Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19104
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKrick, Bárbara Beatriz da Costa-
dc.date.accessioned2024-11-12T21:16:19Z-
dc.date.available2024-11-12T21:16:19Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationKRICK, Bárbara Beatriz da Costa. O trabalho docente de alfabetizadoras/es no período da pandemia da covid-19 no município de Itaguaí, Baixada Fluminense. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19104-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objeto de estudo conhecer algumas práticas pedagógicas de alfabetizadoras/es durante a implementação do ensino remoto da pandemia da COVID-19 no município de Itaguaí, Rio de Janeiro. É uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico. Três entrevistas foram realizadas como instrumentos de pesquisa. Devido à pandemia, tivemos que nos adaptar às novas regras de convivência, vivendo isolados da comunidade, mantendo o uso de álcool em gel, máscaras de proteção e com precauções durante dois anos aproximadamente, além dos problemas de saúde, dos problemas emocionais, dos traumas pelas perdas sofridas e por toda essa mudança repentina. Em relação à vida profissional, também tivemos que aprender a trabalhar a distância através da internet. E no meio escolar não foi diferente. A partir dessa nova realidade surgiu o interesse em fazer uma pesquisa que contribuísse para a compreensão de tantos desafios nas práticas pedagógicas de profissionais que se dedicaram à arte de alfabetizar durante esse período no modelo de ensino remoto. Palavras-chave: Trabalho docente. Alfabetização. Pandemia. Ensino remoto. Município de Itaguaí, Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectMunicípio de Itaguaípt_BR
dc.subjectBaixada Fluminensept_BR
dc.subjectEstado do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectMunicipality of Itaguaípt_BR
dc.subjectRio de Janeiro Statept_BR
dc.titleO trabalho docente de alfabetizadoras/es no período da pandemia da Covid-19 no município de Itaguaí, Baixada Fluminensept_BR
dc.title.alternativeThe teaching work of literacy teachers during the Covid-19 pandemic in the municipality of Itaguaí, Baixada Fluminenseen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present research has as its object of study the pedagogical practices of literacy teachers during the implementation of remote teaching of the COVID-19 pandemic in the municipality of Itaguaí, Rio de Janeiro. This is a qualitative and bibliographic research. Three interviews were carried out as research instruments. Due to and during the pandemic, we had to adapt to the new rules of living together, living isolated from the community, keeping the use of alcohol gel, protective masks, and taking several precautions, besides the health problems, the emotional problems, the traumas for the losses suffered, and for all this sudden change. In relation to professional life, we also had to learn to work at a distance through the internet. And in the school environment it was no different. From this new reality arose the interest in doing research that would contribute to the understanding of so many challenges in the pedagogical practices of professionals who dedicated themselves to the art of literacy during this period in the remote teaching model.en
dc.contributor.advisor1Gouvêa, Fernando César Ferreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3537-7559pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186337020612168pt_BR
dc.contributor.referee1Gouvêa, Fernando César Ferreira-
dc.contributor.referee2Berenblum, Andrea Sônia-
dc.contributor.referee3Sana, Peter-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9072-1976pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0837699111157244pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Bárbara Beatriz da Costa Krick.Pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.