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dc.contributor.authorTrotta, Mariana de Montreuil-
dc.date.accessioned2024-12-09T15:37:29Z-
dc.date.available2024-12-09T15:37:29Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationTROTTA, Mariana de Montreuil. Young ekedjis in candomblé: a relação entre a infância e a responsabilidade dentro do terreiro. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19348-
dc.description.abstractNeste projeto, o intuito é mostrar a relação de meninas que ganharam cargo de ekedjis dentro de terreiros de Candomblé ainda na infância e passaram a assumir essa responsabilidade. Relatar como lidam com o cargo, as aprendizagens adquiridas, a relação com os demais membros da instituição religiosa e principalmente como coincidem as obrigações de suas funções com o desejo de brincar nesses espaços. Ainda sobre essa temática, objetivou-se entender a importância do caráter brincante como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Ser ekedji, é um cargo exclusivamente feminino, muito respeitado e de extrema importância nas casas de axé que requer muita dedicação, comprometimento, abdicar de compromissos pessoais, dentre outros. A metodologia abordada consiste em métodos quantitativos, através do estado da arte, análises bibliográficas sobre a história do Candomblé e suas estruturas hierárquicas, aprofundamento sobre os conceitos e diferentes percepções sobre a infância, aprofundou-se a respeito das ekedjis e toda a complexidade que envolve o cargo, tudo isso com o diálogo das escrevivências da autora, com destaque aosrelatos de duas meninas que são ekedjis em um terreiro de Candomblé localizado na Baixada Fluminense – RJ, por meio de uma entrevista com escuta sensível, respeitosa e instigantes sobre suas vivências, anseios e desejos futuros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEkedjispt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleEkedjis mirins no candomblé: a relação entre a infância e a responsabilidade dentro do terreiropt_BR
dc.title.alternativeYoung ekedjis in candomblé: the relationship between childhood and responsibility within the religious spaceen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn this project, the aim is to show the relationship between girls who gained the position of ekedjis within Candomblé terreiros when they were still children and began to assume this responsibility. Report how they deal with their role, the learning they have acquired, and their relationship with other members of the religious institution and especially how the obligations of their roles coincide with the desire to play in these spaces. Still on this topic, the objective was to understand the importance of the playful character as a tool for learning and cognitive development. Being an ekedji is an exclusively female position, highly respected and extremely important in axé houses that requires a lot of dedication, commitment, giving up personal commitments, among others. The methodology covered consists of quantitative methods, through the state of the art, bibliographical analyzes on the history of Candomblé and its hierarchical structures, deepening the concepts and different perceptions about childhood, delving deeper into the ekedjis and all the complexity that involves the position, all of this with the dialogue of the author's writings, with emphasis on the reports of two girls who are ekedjis in a Candomblé terreiro located in Baixada Fluminense – RJ, through an interview with sensitive, respectful and thought-provoking listening about their experiences , future hopes and desires.en
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Renato Nogueira dos-
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Junior, Renato Nogueira dos-
dc.contributor.referee2Miranda, Claudia-
dc.contributor.referee3Alves, Luciana Pires-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1905146156271147pt_BR
dc.contributor.referee4Borges, Luís Paulo Cruz-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2153-5229pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194486050835751pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3597119703373334pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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