Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19187
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Gabriel Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-20T21:14:36Z | - |
dc.date.available | 2024-11-20T21:14:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gabriel Costa de. A História Local nas Licenciaturas: uma análise dos cursos de História e Educação do Campo da UFRRJ em Seropédica (2000-2023). 2023. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19187 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender a História Local no projeto formativo da Licenciatura em História e da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Seropédica entre os anos de 2000 e 2023, apresentando uma investigação curricular e extracurricular assentada em uma avaliação conceitual, teórica e metodológica sobre a formação histórica local das futuras professoras e professores com formação nesses cursos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o uso de duas estratégias quanto aos procedimentos de investigação: o estudo de caso e o estudo comparado. A partir de uma pesquisa documental centrada nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos analisados, nas diretrizes curriculares, nas ementas de disciplinas, nos documentos institucionais que regimentam as atividades extracurriculares, foi possível observar que a Licenciatura em História apresenta um currículo em que o localismo tem pouco espaço, deslocando a responsabilidade formativa para as atividades curriculares e que a Licenciatura em Educação do Campo, por outro lado, experiencia uma dinâmica territorializadora que compreende o Projeto Político Pedagógico, as disciplinas, as ferramentas pedagógicas e as atividades de extensão como mecanismos de aproximação com os espaços comunitários. Com isso, a formação docente reconhece as memórias, histórias e vivências locais do campo como indissociáveis da atuação profissional em suas distintas dimensões – na produção de uma avaliação, em um planejamento pedagógico, na organização didática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | História Local | pt_BR |
dc.subject | Licenciaturas | pt_BR |
dc.subject | Baixada Fluminense | pt_BR |
dc.subject | Local History | pt_BR |
dc.subject | Undergraduate Courses | pt_BR |
dc.subject | Baixada Fluminense | pt_BR |
dc.title | A HISTÓRIA LOCAL NAS LICENCIATURAS: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRRJ EM SEROPÉDICA (2000-2023) | pt_BR |
dc.title.alternative | Local History in Undergraduate Courses: an analyses of the History and Field Education at UFRRJ in Seropédica (2000-2023) | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This research aims to analyze and understand Local History in the formative process of the Bachelor's Degree in History and the Bachelor's Degree in Field Education at the Federal Rural University of Rio de Janeiro in Seropédica between the years 2000 and 2023, presenting a curriculum and extracurricular investigation based on a conceptual, theoretical, and methodological evaluation of the local historical formation of future teachers trained in these courses. It is a qualitative research, employing two investigative procedures: case study and comparative study. From a documental research centered on the Pedagogical Political Projects of the analyzed courses, on the curricular guidelines, course abstracts and institutional documents governing extracurricular activities, it was observed that the Bachelor's Degree in History has a curriculum where localism has little space, shifting the formative responsibility to curricular activities. On the other hand, the Bachelor's Degree in Field Education experiences a territorializing dynamic that encompasses the Pedagogical Political Project, courses, pedagogical tools, and extension activities as mechanisms for engagement with community spaces. As a result, teacher education recognizes local memories, histories, and experiences of the field areas as inseparable from professional practice in its various dimensions - in assessment production, pedagogical planning, and didactic organization. | en |
dc.contributor.advisor1 | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6984-8649 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4328826368811697 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6984-8649 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4328826368811697 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ramofly Bicalho dos | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0571-6481 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-3112-9301 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0251360952505377 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-4616-8012 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3566147019456243 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
dc.relation.references | ANJOS, J. J. T. História das disciplinas escolares: quatro abordagens historiográficas. Reflexão e Ação (Online), v. 21, p. 276-293, 2013. ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Licenciatura em Educação do Campo: histórico e projeto político-pedagógico. In: MARTINS, Aracy Alves; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Autêntica, 2013. BARBOSA, Claudio Luis de Alvarenga et al. A origem espacial do corpo discente do curso de Licenciatura em Geografia da UFRRJ - Nova Iguaçu. In: MENDES, Laura Delgado (org.). Reflexões, contribuições e perspectivas da Geografia no Instituto Multidisciplinar da UFRuralRJ. Porto Alegre: Editora FI, 2021. cap. 3, p. 43-71. ISBN - 978-65-5917-250-4. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Laura- Mendes- 4/publication/355912475_GE1O_anos_Reflexoes_contribuicoes_e_perspectivas_da_Ge ografia_no_Instituto_Multidisciplinar_da_UFRuralRJ/links/6183ef313c987366c3273b4 8/GE1O-anos-Reflexoes-contribuicoes-e-perspectivas-da-Geografia-no-Instituto- Multidisciplinar-da-UFRuralRJ.pdf#page=43. Acesso em: 8 dez. 2021. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BARROS, Jose D ́Assunção. “História, região e espacialidade” In: Revista de História Regional, v. 10. Ponta Grossa: UEPG, 2005, p.95-129. BARROS, José D’Assunção. História Comparada: um novo modo de ver e fazer a história. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.1-30, jun.2007. BARROS, José d’Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. BARROS, José D’Assunção. História, espaço, geografia: diálogos interdisciplinares. Petrópolis: Vozes, 2017. BEZERRA, Nielson Rosa. A historiografia tradicional e a invisibilidade da escravidão na Baixada Fluminense. In: NASCIMENTO, Álvaro Pereira do; BEZERRA, Nielson Rosa. Da Vila de Iguassu à Baixada Fluminense: histórias de um território.1 ed.Curitiba: Editora Prismas, 2019, v.1, p. 85-104 BICALHO, Ramofly. A Educação do Campo e o Ensino de História: possibilidades de formação. PerCursos, v. 12, n. 1, p. 183-191 183-196, 2011. 193 BICALHO, Ramofly. BUENO, Marília Costa. Educação do campo e pedagogia da alternância na formação do professor. Recôncavo: Revista de História da UNIABEU, v. 3, n. 4, p. 125-140, 2013. BICALHO, Ramofly. Educação do Campo, movimentos sociais e ensino de História. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. ANPUH: Natal, 2013. Disponível em < http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364320669_ARQUIVO_EDUCAC AODOCAMPO,MOVIMENTOSSOCIAISEENSINODEHISTORIA.pdf>. Acesso em 07 de fevereiro de 2023. BICALHO, Ramofly. Experiências do PET Educação do Campo e os Movimentos Sociais na UFRRJ. Seropédica: JLS Editor, 2015. BICALHO, Ramofly. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, v. 18, n. 51, p. 210-224, out./dez. 2017. BICALHO, Ramofly. Interfaces da educação do campo e movimentos sociais: possibilidades de formação. Revista Pedagógica, v. 20, n. 43, p. 81-100, 2018. BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008. BORGES, Angélica; DIAS, Amália. Fazer História da Educação fazendo-se periferia: reflexões, experiências e possibilidades de ensino, pesquisa e extensão. In: ECAR, Ariadne Lopes; BARROS, Surya Aaronovich Pombo. História da Educação: formação docente e a relação teoria-prática. FEUSP: São Paulo, 2022, p. 91-117. BRASIL. SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Ministério da Educação, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2004. CAIMI, Flávia Eloisa. A licenciatura em História frente às atuais políticas públicas de formação de professores: um olhar sobre as definições curriculares, Revista Latino- Americana de História, São Leopoldo v. 2, n. 6, p. 193-209, ago./2013. CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. Dicionário da educação do campo, v. 2, p. 257-265, 2012. CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Revista Trabalho Necessário, v. 2, n. 2, 2004. 194 CALIARI, Rogério Omar; ALENCAR, Edgard; AMÂNCIO, Robson. Pedagogia da alternância e desenvolvimento local. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 4, n. 2, 2002. CAMARGO, Márcio José Pereira de. Ensino de Português em cursos superiores - razões e concepções. In: 17 COLE, 2009, Campinas. Anais do XVII Congresso de Leitura do Brasil, 2009. CAMPOS, Marília Lopes; LOBO, Roberta Maria. Educação do Campo no contexto contemporâneo – inclusão e contradições no diálogo entre movimentos sociais e sistemas de ensino. Revista Teias, v. 12, n. 24, p. 14, 2011. CARNIEL, Fagner. A reviravolta discursiva da Libras na educação superior. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. CARVALHO, Alexandre Monteiro; SOUZA, Amanda; CONCEIÇÃO, Deborah Terezinha; JUNIOR, José Adriano de Souza; MAGALHÃES, Larissa Onasis Monteiro. Pet-Etnodesenvolvimento e Educação Diferenciada: formação de professores quilombolas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - ETNOPET/UFRRJ. In: BRITO, Daniel Azevedo. PET: 40 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Porto Alegre: PLUS, 2019. CARVALHO, Live França de. A geografia do sagrado: a inserção do Recôncavo da Guanabara no império português por intermédio do catolicismo no século XVIII. 2010. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2010. CERRI, L. F. Didática da história: uma leitura teórica sobre a história na prática. Revista de História Regional, Paraná, v. 15, n. 2, p. 264-278, 2010. CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista brasileira de educação, p. 5-15, 2003. CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & educação, v. 2, n. 2, p. 177-229, 1980. CHESMEAUX, Jen. As armadilhas do quadripartismo histórico. In: CHESMEAUX, Jen. Devemos fazer fábulas raso do passado? – sobre a história e os historiadores. Trad. Marcos A. da Silva. São Paulo, Ática: 1995. COELHO, George Leonardo Seabra. Educação do Campo no Rio de Janeiro: relato da experiência de implementação da Licenciatura em Educação do Campo na 195 UFRRJ. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e9386-e9386, 2020. COELHO, Vanessa Canuto. " O que é importante para formar professores?": investigando os cursos de licenciatura em história do Rio de Janeiro. Orientador: Fernando César Ferreira Gouvêa. 2014. 146f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. COHEN, Daniel J.; ROSENZWEIG, Roy. Digital history: a guide to gathering, preserving, and presenting the past on the web. Filadélfia: Universidade da Pensilvânia, 2006. COUTINHO, M. A. Da universidade surge a cidade, da cidade as escolas: a UFRRJ e a educação pública municipal de Seropédica. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. 265 f. DIAS, Amália Cristina; BORGES, Angélica; PINHEIRO, Marcos Cesar de Oliveira. Grande Sertão Baixada e as veredas da historiografia da educação local. Revista Linhas, v. 22, n. 50, 2021. DOUETTS, Larissa Silva. Licenciatura em Educação do Campo: das sementes aos ramos de sol desta luta turma Oseas Carvalho: presente, presente, presente!. Revista Tamoios, v. 9, n. 2, 2013. FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática do ensino de História. São Paulo: Papirus, 2009. FONSECA, Selva Guimarães. História local e fontes orais: uma reflexão sobre saberes e práticas de ensino de História. História Oral, v. 9, n. 1, 2006. FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas, Papirus, 1993. GATTI JÚNIOR, Décio; VALE GATTI, G. C. A história das instituições escolares em revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos da investigação recente. Educativa, v. 17, n. 2, p. 327-359, 2015. GERKE, Janinha; DOS SANTOS, Silvanete Pereira. Alternância e seus 50 anos: uma possibilidade formativa da educação do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, p. e7292-e7292, 2019. GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, 1995. 196 GOMES, Ciro. Por que o golpe acontece?. In: JINKINGS, Ivana; DORIA, Kim; CLETO, Murilo (orgs.). Por que gritamos golpe?: para entender o impeachment e a crise política no Brasil. Boitempo Editorial, 2016. GONÇALVES NETO, Wenceslau. Cultura escolar e legislação em Minas Gerais: o município de Uberabinha no início da República. In: YAZBECK, D. C; ROCHA, M. B. M. da. (Org.). Cultura e história da educação: intelectuais, legislação, cultura escolar e imprensa. Juiz de Fora: UFJF, 2009. p. 69-102. GRAÇA FILHO, Afonso. História, Região & Globalização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. HAESBAERT, R. Des-territorialização e identidade: a rede gaúcha no Nordeste. Niterói: EDUFF, 1997. HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: Do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. HAESBAERT, Rogério. Da desterritorialização à multiterritorialidade. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 29, n. 1, 2003. HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2003. INEP. Censo da Educação Superior 2017: resumo técnico. DF, Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. disponível em:< https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resum o_tecnico_censo_da_educacao_superior_2017.pdf>. Acesso em 25 de abril de 2022. JAKIMIU, Camila Campos de Lara. Educação do Campo e a produção de escalas geográficas com e na terra: pensando outro projeto de vida para os povos do campo. Revista Geografar, v. 12, n. 2, p. 268-284, 2018. KINN, Marli Graniel. Lugares e Territórios camponeses em iniciativas turísticas: os usos dos espaços no entorno dos lagos das hidrelétricas Amador Aguiar I e II – Triângulo Mineiro -MG. Tese de Doutorado. – São Paulo: USP, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-06062011-172324/ptbr.php. Acessado em: 01/03/2016. KNAUSS, Paulo. Preâmbulo. In: NASCIMENTO, Álvaro Pereira do; BEZERRA, Nielson Rosa. Da Vila de Iguassu à Baixada Fluminense: histórias de um território.1 ed.Curitiba: Editora Prismas, 2019, v.1, p. 19-33 KULCSAR, Rosa. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: PICONEZ, 197 Stela C. Bertholo (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Papirus Editora, 2013. LAURENTINO, E. S. S. Tensões e conciliações: a escrita da história local e o Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias (1971-2008). Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Formação de Professores, UERJ, São Gonçalo, 2021. LE GOFF, Jacques. Centro/Periferia. In: LE GOOF, Jacques; SCHMITT, Jean- Claude. Dicionário temático do ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2006. LINS, Leandro Fragoso et al. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2009. LOPES, W. de J. F. Profissionalidade docente na educação do campo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 50, p. 312–312, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i50.8640314. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640314. Acesso em: 2 fev. 2023. MAGALHÃES, Felipe; ARAÚJO, Jessica. O Subprojeto História/Seropédica: relatos de uma experiência. In: MENDES, Rosa Maria Marcos; SALES, Jean Rodrigues (org.) As ações do Pibid da UFRRJ: Pesquisa e ensino na Baixada Fluminense. Rio de Janeiro: E- papers, 2014. pp. 101-122. MARTINS, Aracy Alves; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Autêntica, 2013. MARTINS, Maria de Fátima Almeida; COELHO, Ana Maria Simões. Saberes e fazeres do/no Campo: desafios e possibilidades da educação básica do campo para a área de Ciências Sociais e Humanidades. Anais do XII Encuentro de Geografías de América Latina, 2012. MEINERZ, Carla Beatriz. Estágios de docência e PIBID: impactos inimagináveis no campo do Ensino de História. Revista Latino-Americana de História-UNISINOS, v. 2, n. 6, p. 223-234, 2013. MENDONÇA, Sandra. A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. 198 MOLINA, Mônica C.; ANTUNES-ROCHA, Isabel. Educação do Campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores–reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Reflexão e Ação, v. 22, n. 2, p. 220-253, 2014. MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Mufarrej. Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da educação superior. Revista Educação em questão, v. 51, n. 37, p. 121-146, 2015. MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. MOREIRA, António Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. Currículo, cultura e sociedade, v. 2, p. 7-38, 1994. MOREIRA, Antonio; SILVA, Tomás. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo:Cortez, 1995. MOREIRA, D.A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. MOTTA, David R. M. et al. Oficinas, rodas de leituras e contação de histórias: a educação do campo nas escolas do município de Nova Iguaçu/RJ. In: IMESATO, Hidetake; MANZATO, Marcelo; PONTI, Moacir (Org.). Livro de resumos do XVI Sudeste PET da sala de aula à formação profissional. USP: São Carlos, 2016. Disponível < https://petbciufscar.files.wordpress.com/2016/03/anais-sudeste-pet-2016.pdf >. Acesso em 21 de março de 2023. MOURA, Sandra. O processo seletivo de ingresso na licenciatura em educação no campo da universidade federal de Roraima. Anais do seminário formação docente: intersecção entre universidade e escola, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p. 1–12, 2021. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7520. Acesso em: 18 abr. 2022. NASCIMENTO, Álvaro Pereira do; BEZERRA, Nielson Rosa. Apresentação: as fronteiras da historiografia da Baixada Fluminense. In: NASCIMENTO, Álvaro Pereira do; BEZERRA, Nielson Rosa (orgs.). Da Vila de Iguassu à Baixada Fluminense: histórias de um território.1. ed. Curitiba: Editora Prismas, 2019. v.1. p. 07-18. NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. In: Navegando na história da educação brasileira, UNICAMP, 2006. OLIVEIRA, Fernanda; GOULART, Patrícia Martins. Fases e faces da extensão 199 universitária: rotas e concepções. Revista Ciência em Extensão, v. 11, n. 3, p. 8-27, 2015. OLIVEIRA, Julvan Moreira. Formação de professores para a diversidade étnico- racial. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 3, n. 1, p. 07-31, 2015. PANIZ, Catiane Mazocco et al. Abordagem Temática Freireana e a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos: uma reflexão sobre os trabalhos dos ENPECs. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP, 2015. PINHEIRO, Marcos César de Oliveira. Educação Popular No Brasil: Possibilidades De Uma História Comparada. Revista De História Comparada, 2008. POPINIGS, Fabiane; SILVA, Natanael de Freitas. Práticas de História do PET-História da UFRRJ: conquistas e desafios. In: NASCIMENTO, Álvaro Pereira do; BEZERRA, Nielson Rosa. (orgs.). Da Vila de Iguassu à Baixada Fluminense: histórias de um território.1 ed. Curitiba: Editora Prismas, 2019. v. 1. p. 373-377. QUEIRÓS, Paula; GRAÇA, Amandio. A análise de conteúdo (enquanto técnica de tratamento de informação) no âmbito da investigação qualitativa. In: MESQUITA, I.; GRAÇA, A. (Org.). Investigação qualitativa em desporto. Portugal: Porto, 2013. v. 2, p. 115-149. REZENDE, Valéria M.; ISOBE, Rogéria Moreira R.; MOREIRA, Fernanda Arantes. Investigação comparada em educação: aspectos teóricos e metodológicos. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 2, n. 1, p. 229-248, jan./jul. 2013. RIBEIRO, Marlene. Reforma agrária, trabalho agrícola e educação rural: desvelando conexões históricas da educação do campo. Educação e pesquisa, v. 41, p. 79-100, 2014. ROCHA, André Santos. Guapimirim–Representações, trunfos de legitimidade territorial e Políticas de Significado. Revista Geográfica de América Central, v. 2, p. 1-15, 2011. -RÜSEN, J. No caminho para uma pragmática da cultura histórica. In: RÜSEN. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W.A. Editores, 2012. p. 129-140. SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo. In: SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Penso Editora, 2013. SANFELICE, J. L. História das instituições escolares: desafios teóricos. In: Série- Estudos. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n.25, p.11- 17, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie- 200 estudos/article/view/212/209. Acesso em: 05 de abril de 2022. SANTOS, José L. G. et al. Como os hospitais universitários estão enfrentando a pandemia de COVID-19 no Brasil?. Acta Paulista de Enfermagem, v. 33, 2020, p.1-8. SANTOS, Milton. O dinheiro e o território. GEOgraphia, v. 1, n. 1, p. 7-13, 1999a. SANTOS, Milton. O território e o saber local: algumas categorias de análise. Cadernos Ippur, v. 2, p. 15-25, 1999. SAVIANI, D. Instituições escolares: conceito, história, historiografia e práticas. Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 4, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/382. Acesso em: 5 abr. 2022. SAVIANI, Dermeval. O curso de Pedagogia e a formação de educadores. Perspectiva, v. 26, n. 02, p. 641-660, 2008. SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista UNAR, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013. SCHEIBE, Leda. A formação pedagógica do professor licenciado-contexto histórico. Perspectiva, v. 1, n. 1, p. 31-45, 1983. SCHMIDT, M. A. O ensino de história local e os desafios da formação da consciência histórica. In: MONTEIRO, A.M.F.C.; GASPARELLO, A. M.; MAGALHÃES, M. S. (Orgs.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2007. p.187-198. SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004. SILVA, L. De Recôncavo da Guanabara a Baixada Fluminense: leitura de um território pela história. Recôncavo: Revista de História da UNIABEU, Nilópolis, v. 3, n. 5, 2013. SILVA, Maria Lucena Calixto et al. Tinta ecológica à base de solos como recurso pedagógico para a Educação Infantil. Cadernos de Agroecologia, v. 17, n. 1, 2022. SILVEIRA, Ana Lúcia da Costa. A UFRRJ do tempo recente: relações entre a oferta de graduações e a sua vocação rural. Seropédica: (Tese de doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) CPDA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011. SOUZA, Adriana Barreto de; POPINIGIS, F. (Org.); Margareth de Almeida Gonçalves (Org.). Trilhas: a construção social e histórica de Itaguaí e Seropédica (PET História UFRRJ). 1. ed. Seropédica: EDUR, 2017. v. 1. 163p. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Editora 201 Vozes, 2020. TEODORO, Josimara Ferreira. Curumim Hortelã: saberes ancestrais em diálogo com espaços de horta escolar. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020. TURINI, L. A. A crítica da história linear e da idéia de progresso: um diálogo com Walter Benjamim e Edward Thompson. Uberlândia: Educ. Filos., v. 18, n. 35-36, p. 93-125, 2004. VALE GATTI, Giseli Cristina; INÁCIO FILHO, Geraldo; GATTI JÚNIOR, Décio. História de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o ginásio mineiro de Uberlândia (1920 1960). Educação e filosofia, v. 23, n. 46, p. 119-143, 2009. VENDRAMINI, Célia Regina. Educação e trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo. Cadernos Cedes, v. 27, p. 121-135, 2007. VIÑAO, Antonio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História de Educação, v. 8, n. 3, p. 173-215, 2008. VIÑAO, Antonio. Historia de las disciplinas, profesionalización docente y formación de profesores: el caso español. Revista Pro-Posições, v. 23, n. 3 (69), p. 103-118, 2012. WANLIN, Philippe. L’analyse de contenu comme méthode d’analyse qualitative d’entretiens : une comparaison entre les traitements manuels et l’utilisation de logiciels. Recherches Qualitatives, Québec, n. 3, p. 243-272, 2007. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre Bookman, 2001. ZLATIC, Carlos Eduardo. História Regional: convergências entre o local e o global. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GABRIEL COSTA DE SOUZA.pdf | 2.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.