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dc.contributor.authorDuarte, Ailton Souza-
dc.date.accessioned2024-12-04T21:43:08Z-
dc.date.available2024-12-04T21:43:08Z-
dc.date.issued2018-11-13-
dc.identifier.citationDUARTE, Ailton Souza. O ensino do pensamento computacional na educação profissional de nível médio no IFES - Campus Colatina. 2018. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19313-
dc.description.abstractO processo educacional atual, assim como as mais diversas áreas do saber, além de nossas práticas cotidianas, tem sido influenciado pela velocidade do avanço tecnológico no mundo, preponderantemente pela informática e internet. Entretanto, os recursos tecnológicos disponibilizados, se não forem utilizados de maneira adequada, apenas reproduzirá de forma mais rápida processos e atitudes que desenvolvemos, muitas das vezes sem planejamento, desta forma apenas aumentando a velocidade do que já fazemos sem orientação, sem reflexão e sem planejamento. Neste sentido, na sala de aula também não temos a garantia de uma melhora significativa, apenas com a utilização de artefatos tecnológicos, entretanto, sua utilização pode permitir aos aprendizes alternativas para desenvolvimento de sua aprendizagem e desenvolvimento de sua capacidade de solução de problemas mais complexo. Desta forma o Pensamento Computacional (PC), traz uma abordagem para solução de problemas por meio da reflexão para uma melhor utilização dos recursos tecnológicos, utilizando-se dos conceitos fundamentais da Ciência da Computação. A área de Computação, tem como foco principal a resolução de problemas de fora sistemática e o que este trabalho busca é propor a introdução do ensino das habilidades do Pensamento Computacional na disciplina de Informática Básica nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFES - Campus Colatina, tornando-a uma referência para auxiliar o desenvolvimento do raciocínio lógicos alunos. Para tanto, preparamos uma análise qualitativa das respostas dos questionários respondidos pelos alunos e professores da disciplina, com intuito de levantar o nível de conhecimento do Pensamento Computacional, deste modo diagnosticamos a necessidade de atualizarmos o plano de ensino da disciplina, buscando implementar o ensino das habilidades do Pensamento Computacional nas séries iniciais dos cursos técnicos integrados da instituição.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectLogical thinkingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO ensino do pensamento computacional na educação profissional de nível médio no IFES - Campus Colatinapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of computational thinking in high school professional education at IFES - Campus Colatinaen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe current educational process, as well as the most diverse areas of knowledge, in addition to our daily practices, has been influenced by the speed of technological advance in the world, predominantly by computer and internet. However, the availability of technological resources, if not used properly, will only reproduce faster processes and attitudes that we develop, often without planning, thus only increasing the speed of what we already do without orientation, without reflection, and without planning. In this sense, in the classroom, we also do not have the guarantee of a significant improvement, only with the use of technological artifacts. Nonetheless, its use can allow learners alternatives to develop their learning and development of their ability to solve more complex problems. In this way computational thinking (CT), brings an approach to problem-solving by means of reflection for a better use of technological resources, using the fundamental concepts of computer science. The area of Computational, has as main focus the problem-solving in a systematic way and what this work looks is to propose the introduction of the teaching of computational thinking skills in the discipline of Basic Informatics in the Technical Courses Integrated to High School of the IFES (Federal Institute of Espirito Santo) - Campus Colatina, making it a reference to assist in the development of student logical reasoning. Therefore, we prepared a qualitative analysis of the answers of the questionnaires answered by the students and teachers of the subject, with the intention of raising the level of knowledge of computational thinking, thus diagnosing the need to update the teaching plan of the subject, looking to implement the teaching of computational thinking skills in the initial grades of the institute's integrated technical courses.en
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Sanavria, Argemiro-
dc.contributor.referee3Pádua, Fábio Teixeira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699060946429966pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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