Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19104
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Krick, Bárbara Beatriz da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T21:16:19Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T21:16:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.citation | KRICK, Bárbara Beatriz da Costa. O trabalho docente de alfabetizadoras/es no período da pandemia da covid-19 no município de Itaguaí, Baixada Fluminense. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19104 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objeto de estudo conhecer algumas práticas pedagógicas de alfabetizadoras/es durante a implementação do ensino remoto da pandemia da COVID-19 no município de Itaguaí, Rio de Janeiro. É uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico. Três entrevistas foram realizadas como instrumentos de pesquisa. Devido à pandemia, tivemos que nos adaptar às novas regras de convivência, vivendo isolados da comunidade, mantendo o uso de álcool em gel, máscaras de proteção e com precauções durante dois anos aproximadamente, além dos problemas de saúde, dos problemas emocionais, dos traumas pelas perdas sofridas e por toda essa mudança repentina. Em relação à vida profissional, também tivemos que aprender a trabalhar a distância através da internet. E no meio escolar não foi diferente. A partir dessa nova realidade surgiu o interesse em fazer uma pesquisa que contribuísse para a compreensão de tantos desafios nas práticas pedagógicas de profissionais que se dedicaram à arte de alfabetizar durante esse período no modelo de ensino remoto. Palavras-chave: Trabalho docente. Alfabetização. Pandemia. Ensino remoto. Município de Itaguaí, Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Município de Itaguaí | pt_BR |
dc.subject | Baixada Fluminense | pt_BR |
dc.subject | Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Municipality of Itaguaí | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro State | pt_BR |
dc.title | O trabalho docente de alfabetizadoras/es no período da pandemia da Covid-19 no município de Itaguaí, Baixada Fluminense | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching work of literacy teachers during the Covid-19 pandemic in the municipality of Itaguaí, Baixada Fluminense | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The present research has as its object of study the pedagogical practices of literacy teachers during the implementation of remote teaching of the COVID-19 pandemic in the municipality of Itaguaí, Rio de Janeiro. This is a qualitative and bibliographic research. Three interviews were carried out as research instruments. Due to and during the pandemic, we had to adapt to the new rules of living together, living isolated from the community, keeping the use of alcohol gel, protective masks, and taking several precautions, besides the health problems, the emotional problems, the traumas for the losses suffered, and for all this sudden change. In relation to professional life, we also had to learn to work at a distance through the internet. And in the school environment it was no different. From this new reality arose the interest in doing research that would contribute to the understanding of so many challenges in the pedagogical practices of professionals who dedicated themselves to the art of literacy during this period in the remote teaching model. | en |
dc.contributor.advisor1 | Gouvêa, Fernando César Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3537-7559 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6186337020612168 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gouvêa, Fernando César Ferreira | - |
dc.contributor.referee2 | Berenblum, Andrea Sônia | - |
dc.contributor.referee3 | Sana, Peter | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-9072-1976 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0837699111157244 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Bárbara Beatriz da Costa Krick.Pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.