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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19474
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Monteiro, Flávio | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-13T18:51:36Z | - |
dc.date.available | 2024-12-13T18:51:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19474 | - |
dc.description.abstract | o desempenho acadêmico quanto para a vida das pessoas. Esse aprendizado é uma tarefa conjunta da família, da escola e da sociedade como um todo. No entanto, a escola assume a responsabilidade de garantir direitos e atender demandas educacionais e socioemocionais, amparada por vários documentos oficiais brasileiros que vêm sinalizando para a importância do desenvolvimento integral. O referencial teórico utilizado foi composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ASE, trazendo seus principais conceitos, legislações e estabelecendo relações com a Educação Física Escolar. Tem em consideração a BNCC, também trouxemos pontos e contrapontos importantes a serem considerados na construção desse documento. No que diz respeito ao ASE, contextualizamos a partir do início dos estudos sobre Quociente Intelectual passando pelas teorias das Inteligências Múltiplas, Inteligência Emocional e estabelecendo os conceitos de Competências Socioemocionais (CSE) e o ASE, além de apresentar alguns desafios e possibilidades relacionando o ASE a Educação Física Escolar. Além disso, esta dissertação apresenta uma revisão de literatura para investigar se ou mesmo como os pesquisadores/professores desenvolvem o ASE integrado as aulas de Educação Física Escolar no contexto brasileiro. Complementando esse estudo, realizou-se uma Pesquisa-Ação do tipo existencial em que foram feitas oito mediações pedagógicas com o objetivo de promover o ASE a partir da tematização da unidade temática Danças. Apoiada nesse contexto, esta dissertação também tem como propósito elaborar um material didático pedagógico metodologicamente sistematizado para aulas de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que contemple aprendizagens socioemocionais integradas a uma unidade temática da Educação Física prevista na BNCC e que poderá servir de inspiração para que outros professores possam desenvolver seus próprios materiais e mediações pedagógicas. Como conclusões deste estudo, observou-se que: 1) As estratégias pedagógicas utilizadas nas aulas de Educação Física foram valiosas para a promoção e a obtenção de indícios do ASE com foco na Autoconsciência, Autogestão, Consciência Social, Habilidades de Relacionamento e Tomada de Decisão Responsável junto aos alunos. 2) Ao tematizar a Unidade Temática Danças abordando as Danças de Matriz Africanas, não somente se pôde respeitar a especificidade deste componente curricular, mas também contemplar o Multiculturalismo dialogando com os Temas Contemporâneos Transversais. 3) A partir da realização de uma revisão de literatura e de uma Pesquisa-Ação Existencial vivenciada concretamente, foi possível produzir um Produto Educacional para o 5º ano do Ensino Fundamental, que integrou o ASE à Unidade Temática Danças. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Socioemocional | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Socioemotional | pt_BR |
dc.subject | Physical Education | pt_BR |
dc.subject | Emotions | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Caminhos para o aprendizado socioemocional na Educação Física escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | Socio-emotional Learning (SEL) has gained great importance both for academic performance and for people's lives. This learning is a joint task of the family, school and society as a whole. However, the school assumes the responsibility of guaranteeing rights and meeting educational and socio-emotional demands, supported by several official Brazilian documents that have highlighted the importance of integral development. The theoretical framework used was composed of the National Common Curricular Base (BNCC) and the SEL, bringing its main concepts, legislation and establishing relationships with School Physical Education. Taking the BNCC into account, we also brought important points and counterpoints to be considered in the construction of this document. With regard to SEL, we contextualize it from the beginning of studies on Intellectual Quotient, going through the theories of Multiple Intelligences, Emotional Intelligence and establishing the concepts of Socio-Emotional Competences (SEC) and SEL, in addition to presenting some challenges and possibilities relating SEL School Physical Education. Furthermore, this dissertation presents a literature review to investigate whether or even how researchers/teachers develop SEL integrated into School Physical Education classes in the Brazilian context. Complementing this study, an existential-type Action Research was carried out in which eight pedagogical mediations were carried out with the aim of promoting SEL based on the theme of the Dances thematic unit. Supported in this context, this dissertation also aims to develop a methodologically systematized pedagogical teaching material for Physical Education classes in the early years of Elementary School, which includes socio-emotional learning integrated into a thematic unit of Physical Education provided for in the BNCC and which could serve as inspiration so that other teachers can develop their own materials and pedagogical mediations. As conclusions of this study, it was observed that: 1) The pedagogical strategies used in Physical Education classes were valuable for promoting and obtaining evidence of SEL with a focus on Self-Awareness, Self-Management, Social Awareness, Relationship Skills and Decision Making Responsible to students. 2) By thematizing the Dance Thematic Unit addressing African Dances, it was not only possible to respect the specificity of this curricular component, but also to contemplate Multiculturalism in dialogue with Transversal Contemporary Themes. 3) By carrying out a literature review and concretely experienced Existential Action Research, it was possible to produce an Educational Product for the 5th year of Elementary School, which integrated SEL into the Dance Thematic Unit. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional |
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2024 - Flávio Monteiro.Pdf | 6.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
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