was possible to determine the presence of the black population among the first occupants of the place. Thus, I refute the idea that Domingos Martins-ES was occupied only by European colonization. As a result of this historical fact, some questions arise: How is Law 10.639/03 being addressed by History teachers of Elementary School II in the municipality that historically claims to be a region of European colonization? How do the municipality's Curriculum Document and the schools' Pedagogical Political Projects view this population? To understand this historical-social-educational context, I use historiographic records of the municipality and the region, analyze the official curriculum of the municipality and dialogue- interview History teachers from seven schools, one from each District of Domingos Martins- ES.en
dc.contributor.advisor1Pereira, Amauri Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Amauri Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Fabrícia Vellasquez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349241585859531pt_BR
dc.contributor.referee3Forde, Gustavo Henrique Araujo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3493324457073231pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Maria Nilza da-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8596-4965pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2994707153442186pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8545-9694pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3360355569790900pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesALMADA, Vilma Paraíso Ferreira de. Escravismo e transição: o Espírito Santo (1850- 1880). Rio de Janeiro: Graal, 1984, p.185. 129 ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Ed. Pólen - Coleção Feminismo Plurais (Selo Sueli Carneiro), 2019. ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007. BARROS, Fernanda dos Santos. Raça e Classe no Brasil: um estudo comparativo quanto à raça e classe à luz de Florestan Fernandes (1920-1995) e Roger Bastide (1898-1974) e Thales de Azevedo (1904-1995). 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Gramma, 2016. BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. 8a ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. BARTHOLAZZI, Rosane. A. Os italianos no noroeste fluminense: estratégias familiares e mobilidade social (1897-1950). 285f. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2009. BATISTA, Márcia Regina. Ocupação do distrito de Aracê, Domingo Martins (1888-1920). 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2019. BENTO, Cida. O Pacto da Branquitude. 1° ed. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2022. BERTONHA, João Fábio. Os italianos. São Paulo, SP: Contexto, 2005. BESSERT, SCHMIDT e JONAS. Trabalhando com Projetos Pedagógicos na Escola do Campo. In: SILVA, Adenilde Stein, MORETO, Charles, FOERTE, Erineu, GERKE DE JESUS, Janinha e TRARBACH, Maria aparecida (orgs.). Educação do Campo: Saberes e Práticas. Vitória, ES: EDUFES, 2012. BOSI, Ecléia. Memória e Sociedade: lembrança dos velhos. 3a ed. São Paulo: Schwarcz Ltda, 1999. BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (org.). Escritos de Educação. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 81-88. BRASIL, Decreto No 5.840, de 23 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília: 2006. Disponível em: < www.planalto.gov.br/ccivil_03/_... 2006/2006/decreto/D5840.htm>. Acesso em: Acesso em: 08 ago. 2023. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro- brasileira e africana. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 mai. 2004a. BRASIL. Decreto n. 5.159, de 28 de julho de 2004. Aprova a Estrutura Regimental e o 130 Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Ministério da Educação, e dá outras providências. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 28 de julho de 2004; 183o da Independência e 116o da República. BRASIL. Decreto no 9.465, de 2 de janeiro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, remaneja cargos em comissão e funções de confiança e transforma cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS e Funções Comissionadas do Poder Executivo - FCPE. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 2 de janeiro de 2019. BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF,10 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 21 mar. 2023. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo os Art. 26-A e 79-B, que inserem no currículo oficial das Redes de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10639.htm. Acesso em: 20 mar. 2023. BRASIL. MEC/SETEC/PROEJA, Decreto No 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília, 2005. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/.../Decreto/D5478.htm>. Acesso em: 08 ago. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Etnicorraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/>. Acesso em: 19 mar. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília; MEC/SECAD, 2006. BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação. SECAD; SEPPIR, jun. 2009. 131 BRASIL. Resolução no.1 de 17 de junho de 2004. Institui diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 mai. 2004b. DOMINGOS MARTINS. Lei no 2102, de 03 de julho de 2008. Autoriza a criação do centro de pesquisa, apoio pedagógico e formação de profissionais da educação e dá outras providências. Domingos Martins, 03 jul. 2008. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/es/d/domingos-martins/lei-ordinaria/2008/210/2102/lei- ordinaria-n-2102-2008-autoriza-a-criacao-do-centro-de-pesquisa-apoio-pedagogico-e- formacao-de-profissionais-da-educacao-e-da-outras-providencias. Acesso: 18 de mar. 2023. DOMINGOS MARTINS. Mapa de foco da Educação Básica. Domingos Martins, 2021. DOMINGOS MARTINS. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Manual de Formação 2010. Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação. Domingos Martins, 2015. Acesso em: 21 jul. 2022. DOMINGOS MARTINS. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Manual de Formação 2011. Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação. Domingos Martins, 2015. Acesso em: 21 jul. 2022. DOMINGOS MARTINS. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Manual de Formação 2012. Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação. Domingos Martins, 2015. Acesso em: 21 jul. 2022. DOMINGOS MARTINS. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Manual de Formação 2013. Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação. Domingos Martins, 2015. Acesso em: 21 jul. 2022. DOMINGOS MARTINS. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Manual de Formação 2014. Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação. Domingos Martins, 2015. Acesso em: 21 jul. 2022.DOMINGOS MARTINS. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Manual de Formação 2015. Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação. Domingos Martins, 2015. Acesso em: 21 jul. 2022. DOMINGOS MARTINS. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Manual de Formação 2016. Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação. Domingos Martins, 2015. Acesso em: 21 jul. 2022. ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2000. EMEF Alto Paraju. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Domingos Martins-ES, 2020 a 2025. EMEF Augusto Peter Berthold Pagung. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Domingos Martins-ES, 2020 a 2025. 132 EMEF Biriricas de Cima. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Domingos Martins-ES, 2020 a 2025. EMEF José Uliana. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Domingos Martins-ES, 2020 a 2025. EMEF Mariano Ferreira de Nazareth. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Domingos Martins-ES, 2019 a 2023. EMEF Santa Isabel. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Domingos Martins-ES, 2020 a 2025. EMEF Tijuco Preto. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Domingos Martins-ES, 2020 a 2025. FORDE, Gustavo Henrique Araújo. Vozes negras" na história da educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo (1978-2002). 2016. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2016. FRANTZ, Fanon. Os Condenados da Terra. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. GERKE DE JESUS, Janinha. Sentidos da Formação Docente para a Profissionalização – na voz do professor do Campo. 2014. 365 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. Vitória, 2014. GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Organização do documento: Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. GONÇALVES, Maria de Almeida. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria. et al (orgs.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2007. p. 175-185. GOULARTE, Rodrigo da Silva. Portos e sertões: a província do Espírito Santo e a emancipação da América Portuguesa (1815-1825), 2015. 220 f. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Socias, Niterói, 2015. GROSFOGUEL, Ramón. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada. In: MALDONADO-TORRES, Nelson; BERNARDINO-COSTA, Joaze. GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. São Paulo: Editora Autêntica, 2018. HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. 133 hooks, bell. Educação Democrática. In: Educação contra barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. CÁSSIO, Fernando (org). 1o ed. São Paulo: Boitempo, 2019. ___________. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade; tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. ___________. Olhares negros: raça e representação. 1o ed. São Paulo: Elefante, 2019. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. Extinção da Secadi: a negação do direito à educação (para e com a diversidade). Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 115-137, 2021. DOI: 10.22481/reed.v2i3.8149. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8149. Acesso em: 7 out. 2023. LEAL, João Eurípedes Franklin. A Rota Imperial da Estrada Real: a Estrada São Pedro de Alcântara. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a. MUNANGA, Kabengele. Apresentação. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na Escola. 2a ed. Brasília: Ministério da Educação, 2001. NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. PAIXÃO, Marcelo. A lenda da modernidade encantada: por uma crítica ao pensamento social brasileiro sobre relações raciais e projeto de Estado-Nação. – 1.ed. – Curitiba, PR: CRV, 2014. PANTA, Mariana; SILVA, Maria Nilza da. Cidade, branqueamento e colonialidade: a Construção dos Matizes da Identidade de Londrina e os Impactos sobre a População Negra. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, Uberlândia, v.10, n.1, p. 28-49, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/RCS-v10n1-2020-57754 PATTO, Maria Helena Souza. Fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características de um discurso. Cadernos de Pesquisa, n. 65, p. 72-7, 1988. PEREIRA, Amauri Mendes. Trajetória e Perspectivas do Movimento Negro Brasileiro. 1a. ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2008. ________. “O sonho acabou”: educação e relações étnico-raciais, e os retrocessos político- institucionais. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e20003. Epub 24-Maio-2022. POLONI, André Elias Soares. Alemães, pomeranos e italianos nas terras dos Puri: um estudo sobre o município de Domingos Martins, Espírito Santo. 2022. 156 f. Dissertação (Mestrado Memória Social e Patrimônio Cultural) – Universidade Federal de Pelotas, 134 Instituto de Ciências Humanas, Pelotas, 2022. RAASCH, Silas. A colônia de Santa Isabel e seus imigrantes (1847-1889). 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2010. RATTS, Alex. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto Kuanza, 2007. RIBEIRO, Matilde. Institucionalização das Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil: Percursos e Estratégias- 1986 a 2010. 2013. 286 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2013. SALGUEIRO, Maria Aparecida Andrade. Na luta pela visibilidade: a formação de professores e a literatura afro-brasileira. In: GONÇALVES, Maria Alice Rezende. (org.). Educação, cultura e literatura afro-brasileira: contribuições para discussão da questão racial na escola. Rio de Janeiro: Quartet: NEAB-UERJ, 2007. (Coleção Sempre Negro; v1). SANTOS, Ezequiel Sampaio dos; KILL Miguel A; BIGOSSI, Rutiléia; MURARI, Jonas Braz. História, Geografia e Organização Social e Política do Município de Domingos Martins. Prefeitura Municipal de Domingos Martins. Brasília Editora Ltda, Vitória, 1992. SANTOS, Paulo César Ruas Oliveira. Olendino José dos Passos: um nacional de cor em Aracê no início do século XX. Povos indígenas no Espírito Santo: desafios da invisibilidade histórica e protagonismo político-social. Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Ano 6, n.11 (jan/jun.2022). Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2023. SEDU. Secretaria de Educação. Conselho estadual de educação. Resolução CEE no 3.777/2014. SEDU: Vitória, 2014. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Pro fissional/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CEE%20n%C2%BA%203.777-2014.pdf. Acesso em: 22 out. 2022. SIRQUEIRA, Karoline Lima. A imagem como documento: a história dos africanos e afro- brasileiros por meio das imagens nos livros didáticos. 2022. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022. SILVA, Julio Cláudio da; BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. O pensamento social brasileiro e a questão do negro. In: GONÇALVES, Maria Alice Rezende. (org.). Educação, cultura e literatura afro-brasileira: contribuições para discussão da questão racial na escola. Rio de Janeiro: Quartet: NEAB-UERJ, 2007. (Coleção Sempre Negro; v1). SODRÉ, Muniz. A Sociedade Incivil: Mídia, iliberalismo e finanças. 1o ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2021. SÔNEGO, Márcio Jesus Ferreira. A fotografia como fonte histórica. Historiae, Rio Grande, v.1, n.2, p. 113-120, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2366/1248 > Acesso em: 07 nov. 2022. 135 TRINDADE, Solano. Cantares ao meu povo, 1961. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/poesias-patrioticas/34576 . Acesso em: 17 out. 2023. TRISTÃO, Argentina Lopes Tristão; BRICKWEDDE, Guilherme José. Hino Municipal de Domingos Martins. Domingos Martins, [s.d]. VAINER, Carlos Bernardo. Estado e raça no Brasil: Notas exploratórias. In: Estudos afro- asiáticos, n. 18, pp.103-18, 1990.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - LILIANA GRECCO PEREIRA.pdf4.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.