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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18970
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mirian Pascoal da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T13:53:23Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T13:53:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mirian Pascoal da. Desafios da inclusão escolar de crianças e adolescentes com doença falciforme na rede municipal de educação de Governador Valadares – MG. 2023. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18970 | - |
dc.description.abstract | O ambiente escolar deve ser estimado como um espaço fundamental no processo de inclusão, a fim de buscar entender e atender a diversidade humana. Por isso, faz-se necessário que políticas de inclusão e ações inclusivas sejam incorporadas pelas instituições educacionais. Os estudantes com Doença Falciforme, apesar de não fazerem parte do grupo de pessoas atendidas pela educação especial, necessitam ser reconhecidos para tal. O termo Doença Falciforme é usado para se referir a síndromes provocadas por alteração na hemoglobina, que é chamada de hemoglobinopatia. A hemoglobinopatia mais conhecida é a anemia falciforme. O processo de escolarização da pessoa com Doença Falciforme pode ficar comprometido devido às complicações ocasionadas pela doença, como alterações físicas e cognitivas, além de problemas comportamentais, emocionais e de interação social. Este trabalho teve como objetivo geral, identificar os saberes e fazeres presentes no processo de escolarização dos estudantes com Doença Falciforme nas escolas públicas municipais de Governador Valadares. Os objetivos específicos foram: caracterizar o conhecimento dos professores e diretores do Ensino Fundamental de escolas públicas do município investigado a respeito das demandas de aprendizagem de estudantes com Doença Falciforme; identificar se existem estratégias didáticas e pedagógicas na prática docente e de gestão escolar em prol do aluno faltoso, devido a complicações da Doença Falciforme nas instituições de ensino pesquisadas e identificar se existem políticas públicas na área da educação destinadas aos estudantes falcêmicos. Para responder a esses objetivos foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva e exploratória, utilizando como instrumento para coleta de dados um questionário. A pesquisa teve a participação de 110 profissionais da educação (professores, diretores, pedagogos e monitores) de 10 escolas municipais de Governador Valadares, que oferecem ensino fundamental, escolhidas aleatoriamente por sorteio. Identificou-se que 89 (80,9%) dos participantes já ouviram falar sobre a Doença Falciforme e 18 participantes (19%) responderam que tiveram ou têm alunos com a doença. Concluiu-se que as escolas pesquisadas, do município de Governador Valadares, não demostraram condições, dentro da realidade descrita, de contribuir para uma educação mais inclusiva dos estudantes com Doença Falciforme. A não contribuição se dá devido ao conhecimento superficial dos profissionais da educação a respeito da dificuldade de escolarização dos estudantes com Doença Falciforme. Identificou-se também que nas escolas municipais de Governador Valadares não existem estratégias didáticas e pedagógicas específicas na prática docente em prol do aluno faltoso devido a complicações da Doença Falciforme. As estratégias apresentadas, se limitam a aplicação de atividades escolares diferenciadas, não sendo especificadas quais seriam essas atividades e reforço escolar. Por fim, concluiu-se que as políticas públicas existentes em prol das pessoas com Doença Falciforme são apenas no âmbito da saúde. Na área da educação, o estudante possui amparo apenas nas legislações educacionais gerais, permanecendo no limbo da educação inclusiva. É necessário que as escolas se prepararem para trabalhar pedagogicamente a temática da Doença Falciforme, a fim de possibilitar a permanência e progresso acadêmico desse estudante, reconhecendo suas necessidades para além das necessidades médicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Inclusão em educação | pt_BR |
dc.subject | Doença Falciforme | pt_BR |
dc.subject | políticas públicas inclusivas | pt_BR |
dc.subject | Inclusion in education | pt_BR |
dc.subject | sickle cell disease | pt_BR |
dc.subject | inclusive public policies | pt_BR |
dc.title | Desafios da inclusão escolar de crianças e adolescentes com doença falciforme na rede municipal de educação de Governador Valadares – MG | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges of school inclusion of children and teenagers with sickle cell disease in the municipal public schools of Governador Valadares – MG | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The school environment should be seen as a fundamental space in the inclusion process in order to understand and attend to human diversity. It is therefore necessary for inclusion policies and inclusive actions to be incorporated by educational institutions. Although students with sickle cell disease are not part of the group of people served by special education, they need to be recognized as such. The term sickle cell disease is used to refer to syndromes caused by an alteration in hemoglobin, which is called hemoglobinopathy. The best-known hemoglobinopathy is sickle cell anemia. The schooling process of people with sickle cell disease can be compromised due to the complications caused by the disease, such as physical and cognitive alterations, as well as behavioral, emotional and social interaction problems. This work had the general objective of identifying the knowledge and practices present in the schooling process of students with Sickle Cell Disease in municipal public schools in Governador Valadares. The specific objectives were: to characterize the knowledge of elementary school teachers and principals in public schools in the municipality investigated regarding the learning demands of students with sickle cell disease; to identify whether there are didactic and pedagogical strategies in teaching practice and school management in favor of students who are absent due to complications from sickle cell disease in the educational institutions surveyed; and to identify whether there are public policies in the area of education aimed at students with sickle cell disease. In order to meet these objectives, a qualitative- quantitative, descriptive and exploratory study was carried out, using a semi-structured questionnaire as a data collection tool. The research had the participation of 110 education professionals (teachers, principals, pedagogues and monitors) from 10 municipal schools in Governador Valadares, which offer elementary education, chosen randomly by draw. It was found that 89 (80.9%) of the participants had already heard about sickle cell disease and 18 participants (19%) said that they had or have students with sickle cell. It was concluded that the schools surveyed, in the municipality of Governador Valadares, did not demonstrate the conditions, within the described reality, to contribute to a more inclusive education for students with sickle cell disease. The failure to contribute is due to the superficial knowledge of education professionals regarding the difficulty in schooling for students with sickle cell disease. It was also found that in the municipal schools of Governador Valadares there are no specific didactic or pedagogical strategies in teaching practice for students who miss school due to complications from sickle cell disease. The strategies presented are limited to the application of differentiated school activities, without specifying what these activities and school reinforcement would be. Finally, it was concluded that the existing public policies for people with sickle cell disease are only in the health field. In the area of education, the student is only supported by general educational legislation, remaining in the limbo of inclusive education. It is necessary for schools to prepare themselves to work pedagogically on the subject of sickle cell disease, in order to enable the permanence and academic progress of these students, recognizing their needs beyond medical needs. | en |
dc.contributor.advisor1 | Thomé, Sandra Maria Gomes | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-3261-0543 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4031503846197234 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Thomé, Sandra Maria Gomes | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3261-0543 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4031503846197234 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Damasceno, Allan Rocha | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0577-805X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0177717397152120 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Mariana Sarro Pereira de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8748771953218635 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8093293170188050 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
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