Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18749
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dc.contributor.authorSilva, Marcos Alexandre Pimentel da-
dc.date.accessioned2024-10-22T13:58:29Z-
dc.date.available2024-10-22T13:58:29Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Alexandre Pimentel da. Do declínio à destituição: as consequências pessoais do desmonte do colegiado de desenvolvimento territorial do Sudeste Paraense-PA. 2023. 205 f. Tese (Doutorado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18749-
dc.description.abstractO desmonte da política de desenvolvimento territorial para o meio rural no Brasil chegou à sua última etapa com o governo Bolsonaro e a promulgação do Decreto n. 9.759, no dia 11 de abril de 2019, que pôs fim aos conselhos de políticas públicas, comitês, fóruns e, com isso, aos colegiados, uma institucionalidade criada em 2003 para garantir às organizações da sociedade civil, aos movimentos sociais e às instituições governamentais, por intermédio de suas representações, a participação na implementação daquelas políticas em especial. Diante disso, o objetivo geral da tese foi o de compreender os efeitos desse processo na história de vida daquelas e daqueles que desempenharam esse papel de representação dentro do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Sudeste Paraense (Codeter SE Paraense). Como objetivos específicos, procuramos (a) analisar o processo histórico de como foram criadas as interações socioestatais que presidiram as práticas de organização, as formas específicas de construir coalizões e os modos de negociar a ação pública por meio deste espaço de participação social; (b) caracterizar o desmonte dessa institucionalidade participativa, destacando os discursos de justificação mobilizados, as estratégias executadas e os instrumentos usados para esse tipo destrutivo de mudança de políticas; e (c) compreender as consequências pessoais desse tipo de desmonte, levando em conta os seus efeitos na história de vida das representações que atuaram nessa arena pública. Para isso, propomos a articulação de duas abordagens teóricas e conceituais capazes de ampliar a compreensão do desmonte. De um lado, a análise do dismantling public policy que define essa prática como uma estratégia específica de corte, redução, diminuição ou de remoção completa de uma política existente, um tipo de mudança de política de caráter destrutivo. De outro lado, a abordagem relacional das interações socioestatais de mútua constituição entre as esferas da sociedade civil e do Estado, para as quais essa relação é de co-constituição, pois, ao mesmo tempo em que os atores sociais promovem efeitos nas políticas, eles sofrem esses efeitos, são constituídos por eles. Nessa direção, o desmonte deixa de ser pensado somente como uma estratégia e passa a se referir a um processo extensivo de desestruturação das interações entre sociedade e Estado mediadas por políticas públicas. De posse desse olhar, a pesquisa revelou que os efeitos desse processo não se restringiram apenas à dimensão policy da política de desenvolvimento territorial rural, nem se resumiram à desmobilização dos seus colegiados, mas se estenderam até o plano da história de vida recente daquelas e daqueles que desempenharam o papel de representação das organizações da sociedade civil ligadas à agricultura familiar, aos movimentos sociais de luta pela terra e por direitos territoriais e das instituições governamentais no Codeter SE Paraense. Desse modo, as consequências pessoais do desmonte têm significado a experiência do desencontro, do distanciamento e dos descaminhos para essas pessoas, e a produção de deslocamentos em suas histórias, de caráter difuso, heterogêneo e dissociados em meio a um contexto de restrições ampliadas, a exemplo do quadro atual de remoção completa dessa política.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectDesmonte de políticas públicaspt_BR
dc.subjectCodeter SE Paraensept_BR
dc.subjectdeslocamentospt_BR
dc.subjectDismantling of public policiespt_BR
dc.subjectCodeter SE Paraensept_BR
dc.subjectdisplacementspt_BR
dc.subjectDesmantelamiento de políticas públicaspt_BR
dc.subjectCodeter SE Paraensept_BR
dc.subjectdesplazamientospt_BR
dc.titleDo declínio à destituição: as consequências pessoais do desmonte do colegiado de desenvolvimento territorial do Sudeste Paraense-PApt_BR
dc.title.alternativeFrom decline to dismissal: the personal consequences of dismantling the collegiate for territorial development of Southeast Pará-PA (colegiado de desenvolvimento territorial do Sudeste Paraense-PA)en
dc.title.alternativeDe la decadencia al destitución: las consecuencias personales del desmantelamiento del colegiado de desarrollo territorial del Sudeste de Pará-PAes
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe dismantling of the territorial development policy for rural areas in Brazil reached its final stage with the Bolsonaro government and the enactment of Decree n. 9,759, on April 11, 2019, which put an end to public policy councils, committees, forums and, therefore, collegiate bodies, an institution created in 2003 to guarantee civil society organizations, social movements and government institutions through their representations, participation in the implementation of those policies in particular. Therefore, the general objective of this dissertation was to understand the effects of this process on the life history of those who played this role of representation within the Collegiate for Territorial Development of Southeast Pará (Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Sudeste Paraense - Codeter SE Paraense). As specific objectives, we seek to (a) analyze the historical process of how the socio-state interactions that presided over the organizational practices were created, the specific ways of building coalitions and the ways of negotiating public action through this space of social participation; (b) characterize the dismantling of this participatory institutionality, highlighting the justification discourses mobilized, the strategies implemented and the instruments used for this destructive type of policy change; and (c) understand the personal consequences of this type of dismantling, taking into account its effects on the life history of the representations that acted in this public arena. For this, we propose the articulation of two theoretical and conceptual approaches capable of expanding the understanding of dismantling. On the one hand, the analysis of dismantling public policy that defines this practice as a specific strategy of cutting, reducing, decreasing or completely removing an existing policy, a type of policy change of a destructive nature. On the other hand, the relational approach of socio-state interactions of mutual constitution between the spheres of civil society and the State, for which this relationship is one of co-constitution, because, at the same time that social actors promote effects in policies, they suffer these effects, are constituted by them. In this direction, the dismantling is no longer thought of only as a strategy, but as an extensive process of dismantling the interactions between society and the State mediated by public policies. With this perspective in hand, the research revealed that the effects of this process were not restricted only to the political dimension of the rural territorial development policy, nor were they limited to the demobilization of its collegiate bodies, but extended to the level of the recent life history of those and those who played the role of representing civil society organizations linked to family farming, social movements fighting for land and territorial rights, and government institutions in Codeter SE Paraense. In this way, the personal consequences of the dismantling have meant the experience of mismatch, distancing and detours for these people, and the production of displacements in their histories, of a diffuse, heterogeneous and dissociated character in the midst of a context of increased restrictions, the example of the current framework for complete removal of this policy.en
dc.description.abstractOtherEl desmantelamiento de la política de desarrollo territorial para las áreas rurales en Brasil llegó a su etapa final con el gobierno Bolsonaro y la promulgación del Decreto n.º 9.759, el 11 de abril de 2019, que puso fin a los consejos, comités y foros de políticas públicas y, por lo tanto, a los órganos colegiados, una institucionalidad creada en 2003 para garantizar a las organizaciones de la sociedad civil, los movimientos sociales y las instituciones gubernamentales, a través de sus representantes, la participación en la implementación de esas políticas en particular. En vista de ello, el objetivo general de la tesis fue comprender los efectos de este proceso en la historia de vida de quienes desempeñaban este papel de representación en el seno del Colegiado de Desarrollo Territorial del Sudeste Paraense (Codeter SE Paraense). Como objetivos específicos, buscamos (a) analizar el proceso histórico de cómo se crearon las interacciones socio-estatales que presidieron las prácticas organizativas, las formas específicas de construir coaliciones y los modos de negociar la acción pública a través de este espacio de participación social; (b) caracterizar el desmantelamiento de esta institucionalidad participativa, destacando los discursos de justificación movilizados, las estrategias ejecutadas y los instrumentos utilizados para este tipo destructivo de cambio político; y (c) comprender las consecuencias personales de este tipo de desmantelamiento, teniendo en cuenta sus efectos en la historia de vida de las representaciones que actuaron en este espacio público. Para ello, proponemos la articulación de dos enfoques teóricos y conceptuales capaces de ampliar la comprensión del desmantelamiento. Por un lado, el análisis del dismantling public policy, que define esta práctica como una estrategia específica de recorte, reducción, disminución o eliminación total de una política existente, un tipo de cambio político destructivo. Por otro lado, el enfoque relacional de las interacciones socio-estatales de constitución mutua entre las esferas de la sociedad civil y el Estado, para el cual esta relación es de co-constitución, ya que al mismo tiempo que los actores sociales promueven efectos sobre las políticas, sufren estos efectos, son constituidos por ellas. En este sentido, el desmantelamiento deja de ser pensado únicamente como una estrategia y pasa a corresponder a un amplio proceso de desestructuración de las interacciones entre la sociedad y el Estado mediadas por las políticas públicas. Desde esta perspectiva, la investigación reveló que los efectos de este proceso no se restringieron a la dimensión policy de la política de desarrollo territorial rural, ni se limitaron a la desmovilización de sus órganos colegiados, sino que se extendieron a la historia de vida reciente de quienes desempeñaron el papel de representar a las organizaciones de la sociedad civil vinculadas a la agricultura familiar, a los movimientos sociales de lucha por los derechos a la tierra y al territorio y a las instituciones gubernamentales de Codeter SE Paraense. De este modo, las consecuencias personales del desmantelamiento han supuesto para estas personas la vivencia de desencuentros, distanciamientos y desvíos, y la producción de desplazamientos en sus historias, de carácter difuso, heterogéneo y disociado en medio de un contexto de mayores restricciones, como es la situación actual de supresión total de esta política.es
dc.contributor.advisor1Delgado, Nelson Giordano-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0574-5194pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9701685268562207pt_BR
dc.contributor.referee1Delgado, Nelson Giordano-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0574-5194pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9701685268562207pt_BR
dc.contributor.referee2Schmitt, Claudia Job-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1248-2994pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3902719369521575pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Sérgio Pereira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2407-7574pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2051768895007839pt_BR
dc.contributor.referee4Porto, José Renato Sant’Anna-
dc.contributor.referee5Cruz, Valter do Carmo-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-8136-7389pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2006814557828882pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3015857856750121pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadept_BR
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dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
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