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dc.contributor.authorOliveira, Wudson Guilherme de-
dc.date.accessioned2024-11-06T15:52:47Z-
dc.date.available2024-11-06T15:52:47Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Wudson Guilherme de. Os métodos e os efeitos de uma educação antirracista em um curso de educação não formal sobre “natureza & axé”. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18975-
dc.description.abstractOs espaços não formais de aprendizagem, entendidos como lugares fora da atmosfera escolar, podem ser cenários educativos e são lugares que podem contribuir, apoiar e/ou complementar a aprendizagem. A presente pesquisa dispõe-se a ampliar reflexões acerca do cumprimento das metas da ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelo Brasil, a partir do diagnóstico das CTTro - Comunidade Tradicional de Terreiro e os seus demais adeptos das religiões de matrizes africanas, como um modo de organização de colocar em prática as demandas determinadas pela Agenda 2030 da ONU - Organização das Nações Unidas. No Brasil e no mundo, estão ocorrendo heterogêneas situações desestabilizantes geradas pelas problemáticas ligadas a fome, a pobreza, as desigualdades, a falta de saneamento básico, injustiças sociais entre outros entraves que implicam na condição de vida das gerações futuras. Para o abrandamento das controversas é criado, em conjunto com um babalorixá, um curso on-line, com o desejo de apresentar, de conhecer e de discutir os aspectos das ODSs em consonância com a cosmovisão das tradições religiosas de matrizes africanas e afro-brasileiras, como um modo de promover uma vida digna ao povo de terreiro, erradicando as intolerâncias, os racismos, as violências e as discriminações. Proposta sustentada pela ambiciosa Agenda 2030, nas compreensões da ODS de número 04 - Educação de Qualidade, na educação não formal, nos letramentos e na Lei Federal 10.639/2003 e 11.645/2008. Os encontros foram realizados de modo virtual, promovido por lives, com a participação de líderes religiosos, de praticantes das religiões de matriz africana e demais adeptos. A pesquisa foi realizada através dos registros das situações vivenciadas neste espaço de educação não formal e de entrevistas. Para um melhor entendimento com referência as questões afloradas na ação afirmativa, foi necessário analisar a construção da categoria negro (GOMES, 2003, 2010, 2017; MUNANGA, 2004, 2005), a relação entre a raça e colonialidade (QUIJANO, 2010), assim como outras temáticas que emergiram para a compreensão das positividades e as relações étnico-raciais no CTTro. As ponderações germinadas pela pesquisa nos convidam a repensar sobre as práticas para o resgate histórico e fortalecimento do ―chão do terreiro‖, provocando novas encruzilhadas desestruturantes aos padrões hierarquizados, eurocêntrico, intolerantes e racistas, que desqualificam os afro-brasileiros e aqueles que praticam as religiões de matriz africana.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectODS – 04pt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectCurso EaDpt_BR
dc.subjectEducação de Terreirospt_BR
dc.subjectEntrevistaspt_BR
dc.subjectSDG – 04pt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.subjectEaD coursept_BR
dc.subjectTerreiros Educationpt_BR
dc.subjectInterviewspt_BR
dc.titleOS MÉTODOS E OS EFEITOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL SOBRE “NATUREZA & AXÉ”pt_BR
dc.title.alternativeThe methods and effects of an anti-racist education in a non-formal education course on “nature & axé”.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherNon-formal learning spaces, understood as places outside the school atmosphere, can be educational scenarios and are places that can contribute, support and/or complement learning. This research intends to expand reflections on the achievement of the goals of the ODS - Sustainable Development Goals in Brazil, based on the diagnosis of the CTTro - Traditional Community of Terreiro and its other adherents of African matrix religions, as a way of organization to put into practice the demands determined by the UN Agenda 2030 - United Nations. In Brazil and in the world, there are heterogeneous destabilizing situations generated by problems related to hunger, poverty, inequalities, lack of basic sanitation, social injustices, among other obstacles that imply the living conditions of future generations. To alleviate the controversies, an online course was created, together with a babalorixá, with the desire to present, learn about and discuss aspects of the SDGs in line with the cosmovision of religious traditions of African and Afro-Brazilian matrices , as a way of promoting a dignified life for the people of the terreiro, eradicating intolerance, racism, violence and discrimination. Proposal supported by the ambitious Agenda 2030, in the understanding of SDG number 04 - Quality Education, in non- formal education, in literacy and in Federal Law 10.639/2003 and 11.645/2008. The meetings were held virtually, promoted by lives, with the participation of religious leaders, practitioners of African matrix religions and other supporters. The research was carried out through records of situations experienced in this non-formal education space and interviews. For a better understanding of the issues raised in affirmative action, it was necessary to analyze the construction of the black category (GOMES, 2003, 2010, 2017; MUNANGA, 2004, 2005), the relationship between race and coloniality (QUIJANO, 2010), as well as other themes that emerged for the understanding of positivities and ethnic-racial relations in CTTro. The considerations germinated by the research invite us to rethink about the practices for the historical rescue and strengthening of the ―chão do terreiro‖, provoking new crossroads that disrupt hierarchical, Eurocentric, intolerant and racist patterns, which disqualify Afro-Brazilians and those who practice the African origin religions.en
dc.contributor.advisor1Lopes, Adriana Carvalho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6068-8308pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893523453985948pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adriana Carvalho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6068-8308pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893523453985948pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.referee2IDttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596pt_BR
dc.contributor.referee3Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Bruno Coutinho de Souza-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-9499-6747pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2744585185550805pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1806-9244pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4698701035932386pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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