Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19189
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCosta, Amanda-
dc.date.accessioned2024-11-21T18:19:50Z-
dc.date.available2024-11-21T18:19:50Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.identifier.citationCOSTA, Amanda. Mediação e identidade profissional docente em diálogo na formação matemática de surdos licenciandos em Matemática. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19189-
dc.description.abstractNesta pesquisa, que tem formato multipaper , serão postos em diálogo a formação inicial docente de licenciandos em matemática que atuam como tutores de conteúdo junto a surdos licenciandos em matemática, tendo como questões de pesquisa conceitos e ações vinculados ao contexto de inclusão, na busca da resposta à pergunta "que saberes a atuação como mediador pedagógico junto a estudantes com deficiência que estudam matemática no ensino superior agrega à constituição de sua identidade profissional docente?". Voltados especificamente para o ensino superior em um curso de Licenciatura em Matemática, buscamos identificar elementos que permanecerão com estes futuros professores que vivenciam ações de mediação na constituição de sua identidade profissional docente. Destarte, o objetivo geral da pesquisa é investigar quais são os elementos constituintes da identidade profissional docente dos futuros professores de matemática que se relacionam com a sua atuação como mediadores pedagógicos de alunos com deficiência no ensino superior. Dois artigos serão gerados, sendo que o primeiro tem como objetivos: identificar na literatura o que há de resultados que se voltam à educação inclusiva no ensino superior na área de matemática; e qualificar o que é mediação, principalmente no sentido da inclusão e da educação especial - a mediação humana, especificamente. Já o segundo artigo, tem como objetivos: estudar a identidade profissional docente especificamente no campo do ensino de matemática; investigar as estratégias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na inclusão de alunos com deficiência; e acompanhar e dialogar com mediadores (tutores de conteúdo) do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), colaborando e/ou levantando seus relatos e reflexões, através de entrevista, relacionando com a constituição de sua Identidade Profissional Docente. Como resultado final, foi gerado um produto educacional, que é composto por reflexões e debates de elementos inerentes à atuação matemática na educação básica junto a estudantes surdos, voltado para professores que ensinam matemática na educação básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectIdentidade Profissional Docentept_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectInclusive Educationen
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectProfessional Teaching Identityen
dc.titleMediação e identidade profissional docente em diálogo na formação matemática de surdos licenciandos em Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMediation and professional identity of teachers in dialogue in the mathematical training of deaf undergraduate students in Mathematicsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn this research, which has a multipaper format, the initial teacher training of mathematics graduates who act as content tutors with deaf mathematics graduates will be put into dialogue, with concepts and actions linked to the context of inclusion as research questions, in the search for answer to the question "what knowledge does acting as a pedagogical mediator with students with disabilities who study mathematics in higher education add to the constitution of their professional teaching identity?". Aimed specifically at higher education in a Mathematics Degree course, we seek to identify elements that will remain with these future teachers who experience mediation actions in the constitution of their professional teaching identity. Therefore, the general objective of the research is to investigate what are the constituent elements of the professional teaching identity of future mathematics teachers that relate to their role as pedagogical mediators for students with disabilities in higher education. Two articles will be generated, the first of which aims to: identify in the literature what results are aimed at inclusive education in higher education in the area of mathematics; and qualify what mediation is, mainly in the sense of inclusion and special education - human mediation, specifically. The second article aims to: study professional teaching identity specifically in the field of mathematics teaching; investigate the strategies of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) in the inclusion of students with disabilities; and monitor and dialogue with mediators (content tutors) from the Accessibility and Inclusion Center (NAI), collaborating and/or raising their reports and reflections, through interviews, relating them to the constitution of their Professional Teaching Identity. As a final result, an educational product was generated, which is composed of reflections and debates on elements inherent to mathematical performance in basic education with deaf students, aimed at teachers who teach mathematics in basic education.en
dc.contributor.advisor1Pinto, Gisela Maria da Fonseca-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Gisela Maria da Fonseca-
dc.contributor.referee2Lippe, Eliza Marcia Oliveira-
dc.contributor.referee3Santos, Rodrigo Cardoso dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307545917293243pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024 - Amanda Costa.Pdf4.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.