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dc.contributor.authorSantos, Thalita Rabelo Almeida dos-
dc.date.accessioned2024-12-04T15:00:29Z-
dc.date.available2024-12-04T15:00:29Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationSantos, Thalita Rabelo do. Legados advindos da pandemia na prática docente em um curso de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Governador Valadares. 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19247-
dc.description.abstractA pandemia causada pelo Vírus Covid-19 durante o biênio 2020/2021 afetou o mundo, e por conseguinte, as instituições de ensino, que precisaram adaptar a forma como faziam o seu processo de ensino/aprendizagem. Dessa forma, os docentes e discentes foram expostos a novas formas de ensino, que se revelaram estratégias pedagógicas interessantes do ponto de vista educacional. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é compreender qual o legado educacional gerado a partir das experiências vivenciadas pelos docentes do curso de Bacharelado em Engenharia de Produção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Governador Valadares, em tempos de pandemia. Para atingir esse objetivo, foi necessário desenvolver uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo optando pela aplicação de questionário como metodologia de investigação. O questionário foi aplicado de forma virtual por meio da ferramenta do Google Formulário a todos os professores do referido curso. Ao todo, oito professores responderam às perguntas fechadas e quatro responderam às perguntas abertas do questionário. Os dados obtidos através das perguntas fechadas foram analisados através da estatística descritiva e apresentados por meio de gráficos durante o trabalho, já os dados obtidos por meio das perguntas abertas foram analisados por meio do Método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2016). Pôde-se concluir que a pandemia trouxe diversos legados educacionais aos professores pesquisados, dentre eles a continuidade de utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), largamente utilizadas durante a pandemia, a utilização de novas metodologias de ensino que proporcionaram maior engajamento dos alunos com as disciplinas lecionadas, e a economia de tempo e energia através da realização de reuniões e outras atividades de forma virtual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLegadopt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectLegacypt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleLegados advindos da pandemia na prática docente em um curso de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Governador Valadarespt_BR
dc.title.alternativeLegacies arising from the pandemic in teaching practices in an undergraduate course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais, Governador Valadares campusen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe pandemic caused by the Covid-19 Virus during the biennium 2020/2021 affected the world and consequently educational institutions, which needed to adapt the way they conducted their teaching/learning processes. Thus, educators and students were exposed to new teaching methods that proved to be interesting pedagogical strategies from an educational perspective. Therefore, the aim of this research is to understand the educational legacy generated from the experiences lived by the faculty of the Bachelor's degree in Production Engineering at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais, Governador Valadares campus, during the pandemic. To achieve this goal, it was necessary to develop a qualitative and quantitative research using a questionnaire as a research methodology. The questionnaire was applied virtually through the Google Forms tool to all teachers of the mentioned course. In total, eight teachers answered the closed-ended questions, and four responded to the open-ended questions of the questionnaire. The data obtained through closed-ended questions were analyzed through descriptive statistics and presented through graphs during the work, while the data obtained through open-ended questions were analyzed using the Content Analysis Method proposed by Bardin (2016). It was concluded that the pandemic brought various educational legacies to the surveyed teachers, including the continued use of Information and Communication Technologies (ICT), widely used during the pandemic, the adoption of new teaching methodologies that fostered greater student engagement with the taught subjects, and the saving of time and energy through virtual meetings and other activities.en
dc.contributor.advisor1Ramos, José Ricardo da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6124-5605pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, José Ricardo da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6124-5605pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Simone Batista da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5781-6006pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985424809328384pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Willerson Custodio da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1705-8025pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7100345720446348pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0028109922533033pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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