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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19231
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Coelho, Daniel Bernardes | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T17:59:27Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T17:59:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Daniel Bernardes. Política de acompanhamento de egressos do Instituto Federal Goiano: aplicações e contribuições no Campus Urutaí. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19231 | - |
dc.description.abstract | Os Institutos Federais (IF) desempenham um papel de destaque na educação profissional e tecnológica brasileira, buscando oferecer uma formação integral e emancipatória, sem perder de vista a inserção profissional de seus estudantes e o desenvolvimento socioeconômico do país. Assim, um dos grandes desafios enfrentados por essas instituições é garantir a qualidade e a relevância do ensino no atual contexto de rápidas e constantes transformações na sociedade e setores produtivos. Para isso, é essencial que os IFs sejam capazes de interagir ativamente com a comunidade ao seu redor, de modo a identificar novas realidades e demandas, bem como mensurar os resultados de suas ações. Neste sentido, um mecanismo providencial para auxiliar tanto no diálogo com a sociedade quanto na avaliação institucional, e subsidiar ajustes nos currículos e práticas educacionais, é o acompanhamento de egressos. Diante disso, esta pesquisa teve como tema a Política de Acompanhamento de Egressos (PAE) do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), com foco em suas aplicações e contribuições nos cursos superiores de Tecnologia da Informação (TI) ofertados no Campus Urutaí. O objetivo geral do trabalho consistiu em analisar se o acompanhamento de egressos dos referidos cursos atende aos objetivos da PAE do IF Goiano. A metodologia adotada foi uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, que envolveu tanto a análise de documentos quanto a realização de entrevistas semiestruturadas com um membro do comitê local de egressos e os coordenadores dos cursos de Informática. Os dados coletados foram analisados seguindo a abordagem qualitativa. Os resultados mostram que a implantação da PAE nos cursos em questão ainda se encontra em estado incipiente. Embora o Campus Urutaí já tenha estabelecido um Comitê Local de Egressos (CLE) e realizado algumas ações iniciais, estas ainda se concentram em eventos de confraternização e troca de experiências com os discentes atuais. A instituição ainda carece de mecanismos de acompanhamento de egressos institucionalmente consolidados que possibilitem a atualização sistemática das informações. Além disso, os dados já coletados não resultaram em estudos formais capazes de subsidiar ações de melhoria nos cursos. Dessa forma, muitas outras ações precisam ser estabelecidas para alcançar os objetivos delineados na PAE. Ademais, espera-se que esta pesquisa contribua para o fortalecimento da cultura institucional em relação à temática, bem como para o aperfeiçoamento e implementação da PAE no Campus Urutaí e demais campi do IF Goiano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Institucional | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Gestão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational Management | pt_BR |
dc.subject | Institutional Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Professional Education | pt_BR |
dc.title | Política de acompanhamento de egressos do Instituto Federal Goiano: aplicações e contribuições no Campus Urutaí | pt_BR |
dc.title.alternative | Monitoring Policy for Graduates at “Instituto Federal Goiano”: Applications in the Campus Urutaí | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The Federal institutes (FI) have a critical role in Brazilian professional education and technology, seeking to promote an integral and emancipating formation, without losing sight of the professional insertion of its students and the socioeconomic development of the country. Thus, one of the greatest challenges faced by those institutions is to ensure the quality and relevance of contents taught in the context of fast and constant transformations in society and the productive sector. For that, it is essential that FIs are able to interact actively with the community around it, identifying new realities and demands, as well as measure the results of its actions. In light of this, a providential mechanism to aid the dialogue with society as well as institutional evaluation, and fund adjustments to curriculum and educational practices of graduates. Aware of that, this research has had as its theme the Policy for Monitoring Graduates (PMG) from “Instituto Federal Goiano”, with a focus on applications and contributions in graduations of Information Technology (IT) offered at the Campus Urutaí. The general goal of this work is to analyze if the monitoring of the graduates from those referred graduations are in accordance with the PMG from “Instituto Federal Goiano.” The methodology used was explanatory research of a quantitative nature, which included document analysis as well as semi-structured interviews with local graduation committee members and coordinators of IT programs. Data collected were analyzed according to a quantitative approach. The results show that the implication of PMG in the referred majors finds itself in an incipient state. Although Campus Urutaí has established a Local Committee for Graduates (LCG) and made some initial actions, these are still focused on confraternization events and experience exchange with current students. The institution still needs mechanisms for monitoring graduates institutionally consolidated which makes it possible to update data systematically. Besides, the data collected didn’t result in formal studies which were able to foster actions to improve the courses. Hence, many other actions need to be established to reach the objectives structured by PMG. Additionally, it is expected that this research contributes to strengthening the institutional culture in relation to the theme, as well as for the betterment and implementation of PMG at Campus Urutaí of Instituto Federal Goiano. | en |
dc.contributor.advisor1 | Gregorio, Sandra Regina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0015837037500256 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gregorio, Sandra Regina | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Jorge Luiz de Goes | - |
dc.contributor.referee3 | Stefanuto, Vanderlei Antônio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4394043494006947 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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2024 - Daniel Bernardes Coelho.Pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
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