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dc.contributor.authorSilva, Adriana Alves Pequeno da-
dc.date.accessioned2024-11-21T18:19:50Z-
dc.date.available2024-11-21T18:19:50Z-
dc.date.issued2024-06-06-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Alves Pequeno da. Acesso à alimentação escolar no Instituto Federal Goiano: um estudo da realidade de execução do PNAE (2019-2022) em campi de diferentes dimensões estruturais e funcionais. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19189-
dc.description.abstractO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública de extrema relevância para garantir o acesso a alimentação por escolares da educação básica, de diferentes realidades sociais existentes no Brasil. Contudo, na prática, sua operacionalização é complexa, burocrática e multifatorial, podendo configurar-se como uma barreira para o alcance do seu objetivo. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo identificar a realidade de execução do PNAE nos campi Urutaí e Campos Belos do Instituto Federal Goiano, visto que estes apresentam diferentes dimensões estruturais e funcionais. A pesquisa adotou abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, compreendendo pesquisa documental e bibliográfica e pesquisa de campo, com coleta de dados através de entrevistas. Constatou-se que as diferenças estruturais e funcionais dos campi impactam consideravelmente na alimentação (quali e quantativamente) ofertada aos estudantes; que a existência do restaurante estudantil, a presença de um nutricionista e de equipe de cozinha na estrutura do campus têm relação direta com a segurança alimentar e sanitária da alimentação escolar. As estruturas física e de pessoal dos campi também estão diretamente relacionadas com a quantidade de cursos e vagas ofertadas e consequentemente, com o aporte de recursos financeiros do PNAE recebidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Verificou-se que a maioria dos programas de assistência estudantil (auxílios/ bolsas) praticados pelos campi Urutaí e Campos Belos pode ser classificada como seletiva, por não atender de forma universal a todos os estudantes e estar condicionada às exigências e critérios de editais específicos. O principal desafio para a execução do recurso do PNAE é a aquisição de alimentos da agricultura familiar, sendo necessário criar ou fortalecer os canais de diálogo entre os institutos e os agricultores ou cooperativas de agricultores familiares. Entendeu-se que as diferentes realidades institucionais existentes podem impactar a implementação do PNAE e o alcance dos seus objetivos e, por isso, é importante a realização de mais estudos para ampliação das discussões sobre a otimização da implementação da alimentação escolar de qualidade nas diferentes realidades encontradas nos institutos federais e demais instituições públicas de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectSchool feedingpt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.subjectFederal Institutespt_BR
dc.titleAcesso à alimentação escolar no Instituto Federal Goiano: Um estudo da realidade de execução do PNAE (2019-2022) em campi de diferentes dimensões estruturais e funcionaispt_BR
dc.title.alternativeAccess to school meals at the Federal Institute of Goiano: A study of the reality of implementing the PNAE (2019-2022) on campuses of different structural and functional dimensionsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe National School Feeding Program (PNAE) is an extremely important public policy for guaranteeing access to food for schoolchildren from different social backgrounds in Brazil. However, in practice, the implementation of the PNAE is complex, bureaucratic and multifactorial, which can be a barrier to achieving its objective. In view of this, this study aims to identify the reality of PNAE implementation at the Urutaí and Campos Belos campi of the Instituto Federal Goiano, given that they have different structural and functional dimensions. The research adopted a qualitative approach of an exploratory and descriptive nature, comprising documentary and bibliographical research and field research, with data collected through interviews. It was found that the structural and functional differences between campuses have a considerable impact on the food (both qualitatively and quantitatively) offered to students; that the existence of a student restaurant, the presence of a nutritionist and kitchen staff in the campuses structure are directly related to the food and health safety of school meals. the physical and personnel structures of the campuses are also directly related to the number of courses and places on offer and, consequently, to the amount of PNAE funding received from the FNDE. It was found that most of the student assistance programs (grants/ scholarsship) practiced by the Urutaí and Campos Belos campi can be classified as selective, as they do not provide universal assistance to students and are subject to the requirements and criteria of specific public notices. The main challenge for the implementation of the PNAE resource is the acquisition of food from family farming, and it is necessary to create or strengthen channels of dialog between the institutes and family farmers or cooperatives. It is understood that the different institutional realities can have an impact on the implementation of the PNAE and the achievement of its objectives and, for this reason, it is important to carry out further studies to broaden discussions on optimizing the implementation of quality school meals in the different realities found in federal institutes and other public educational institutions.en
dc.contributor.advisor1Porte, Luciana Helena Maia-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0668-1866pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8693383089089266pt_BR
dc.contributor.referee1Porte, Luciana Helena Maia-
dc.contributor.referee2Gorgônio, Cristiane Mesquita da Silva-
dc.contributor.referee3Borges, João Tomaz da Silva-
dc.creator.IDCPF 928.248.461-00pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5702385257313445pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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