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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19361
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Leite, Agatha da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T15:30:20Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T15:30:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Agatha Silva. A contribuição de Maria Stella de Azevedo dos Santos para a educação brasileira: um debate sobre nossas formas de educar. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19361 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo apresentar as contribuições de Maria Stella de Azevedo dos Santos para a educação brasileira: uma mulher de ancestralidade preta, dissidente da heterossexualidade e Ialorixá. Para tanto, parto de um breve estudo sobre a formação social-racial brasileira, argumentando como a ação de eugenistas estabeleceu barreiras que impediram a plena inserção da pessoa negra na vida social, particularmente na educação, e comparo com a situação da pessoa negra na educação brasileira contemporânea. O estudo de Ruth Landes (2002) intitulado “A Cidade das mulheres”, é importante também na medida que desvela, o poder de mulheres soteropolitanas em seus terreiros de candomblé, mas, também, passagens de racismo no cotidiano das relações sociais e papéis de gênero estabelecidos à época. Abordo, ainda, a grandiosidade da vida de Mãe Stella de Oxóssi, e a história da fundação do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, a sequência de Ialorixás da casa, bem como o legado social deixado por Mãe Stella na construção de um museu, biblioteca e uma escola municipal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Mãe Stella De Oxóssi | pt_BR |
dc.subject | Ilê Axé Opô Afonjá | pt_BR |
dc.subject | Estudos Afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Mother Stella De Oxóssi | pt_BR |
dc.subject | Ilê Axé Opô Afonjá | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian Studies | pt_BR |
dc.subject | Anti-racist education | pt_BR |
dc.title | A contribuição de Maria Stella de Azevedo dos Santos para a educação brasileira: um debate sobre nossas formas de educar | pt_BR |
dc.title.alternative | The contribution of Maria Stella de Azevedo dos Santos to Brazilian education: a debate on ours ways of educating | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This Master's thesis aims to present the contributions of Maria Stella de Azevedo dos Santos to Brazilian education: a woman of black ancestry, dissident of heterosexuality and Ialorixá. To this end, I start from a brief study on Brazilian social- racial formation, arguing how the action of eugenicists established barriers that prevented the full insertion of black people in social life, particularly in education, and compare it with the situation of black people in education contemporary Brazilian. The study by Ruth Landes (2002) entitled “The City of Women”, is also important as it reveals the power of women from Salvador in their Candomblé terreiros, but also passages of racism in everyday social relations and roles of genre established at the time. I also discuss the grandeur of the life of Mãe Stella de Oxóssi, and the history of the foundation of the Ilê Axé Opó Afonjá terreiro, the sequence of Ialorixás of the house, as well as the social legacy left by Mãe Stella in the construction of a museum, library and a municipal school. | en |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Amauri Mendes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2005836026921987 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Amauri Mendes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2005836026921987 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Thamiris da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Carlos Alberto Ivanir dos | - |
dc.contributor.referee4 | Jesus, Jaqueline Gomes de | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-2459-0135 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0121194567584126 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-9373-5617 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8504362222536260 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
dc.relation.references | ABREU, R. Subjetividade, Alteridade e Memória Social em Ruth Landes. Disponível em: ALMEIDA, B.A.M. SANCHES, P.L. Implementação da Lei 10.639/2003 – competências, habilidades e pesquisas para a transformação social. Revista pro.posições. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649160/15724. Acesso em: 04/06/2023. BARROS, P.S. Escravos, libertos, filhos de africanos livres, não livres, pretos, ingênuos: negros nas legislações educacionais do XIX. Revista da faculdade de educação da USP. 2016. Disponível em: SciELO - Brasil - Escravos, libertos, filhos de africanos livres, não livres, pretos, ingênuos: negros nas legislações educacionais do XIX Escravos, libertos, filhos de africanos livres, não livres, pretos, ingênuos: negros nas legislações educacionais do XIX . Acesso em: 05/06/2023. BENTO, C. Pacto da Branquitude.São Paulo: Companhia das Letras, 2022. BOURDIEU, P. A dominação masculina. 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dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
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