Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19242
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Deivid do Vale | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T19:14:35Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T19:14:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Deivid do Vale. Produção de jogos digitais e pensamento computacional: uma abordagem construcionista de aprendizagem. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19242 | - |
dc.description.abstract | Essa dissertação apresenta uma análise aprofundada da criação de jogos digitais e do design de dispositivos robóticos, realizados por estudantes do ensino médio com o objetivo de promover o alívio dos sintomas da doença de Parkinson. A investigação tem como objetivo discernir o impacto dessas atividades inovadoras no aprimoramento do Pensamento Computacional. A metodologia adotada envolve a observação e análise de três projetos distintos. Cada um incorporando conceitos, práticas e perspectivas de Pensamento Computacional, conforme delineado por Resnick (2012). Esses projetos não só promoveram o engajamento dos alunos com princípios fundamentais da computação, como também permitiram a integração de conhecimentos interdisciplinares, evidenciando o potencial da tecnologia educacional para além das salas de aula. Por meio de uma abordagem qualitativa, os dados coletados revelaram a capacidade dos estudantes de entender e aplicar o Pensamento Computacional em contextos práticos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cruciais como criatividade, colaboração, e resolução de problemas. Consequentemente, este estudo não apenas confirmou a relevância do Pensamento Computacional na educação contemporânea, mas também destacou sua aplicabilidade na criação de soluções inovadoras para desafios reais na área da saúde. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Construcionismo | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
dc.subject | Robótica | pt_BR |
dc.subject | Constructionism | pt_BR |
dc.subject | Computational Thinking | pt_BR |
dc.subject | Robotic | pt_BR |
dc.title | Produção de jogos digitais e pensamento computacional: uma abordagem construcionista de aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital games production and computational thinking: a constructionist approachto learning | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This dissertation presents an in-depth analysis of the creation of digital games and robotic device design, conducted by high school students with the aim of promoting relief from Parkinson's disease symptoms. The research aims to discern the impact of these innovative activities on enhancing Computational Thinking. The methodology adopted involves the observation and analysis of three distinct projects, each incorporating concepts, practices, and perspectives of Computational Thinking as outlined by Resnick (2012). These projects not only fostered students' engagement with fundamental computing principles but also allowed the integration of interdisciplinary knowledge, showcasing the potential of educational technology beyond the classroom. Through a qualitative approach, collected data revealed students' ability to understand and apply Computational Thinking in practical contexts, contributing to the development of crucial skills such as creativity, collaboration, and problem-solving. Consequently, this study not only confirmed the relevance of Computational Thinking in contemporary education but also highlighted its applicability in creating innovative solutions for real challenges in the healthcare field. | en |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Gabriel de Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8363784238484680 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Gabriel de Araújo | - |
dc.contributor.referee2 | Cruz, Francelina de Queiroz Felipe da | - |
dc.contributor.referee3 | Ceddia, Marcos Bacis | - |
dc.contributor.referee4 | Cardoso, Cristiane de Fátima dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378217694642977 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Deivid do Vale Nascimento.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.