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dc.contributor.authorRocha Filho, Americo Homem da-
dc.date.accessioned2024-12-04T20:22:19Z-
dc.date.available2024-12-04T20:22:19Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationFILHO, Americo Homem da Rocha. Presenças e distâncias: narrativas de estudantes egressos da EAD no Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro. 2022. 222 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19310-
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) [é marcada] se caracteriza pela presença de jovens, adultos e idosos que abandonaram a escola sem terminarem o Ensino Fundamental. A EJA se configura como uma modalidade de ensino que enfrenta o desafio de se reinventar para responder às necessidades da diversidade de seu público. Nesse sentido, a presente investigação tem como objetivo principal compreender uma experiência inovadora para esse público, a modalidade a distância (EaD) em uma Escola Pública na Cidade do Rio de Janeiro, o Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA). Mais especificamente, objetiva registrar um breve histórico da EJA nos últimos anos até chegarmos na EaD do CREJA, compreender os motivos pelos quais jovens, adultos e idosos retornaram à escola, especificamente na modalidade a distância e sistematizar os instrumentos e estratégias utilizados na modalidade EaD no CREJA. A pesquisa foi desenvolvida, além das memórias do autor, a partir das narrativas de estudantes jovens, adultos e idosos, homens e mulheres que vivenciaram a experiência da EaD no CREJA entre o período de 2012 e 2016, contando também com relatos de professores que fizeram parte da equipe que participou da criação, da implementação e da gestão da EaD no CREJA. A pesquisa é fundamentada nos princípios da Pesquisa Narrativa, de Clandinin e Connelly (2015), e [em colaboradores] outros autores importantes, como Souza (2019), Haddad (2008), Fávero (2006, 2007, 2011), Freire (2011), Pacheco (2019), Certeau (2012), Alves (2001), Benjamim (1994, 2013), Coulon (1995), Preti (1996), Maturana (1998), Barbier (2007), Larrosa (2014), Barthes (1976), Mészáros (2014), Fernandes (2012), Santos (2004, Ardoino (1998) e Rancière (2011). A pesquisa revelou que a EaD do CREJA foi uma porta que se abriu para muitos que tinham o desejo de retornar à escola e no entanto não tinham disponibilidade para frequentar a modalidade presencial com aulas diárias. Revelou também como foi importante para essas pessoas terminar o Ensino Fundamental para continuar seus estudos para assim fazer o Ensino Médio e ainda voltar a sonhar em fazer uma Universidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectCREJApt_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.titlePresenças e distâncias: narrativas de estudantes egressos da EAD no Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativePresences and distances: narratives of students graduating from distance learning at the Municipal Reference Center for Youth and Adult Education in Rio de Janeiroen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherYouth and Adult Education (EJA) is marked by the presence of young people, adults and elderly who have left school before completing elementary school. The EJA is a teaching modality that faces the challenge of reinventing itself to meet the needs of the diversity of its audience. In this sense, the main objective of this research is to comprehend this innovative experience, the modality (EaD) in a Public School in the City of Rio de Janeiro, the Municipal Reference Center for Youth and Adult Education (CREJA). More specifically, it aims to write down a brief history of the EJA in recent years until the creation of EaD of CREJA, understand the reasons why young people, adults and the elderly returned to school, specifically in the distance modality and systematize the instruments and strategies used in the EaD modality in CREJA. The research was developed taking the author's memories into account and based on the narratives of young students, adults and the elderly, men and women who experienced the EaD in CREJA between 2012 and 2016, also considering the reports from teachers who were part of the team which participated in the creation, implementation, and management of EaD at CREJA. The research is based on the principles of Narrative Research by Clandinin and Connelly (2015), and on important collaborators such as Souza (2019), Haddad (2008), Fávero (2006, 2007, 2011), Freire (2011), Pacheco (2019), Certeau (2012), Alves (2001), Benjamin (1994, 2013), Coulon (1995), Preti (1996), Maturana (1998), Barbier (2007), Larrosa (2014), Barthes (1976), Mészáros (2014), Fernandes (2012), Santos (2004, Ardoino (1998) and Rancière (2011). The research revealed that the CREJA’s EaD was an opportunity for many who had the desire to return to school however were not available to attend the face-to-face mode with daily classes. It was also revealed how important it was for these people to finish elementary school to continue their studies and even dream of a university degree again.en
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.referee2Gouvêa, Fernando César Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3537-7559pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186337020612168pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Inês Barbosa de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4101-3919pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0323845315267858pt_BR
dc.contributor.referee4Costa, Renato Pontes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5685624497619028pt_BR
dc.contributor.referee5Santos, Simone Valdete dos-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-2523-006Xpt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0019646535765625pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0481172922924847pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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