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dc.contributor.authorÁvila, Patrícia Da Silva Bernardo Villela de-
dc.date.accessioned2024-11-29T16:32:56Z-
dc.date.available2024-11-29T16:32:56Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationAVILA, Patrícia Da Silva Bernardo Villela de. Desbravando a ciência: Livros paradidáticos como aliados no processo de ensino e aprendizagem de ciências naturais no segundo ciclo do Ensino Fundamental. 2023. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19224-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca avaliar a importância da leitura e aplicação de livros paradidáticos, no processo de ensino e aprendizagem em Ciências, no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental, visto que a leitura é essencial ao convívio social. Formar alunos cientificamente críticos e leitores é um desafio no país, pois a leitura não é o recurso didático mais procurado e utilizado em sala de aula. Esse problema se torna evidente quando documentos normativos e legislação específica da Educação indicam e evidenciam a importância da leitura de livros infanto-juvenis, incentivada até o final do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. Esse tipo de leitura é muito indicado na fase de aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental esse incentivo é suprimido dos documentos oficiais e, consequentemente, das orientações didáticas, das pesquisas em ensino de Ciências, como constatamos. Essa investigação configura-se como uma pesquisa qualitativa, conjugando análise documental e pesquisa bibliográfica, que permite uma melhor compreensão sobre as possibilidades de utilização de livros paradidáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. O primeiro capítulo apresenta o levantamento bibliográfico realizado sobre a importância do Ensino de Ciências, a abordagem da pedagogia crítica no Ensino de Ciências e a relação entre o Ensino, o lúdico, a dialogicidade e a reflexão sobre o ensino e aprendizagem, a leitura do mundo na visão de Paulo Freire e a alfabetização científica; o papel importante da leitura e literatura para o conhecimento científico na formação do indivíduo e definimos os livros paradidáticos. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa, realizada a partir de uma pesquisa mista, sendo em parte documental e em parte bibliográfica. Como resultados, são apresentadas a análise da legislação educacional, dos documentos norteadores da Educação e as pesquisas do tipo Estado da Arte em relação aos materiais e recursos mais utilizados por professores para o ensino de Ciências. Como a particularidade dos Mestrados Profissionais é a elaboração de um produto didático, propõe-se a elaboração de um guia didático que visa a inclusão da literatura no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos. Esse guia didático tem como alvo, o Segundo Ciclo do Ensino Fundamental, porém pode ser adaptado para outros níveis de ensino de modo a contribuir para a formação do leitor e ser uma estratégia para os professores que trabalham Ciências e linguagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLivros infanto-juvenispt_BR
dc.subjectLivros paradidáticospt_BR
dc.subjectElementary School IIpt_BR
dc.subjectTeaching Natural Sciencespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectParadidactic bookspt_BR
dc.titleDesbravando a Ciência: Livros paradidáticos como aliados no processo de ensino e aprendizagem de ciências naturais no segundo ciclo do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeExploring science: supplementary books as allies in the teaching and learning process of natural sciences in the second cycle of elementary schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research seeks to evaluate the importance of reading and applying textbooks in the process of teaching and learning in Science, in the Second Cycle of Elementary School, since reading is essential to social life. Training scientifically critical students and readers is a challenge in the country, as reading is not the most sought after and used teaching resource in the classroom. This problem becomes evident when normative documents and specific Education legislation indicate and highlight the importance of reading children's books, encouraged until the end of the First Cycle of Elementary School. This type of reading is highly recommended during the learning to read phase in the early years of elementary school. However, in the Second Cycle of Elementary Education this incentive is removed from official documents and, consequently, from teaching guidelines and research into Science teaching, as we have seen. This investigation is configured as qualitative research, combining documentary analysis and bibliographic research, which allows a better understanding of the possibilities of using textbooks in the process of teaching and learning Science. The first chapter presents the documentary survey and analysis of educational legislation, the analysis of the State of the Art in relation to the materials and resources most used by teachers for teaching Science. In the second chapter, the approach of critical pedagogy in Science Teaching and the relationship between Teaching, playfulness, dialogicity and reflection on teaching and learning. In the second chapter, we address the reading of the world from Paulo Freire's perspective and characterize scientific literacy and scientific literacy. In chapter three we highlight the important role of reading and literature for scientific knowledge in the formation of the individual and we define paradidactic books. Asthe particularity of Professional Master's Degrees is the elaboration of a didactic product, it is proposed to create a didactic guide that aims to include literature in the process of teaching and learning scientific content. This teaching guide targets the Second Cycle of Elementary Education, but it can be adapted for other levels of education in order to contribute to the formation of the reader and be a tool for teachers who work in science and language.en
dc.contributor.advisor1Goulart, Silvia Moreira-
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.contributor.referee1Goulart, Silvia Moreira-
dc.contributor.referee2Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira-
dc.contributor.referee3Melo, Waisenhowerk Vieira de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2149-9755pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7401702026459230pt_BR
dc.contributor.referee4Pereira, Zilene Moreira-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-0166-9235pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9827016932616129pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
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