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dc.contributor.authorMendonça, Silvia Barbosa da Silva de-
dc.date.accessioned2024-12-04T13:08:25Z-
dc.date.available2024-12-04T13:08:25Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Silvia Barbosa da Silva de. O uso de materiais concretos como recurso à visualização, manipulação e construção de conceitos de sólidos geométricos. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19244-
dc.description.abstractNo contexto do cenário educacional, a pandemia da COVID-19 representou um desafio sem precedentes. Além das dificuldades preexistentes no ensino, essa crise de saúde global agravou ainda mais a defasagem nos conteúdos matemáticos, em especial aqueles relacionados à Geometria. O distanciamento social, a transição para o ensino remoto e a falta de contato direto entre alunos e professores contribuíram para essa lacuna. Percebe-se que a Geometria, uma disciplina que já apresentava obstáculos significativos para muitos estudantes, tornou-se ainda mais desafiadora durante esse período de ensino remoto, e tais dificuldades perduram no contexto pós- pandêmico. Sendo assim, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em atividades envolvendo a construção e o estudo de elementos de sólidos geométricos. A metodologia adotada foi uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, envolvendo 17 alunos do terceiro ano do Ensino Médio Regular, do turno noturno, de uma escola estadual do Município de Angra dos Reis, RJ, em maio de 2023. O uso de materiais concretos desempenhou um papel fundamental nesse processo, fornecendo uma experiência tátil e visual que contribuiu para uma aprendizagem mais significativa. Nesta pesquisa, notou-se que houve uma melhora na compreensão de conceitos geométricos espaciais pela maioria dos participantes. Desta forma, este trabalho apresentou uma contribuição para o desenvolvimento de estratégias de ensino que possam ser aplicadas de forma mais ampla, proporcionando uma educação matemática mais eficaz e acessível a todos, independentemente das circunstâncias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMateriais Concretospt_BR
dc.subjectSólidos Geométricospt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectConcrete Materialspt_BR
dc.subjectGeometric Solidspt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.titleO uso de materiais concretos como recurso à visualização, manipulação e construção de conceitos de sólidos geométricospt_BR
dc.title.alternativeThe use of concrete materials as a resource for visualization, manipulation and construction of geometric solids conceptsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn the context of the educational scenario, the COVID-19 pandemic represented an unprecedented challenge. In addition to the pre-existing difficulties in teaching, this global health crisis has further aggravated the gap in mathematical content, especially those related to Geometry. Social distancing, the transition to remote learning, and the lack of direct contact between students and teachers have contributed to this gap. It is clear that Geometry, a subject that already presented significant obstacles for many students, became even more challenging during this period of remote teaching, and such difficulties persist in the post-pandemic context. Therefore, the main objective of this research was to analyze the teaching-learning process of a high school class in activities involving the construction and the study of elements of geometric solids. The methodology adopted was action research with a qualitative approach, involving 17 students at Regular High School, from the evening shift, at a state school in the Municipality of Angra dos Reis, RJ, in May 2023. The use of concrete materials played a fundamental role in this process, providing a tactile and visual experience that contributed to more meaningful learning. In this research, it was noted that there was an improvement in the understanding of spatial geometric concepts by the majority of participants. In this way, this work made a contribution to the development of teaching strategies that can be applied more broadly, providing more effective and accessible mathematics education for everyone, regardless of circumstances.en
dc.contributor.advisor1Barbosa, Aline Mauricio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3926-8648pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478764638469476pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3926-8648pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478764638469476pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8102-5765pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664pt_BR
dc.contributor.referee3Freire, Emerson Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5229442671399164pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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