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dc.contributor.authorMachado, Antônio Carlos Negreiros-
dc.date.accessioned2024-11-13T16:14:26Z-
dc.date.available2024-11-13T16:14:26Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationMACHADO,Antônio Carlos Negreiros. O Romance Histórico na EJA, em busca de uma leitura historiográfica. 2023. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19106-
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado da confluência entre a experiência de lecionar aulas de História na Educação de Jovens e Adultos, a paixão por romances históricos e os estudos teóricos e educacionais que valorizam a literatura na sala de aula. A partir disso, foi colocado em análise o livro da historiadora e escritora Mary del Piore, Beija-me onde o Sol não Alcança, criando uma sequência didática de leitura e aprendizado como forma de potencializar o ensino de História. Esta pesquisa desenvolveu um guia didático teórico-prático como facilitador das práticas pedagógicas do professor com ações adaptadas e coordenadas na leitura integral da obra, permitindo discernir a pluralidade histórica no período retratado do Vale do Paraíba do século XIX. No mesmo guia, o professor vai encontrar atividades com referências da obra estudada e indicações de outros romances para serem inspirados e usados na escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectromance históricopt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.subjectescritapt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectensino de históriapt_BR
dc.subjectsensibilização históricapt_BR
dc.subjecthistorical novelpt_BR
dc.subjectreadingpt_BR
dc.subjectwritingpt_BR
dc.subjectliteraturept_BR
dc.subjecthistory teachingpt_BR
dc.subjecthistorical awarenesspt_BR
dc.titleO Romance Histórico na EJA, em busca de uma leitura historiográficapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work is the result of the confluence between the experience of teaching History classes in Young and Adult Education, the passion for novels, and the theoretical and educational studies that value literature in the classroom. From this, the book by the historian and writer Mary del Piore, Beija-me onde o Sol não Alcança, creates a didactic sequence of reading and learning as a way to enhance the teaching of history. This research developed a theoretical-practical didactic material to facilitate pedagogical practices related to teachers with inclusive actions and coordinated in the whole reading of the book, allowing to discern the historical plurality in the portrayed period of the 19th century Vale do Paraíba. In the same guide, the teacher will find activities with references to the work studied and indications of other novels to be inspired and used in school.en
dc.contributor.advisor1Teixeira, Rebeca Gontijo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7192-6869pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522023633864556pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Rebeca Gontijo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7192-6869pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522023633864556pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria da Glória de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6041-4649pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283240106549824pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Márcia de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6119231074162915pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0201899063915720pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
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dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
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